quinta-feira, 30 de abril de 2009

E Começa o Playoff!


A caminho do título
.
Playoff da Proliga começa sábado
.
Oito equipas do campeonato da Proliga vão iniciar este fim-de-semana a luta por um objectivo comum, em que apenas uma delas sairá vencedora. Depois de meses de trabalho e esforço árduo para atingir este lote restrito de equipas, o caminho rumo ao título de campeão da Proliga vai ter nesta primeira eliminatória uma ronda à melhor de 3 jogos, em que o 1º encontro se realiza em casa do pior classificado.

A ronda terá início em Queluz, às 17 horas, com a equipa treinada por André Martins a receber a visita do Esgueira/OLI. Depois de um período de grande fulgor por parte do conjunto de Sintra, nos últimos jogos da fase regular a equipa não esteve brilhante. Contrariamente ao sucedido com o seu adversário, pois a turma de Esgueira, excepção feita ao último jogo da fase regular, demonstrou estar forte para enfrentar este primeiro obstáculo. Faltará perceber se a aparente quebra de forma dos comandados de André Martins seria o reflexo do trabalho de preparação da equipa para o playoff e, se por outro lado, o grupo de Esgueira terá condições, face às suas limitações no plantel, para manter o mesmo nível competitivo em jogos sucessivos.

Uma hora mais tarde, 17 horas locais, o Illiabum, campeão da fase regular, defronta o Angra/Palmeiraspark, nos Açores. O conjunto de Ílhavo, depois de um início de campeonato periclitante, acabou por vencer de uma forma fácil a primeira fase da prova, confirmando o favoritismo que lhe é atribuído como um dos principais candidatos à vitória final. A equipa insular, depois do justo prémio do apuramento para o playoff, terá a difícil missão de tentar eliminar o melhor classificado da fase regular. Sendo por natureza uma equipa mais forte quando joga em casa, este encontro será para os insulares decisivo, pois uma vitória significará manter tudo em aberto para o próximo fim-de-semana.

No Alentejo, mais concretamente em Ponte de Sôr, o Eléctrico FC, estreante nestas andanças, recebe, às 20.30 horas, a equipa do Sampaense/Tecoimbra. A segunda volta da turma de S. Paio de Gramaços não foi propriamente famosa, com a equipa a acumular derrotas, suscitando dúvidas quanto à forma como se irá apresentar neste playoff. Para primeira época nesta divisão a equipa alentejana efectuou um excelente trabalho, cumprindo com todos os objectivos a que se tinha proposto no começo da temporada. Foi recompensada com a presença nesta fase da prova, onde os seus atletas poderão desfrutar do momento, colhendo ensinamentos e experiência para o futuro.

A encerrar a jornada, às 21 horas, em Sangalhos, a turma do Galitos FC/Tley vai tentar dar continuidade aquilo que de bom tem feito nos últimos tempos. A equipa de Carlos Caetano, que brilhantemente, num esforço final em cima da meta, conseguiu terminar a fase regular no 3º lugar, é provavelmente o outsider mais forte na luta pelo título. O Sangalhos foi claramente a equipa, tal como a própria fase é denominada, que mais regular foi na prova. O crescendo de forma do seu segundo norte-americano, bem como a forma aguerrida como a equipa se bate, serão argumentos suficientes para aproveitar algum deslize ou menor produção do conjunto do Barreiro.


Sábado, dia 2 de Maio
.
17.00 – Angra/Palmeiraspark-Illiabum
17:00 – Queluz-Esgueira/OLI
20:30 – Eléctrico F.C.-Sampaense/Tecoimbra
21:00 – Aliança/Sangalhos-Galitos F.C./ Tley


Fonte: http://www.fpb.pt/





Seniores - Faça Parte da História


É já no próximo sábado, às 20:30, que o Pavilhão Municipal de Ponte de Sor vai ser palco de um momento histórico para o Eléctrico Futebol Clube, para a cidade de Ponte de Sor e para o Alentejo. Pela primeira vez na história, o Eléctrico vai estar presente no playoff da Proliga, tendo este feito uma superior relevância se tivermos em conta que esta é a época de estreia para as nossas cores na competição. O Eléctrico já demonstrou durante a presente temporada que se consegue bater de igual para igual com qualquer equipa, tendo inclusivamente conseguido vencer já este ano três equipas da L.P.B., duas no âmbito das jornadas cruzadas e uma na pré-temporada. O adversário nesta 1ª eliminatória do playoff é o Sampaense/Tecoimbra, equipa que terminou a Fase Regular na 2ª posição, tendo conseguido 17 vitórias e 15 derrotas. A equipa de Emanuel Seco aposta forte no título, sendo o seu plantel constituído por jogadores experientes e com provas dadas no basquetebol nacional, destacando-se pela sua qualidade ofensiva o atirador Kendell Craig, eleito para a posição 2 do 5 ideal da Fase Regular, tendo terminado com médias de 21,3 pontos, 5,3 ressaltos e 2,5 assistências. Para a além de Kendell, o Sampaense/Tecoimbra conta ainda com Jorge Sing na organização do jogo da equipa e com a presença física de Juan Wyatt, Anastácio Sami e Hélder Carvalho nas zonas próximas do cesto, entre outros, como por exemplo Nuno Soares, atleta exímio na hora de lançar para lá dos 6,25 m, ou Vítor Farinha. A pressão está toda do lado do nosso adversário, facto que poderá beneficiar o Eléctrico, que entra nesta fase da prova ciente que os objectivos foram plenamente alcançados mas obviamente com vontade de surpreender e chegar mais além. Queremos vencer! Para isso contamos com o seu apoio incondicional, com a sua presença e com a sua voz! É fundamental a sua comparência no Municipal de Ponte de Sor! Compareça e faça parte da história do basquetebol alentejano! A partida vai ser dirigida por Paulo Sousa, da A.B. Porto e Rui Fernandes, da A.B. Leiria. Força Eléctrico!


Playoff - 1ª Eliminatória - Jogo 1

Angra/Palmeiraspark - Illiabum (02/05/2009; 17.00)
Queluz - Esgueira/Oli (02/05/2009; 17:00)
Electrico F.C. - Sampaense/Tecoimbra *(02/05/2009; 20:30; Mun. Ponte de Sor )
Aliança/Sangalhos - Galitos F.C./ Tley (02/05/2009; 21:00)

.
.
NÃO FALTE
.
.

Formação – Juniores A Viajam Até ao Montijo


Os Juniores A Masculinos deslocam-se até ao Montijo no próximo sábado, às 15:00, para defrontarem o MBA/TEKA/BICO D’OBRA, actual 4º classificado com 5 vitórias e 7 derrotas. A partida não se afigura nada fácil, frente a uma equipa comandada por um "velho" conhecido do Eléctrico, mais concretamente Carlos Calado, e que conta no seu plantel com vários jogadores com experiência a nível sénior no campeonato da CNB1. O facto de o Eléctrico ter garantido a presença no playoff da Proliga vai muito provavelmente levar a algumas “poupanças”, uma vez que no mesmo dia realiza-se o jogo 1 da 1ª eliminatória. Na 1ª volta o Eléctrico venceu em Ponte de Sor por 71-63, num encontro bastante disputado. A partida vai contar com arbitragem de João Pinguinhas e José Castro, da A.B. Setúbal. Força Eléctrico!

Formação – Juniores Femininas Procuram Regresso às Vitórias


As Juniores Femininas procuram no próximo domingo, às 11:30, regressar às vitórias no Torneio Vale do Tejo. Pela frente vão ter o C. Rec. Palhavã, equipa que o Eléctrico venceu na 1ª volta por 51-58. Depois de ter sido derrotado pelos 3 primeiros classificados, o Eléctrico tenta o regresso às vitórias, aguardando-se um encontro disputado, com as equipas a tentarem mostrar aos mais sépticos que têm qualidade. A partida vai ser dirigida por João Esteves e Sílvia Martins, da A.B. Santarém. Força Eléctrico!


8ª Jornada

Formação – Juniores B Fazem Despedida da Taça Nacional


Os Juniores B Masculinos despedem-se no próximo fim-de-semana da Taça Nacional, prova para a qual brilhantemente conseguiram o apuramento depois do 3º lugar no Campeonato da A.B. Santarém.

Na sexta-feira o Eléctrico desloca-se à Marinha Grande para defrontar no Pavilhão do Embra, às 17:00, o Sp. Marinhense, actual 3º classificado com 9 vitórias e 3 derrotas. É sem dúvida uma deslocação bastante problemática, frente a um adversário que venceu em Ponte de Sor por 35-75 e que luta pelo 1º lugar da Série Sul, precisando de vencer os dois encontros que lhe faltam disputar. O jogo vai ser dirigido por José Cardoso e João Raimundo, da A.B. Leiria.

No domingo será a vez do Eléctrico se deslocar ao Algarve, mais concretamente a Albufeira, para defrontar o Imortal D.C., às 17:00, equipa com quem mediu forças no passado sábado, tendo perdido por 62-70. É mais um encontro extremamente complicado, com a particularidade de para alguns atletas este ser muito provavelmente o terceiro jogo e a terceira viagem que vão realizar no fim-de-semana, o que certamente se vai reflectir nos níveis físicos dos atletas. É a despedida de uma competição onde, independentemente da classificação final, os atletas tudo fizeram para dignificar as nossas cores, lutando sempre pelo melhor resultado possível, apesar de algumas vezes a sorte também nos ter virado as costas. A partida vai ser dirigida por Rui Silva e Fábio Veríssimo, da A.B. Algarve.

Força Eléctrico!


13ª Jornada

4ª Jornada (jogo em atraso)

Imortal D.C. - Electrico F.C. **(03/05/2009; 17.00; Imortal D.C )

*Juízes:

Árbitro Principal:
JOSÉ PEDRO DUARTE CARDOSO
Árbitro Auxiliar 1:
JOÃO CARLOS DOMINGUES RAIMUNDO
Marcador:
Claudia Santos da Conceição
Cronometrista:
Joana Filipa Caçador Gomes
Operador 24'':
Ana Rita Oliveira Dias
.

Formação – Iniciadas Femininas Com Duplo Teste no Torneio Nacional


As Iniciadas Femininas voltam no próximo fim-de-semana a disputar uma jornada dupla, tendo desta vez pela frente os dois primeiros classificados da A.B. Lisboa.

Na sexta-feira, às 17:15, o Eléctrico desloca-se até ao Pavilhão do A.C. Moscavide, equipa que venceu a Série Sul B, tendo terminado em 2º lugar o Campeonato da A.B. Lisboa. Um grande jogo em perspectiva, num ambiente que promete ser extremamente adverso, sendo fundamental para as nossas atletas manterem a serenidade e não se deixarem influenciar por factores externos ao jogo. Determinação e muita garra é aquilo que se pode esperar desta equipa do Eléctrico, com as nossas meninas a darem tudo pela vitória. A partida vai ser dirigida por Hermano Fernandes e José Carmona, da A.B. Lisboa.

No domingo será a vez do Eléctrico receber o SIMECQ, actual Campeão da A.B. Lisboa e equipa com quem o Eléctrico travou dois encontros disputadíssimos na 1ª Fase. O SIMECQ lidera actualmente a 2ª Fase, com mais uma vitória que o Eléctrico (aguardando o Eléctrico a decisão relativa ao protesto efectuado no encontro que ditou a única derrota até ao momento), sendo uma equipa que pratica um basquetebol bastante evoluído tanto a nível técnico como em termos tácticos. Depois das duas vitórias alcançadas frente a este mesmo adversário durante a 1ª Fase, é importante que as nossas atletas mantenham a concentração, não entrem em facilitismos e encarem o encontro cientes que para ganhar vai ser preciso um grande espírito colectivo, pois estão frente a um dos principais candidatos ao título. O encontro vai contar com arbitragem de Sérgio Ferreira e Inês Lopes, da A.B. Santarém.

Força Eléctrico!



**Juízes:

Árbitro Principal:
SÉRGIO MANUEL LOPES FERREIRA
Árbitro Auxiliar 1:
INÊS MARIA FERREIRA LOPES
Marcador: V
anessa Moina Mendes
Cronometrista:
ANA RITA RODRIGUES DA SILVA

Formação – Infantis Masculinos Favoritos em Benavente


Os Infantis Masculinos prosseguem a sua participação no Campeonato da A.B. Santarém, deslocando-se a Benavente, no próximo sábado, às 18:30, para defrontarem o Basket local. Depois de uma expressiva vitória na 1ª jornada, o Eléctrico encontra agora um adversário que sofreu uma pesada derrota frente ao CDTN-OAB (85-6), apresentando-se neste encontro claramente como favorito. No entanto, deve sempre prevalecer o respeito pelo adversário, jogando de forma concentrada e séria, dignificando a camisola do Eléctrico. A partida vai ser dirigida por Bruno Casinha e Daniel Frade, da A.B. Santarém. Força Eléctrico!
.
*Juízes:
.

Formação – 4 Atletas do Eléctrico Chamadas à Selecção de Sub13 Femininos



Realiza-se no próximo sábado, às 10:00, no Pavilhão Gimnodesportivo de Minde, o 3º Estágio de Preparação da Selecção da A.B. Santarém de Sub-13 Femininos. Para este estágio os treinadores/seleccionadores Rui Santos e Nuno Batista, convocaram 19 atletas, encontrando-se entre elas 4 jogadoras do Eléctrico. Parabéns por esta chamada e continuação de bom trabalho. As atletas convocadas foram as seguintes:

- C.D. Amiense (3)

Sofia Martinho, Cristiana Neto e Beatriz Alves

- C.D.T.N.-O.A.B. (1)

Marta Gameiro

- C.N. Abrantes (4)

Maria Gato, Margarida Ribeiro, Inês Pires e Alice Bragança

- Eléctrico F.C. (4)

Ana Soares, Ana Serafim, Andreia Pereira e Mariana Varela

- Santarém B.C. (2)

Ana Marques e Marta Santos

- U.D.R. Zona Alta (1)

Inês Costa

- V.F.C. Mindense (4)

Patrícia Castanheira, Sofia Santos, Joana Paixão e Marta Pombo.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Mobilização Geral!


ALMA, ELÉCTRICO!
ACOMPANHE TAMBÉM O ELÉCTRICO NAS SUAS DESLOCAÇÕES
.
.
Nota: Ajude o Eléctrico na divulgação dos seus espectáculos desportivos, publicitando na sua área de residência a realização dos mesmos. Para aceder aos cartazes basta "clicar" nas imagens. Os nossos atletas agradecem.
.
.

Seniores – Tiago Pinto Mais Uma Vez MVP Nacional da Proliga



Miles volta a impressionar
.

Exibição de arromba na Proliga
.
O norte-americano Daniels Miles encerrou a fase regular do campeonato da Proliga com uma exibição de sonho que lhe valeu, obviamente, a distinção de MVP Global da jornada. Mas outros jogadores se destacam, como foi o caso, uma vez mais, do base Tiago Pinto, que foi considerado jogador português mais valioso da ronda. Veja nos detalhes desta notícia quem foram os restantes atletas que brilharam este fim-de-semana.
.
MVP Global – Daniels Miles, Illiabum, 52.5 de valorização
.
É certo que a equipa já tinha assegurado o 1º lugar, mas os números obtidos por este atleta não deixam de impressionar. Miles anotou 44 pontos, capturou 6 ressaltos, roubou 1 bola e ainda efectuou 1 desarme de lançamento, sendo que, tudo isto foi conseguido em apenas 34 minutos.
.
MVP Nacional – Tiago Pinto, Eléctrico FC, 24.5 de valorização
.
Mais do que a boa exibição a importância do momento em que foi obtida. O jovem base foi fulcral com o seu bom desempenho na vitória frente ao Queluz, que garantiu à equipa o 7º lugar da geral em ano de estreia na prova. Contribuiu com 29 pontos, 9 faltas provocadas e 4 ressaltos.
.
5 IDEAL
.
Posição 1: Tiago Pinto, Eléctrico FC, 24.5 de valorização
.
É o MVP Nacional da jornada.
.
.
Posição 2: Kendell Craig, Sampaense/Tecoimbra, 39 de valorização
.
Coincidência ou não, a verdade é que o regresso aos triunfos da equipa de S: Paio de Gramaços coincidiu com retorno deste norte-americano às boas prestações. Agora que vai ser a doer, Craig parece apostado em exibir-se ao nível a que nos vinha habituando. Registou 41 pontos, 8 faltas provocadas, 7 ressaltos e 1 assistência.
.
.
Posição 3: Daniels Miles, Illiabum, 52.5 de valorização
.
É o MVP Global da ronda.
.
.
Posição 4: Christopher Lee, Esgueira/OLI, 31 de valorização
.
A derrota no Barreiro, diante o Galitos FC, custou à formação de Esgueira a 3ª posição na fase regular, numa partida que teve a curiosidade de quase dois terços dos pontos do conjunto terem sido apontados por Lee - 22 dos 34 pontos da equipa. Registou ainda 11 ressaltos, 3 assistências, 3 desarmes de lançamento e roubo de bola.
.
.
Posição 5: James Roberts, Illiabum, 32.5 de valorização
.
Tal como Miles também este norte-americano se destacou no triunfo do Illiabum frente ao Atlético/SLIMCEI. Poderoso nas tabelas (16 ressaltos), Roberts conseguiu, desta vez, destacar-se também no ataque da sua equipa, anotando 22 pontos. Efectuou ainda 1 roubo de bola e distribuiu 1 assistência.
.

.
Fonte: www.fpb.pt

Formação – Eléctrico Protesta Jogo de Sub-14 Femininos


O Eléctrico Futebol Clube decidiu apresentar formalmente o protesto do encontro frente ao Santarém B.C., em Iniciadas Femininas, a contar para a 2ª Fase do Torneio Nacional. A decisão foi tomada após o final do encontro, tendo a respectiva argumentação sido entregue durante o prazo estipulado. O Eléctrico alegou erro técnico do árbitro principal do encontro, aguardando agora a decisão por parte dos organismos competentes.

Seniores – Eléctrico Está no Playoff


O Eléctrico assegurou no passado sábado a presença no restrito grupo de equipas que vão lutar pelo campeonato da Proliga, o que é sem dúvida um feito notável de uma jovem equipa que fez esta época a sua estreia na competição. Depois de assegurada a permanência, o Eléctrico entrou para a última jornada com a possibilidade de ir mais além. Para isso precisava de vencer o Queluz ou então esperar por resultados favoráveis noutros encontros, situação sempre indesejável e imprevisível. O Eléctrico acabou por resolver a sua situação por conta própria, vencendo uma das melhores equipas do campeonato por 67-65, num jogo emocionante e com incerteza no resultado até final. O Eléctrico começou muito bem o jogo e foi com naturalidade que chegou ao final dos primeiros 10 minutos com uma vantagem de 9 pontos, 22-13. O Queluz reagiu, com Jorge Afonso a assumir desde logo que viria a ser a principal figura dos visitantes na partida. Mesmo assim o Eléctrico manteve-se na liderança, atingindo-se o intervalo com o marcador a assinalar 33-29. O Eléctrico voltou a entrar bem na segunda metade do encontro, com Tiago Pinto a comandar as operações mesmo sendo alvo de apertada marcação por parte de Ricardo Rodrigues. Com 10 minutos para jogar o Eléctrico continuava na frente, 52 – 45. O calor no pavilhão aumentava, com os rufos dos tambores vindos da bancada a fazerem-se ouvir bem alto. O Queluz entrou decidido a dar a volta ao marcador, com uma grande intensidade defensiva e com o incontornável Jorge Afonso a empurrar a equipa até à liderança no marcador com poucos minutos para jogar. Chegou a temer-se o pior entre os adeptos pontessorenses, até porque as noticias vindas de outros pavilhões não eram as mais animadoras. Mas o Eléctrico reagiu, com Tiago Pinto a elevar-se a grande altura e a conseguir arrancar duas jogadas de génio que voltaram a colocar o Eléctrico na frente do marcador. Mas nada estava decidido, o Queluz não baixou os braços e continuou na procura da vitória, até porque o Eléctrico no minuto final desperdiçou 3 lances livres que poderiam ter custado bastante caro. Curiosamente haveria de ser Inácio Fernandes, jogador que tantos problemas costuma ter nessa tarefa, a concretizar 1 lance livre, aumentando a vantagem para 2 pontos. Com uma última posse de bola para jogar, o Queluz teve ainda uma última penetração para o cesto que não foi coroada de êxito, surgindo de novo Inácio Fernandes a ganhar o ressalto de forma fantástica, garantindo a vitória e dirigindo-se aos adeptos de forma entusiástica, o que colocou o Municipal de Ponte de Sor ao rubro. A vitória final do Eléctrico por 67-65 foi justa, perante um adversário que uma vez mais provou ser uma das melhores equipas deste campeonato, muito bem orientada por André Martins, num encontro mais uma vez decidido por somente 2 pontos, à semelhança do que havia acontecido na primeira volta. Realce pela negativa para o facto de tanto o Eléctrico como o Queluz não terem tido possibilidade de se apresentar na sua máxima força, uma vez que pelo lado do Queluz não alinhou uma das grande revelações do campeonato, o jovem Frederico Tavares, enquanto que no Eléctrico foi Jonathan Walker o principal ausente, a contas com uma lesão na mão direita, tendo entrado somente durante escassos minutos para fazer descansar Pedro Afonso, ajudando defensivamente, acabando por sofrer nova lesão num lance infeliz, o que poderá obrigar o atleta a parar nesta fase crucial da prova. Em termos individuais, pelo lado do Eléctrico o destaque vai para Tiago Pinto e Danilson Vieira, enquanto que pelo Queluz, Jorge Afonso e Aylton Medeiros foram os jogadores em maior evidência.

Pelo Eléctrico alinharam a marcaram:

4 – Jonathan Walker (4:19)
5 – Gil Cruz (00:00)
6 – Miguel Domingos (9:43) – 1r, 2a
7 – Tiago Pinto (40:00) – 29p, 4r
8 – João Lanzinha (9:23) – 2p, 1r, 1rb
9 – Danilson Vieira (35:31) – 16p, 4r, 1a, 3rb
10 – Paulo Raminhos (29:21) – 7p, 1r, 1a
11 – João Pinto (19:50) – 2p, 6r, 1a, 1rb
12 – Inácio Fernandes (25:39) – 7p, 3r, 3a, 1rb
13 – Pedro Afonso (26:14) – 4p, 7r, 1rb
14 – Aylton Vieira (00:00)
15 – Francisco Pinto (00:00)

Pelo Queluz alinharam e marcaram:

4 – Fidel Mendonça (9:40)
5 – Paulo Reimão (00:00)
6 – Mohamed Camara (25:10) – 3p
7 – André Costa (00:39)
8 – Josimar Cardoso (23:48) – 4p
9 – Jorge Afonso (36:37) – 24p
10 – Franklim Furtado (16:30) – 6p
11 – Adilson Araújo (00:00)
12 – Ricardo Rodrigues (35:41) – 14p
13 – Aylton Medeiros (32:00) – 8p
14 – Frederico Tavares (00:00)
15 – Rui Araújo (19:49) – 6p

O Eléctrico conclui a sua participação na Fase Regular no 7º lugar, encontrando agora na primeira ronda do playoff o Sampaense/Tecoimbra. O primeiro jogo está agendado para o próximo sábado, às 20:30, no Municipal de Ponte de Sor, solicitando o Eléctrico Futebol Clube a forte comparência da sua massa adepta neste momento histórico para o clube. Não falte com o seu apoio! Vamos levar o nome de Ponte de Sor bem longe! Força Eléctrico!

.
Classificação Oficial






Formação – Juniores A Dão Passo Decisivo Rumo ao 3º Lugar


Os Juniores A Masculinos deram um importante passo rumo à obtenção do 3º lugar na Zona Sul do Campeonato Nacional, ao vencerem o Queluz por 50-45. Foi uma partida jogada em ritmo de descompressão, com muitos jogadores a transitarem do encontro de seniores a contar para a Proliga, sendo visível na face dos atletas o cansaço acumulado, destacando-se nesse aspecto Paulo Raminhos (Eléctrico) e Rui Araújo (Queluz), que mesmo assim não se coibiram de travar interessante duelo, provando que são dois dos melhores bases deste escalão, alicerçando o seu jogo numa forte entrega e espírito de sacrifício, lutando por cada bola de uma forma que chega a ser impressionante. O encontro foi equilibrado, com o Eléctrico a entrar melhor mas com o Queluz a reagir, conseguindo passar para a frente do marcador. Na segunda metade o Eléctrico voltou à liderança, acabando por ser Paulo Raminhos a selar a vitória da linha de lance livre. Em suma, foi um jogo em que a combatividade e alguma alta de discernimento, muito por culpa do cansaço acumulado, se sobrepuseram quase sempre à técnica individual, com o Eléctrico a conseguir uma vitória que acabou por ser justa mas muito valorizada pelo Queluz.

No próximo sábado o Eléctrico desloca-se ao Montijo, sendo previsível que alguns atletas não sejam chamados para o encontro, uma vez que no mesmo dia os Seniores Masculinos têm o primeiro encontro a contar para a primeira ronda do playoff frente ao Sampaense/Tecoimbra.

Classificação Oficial






Formação – Juniores Femininas Cedem no Prolongamento


As Juniores Femininas não foram felizes na sua deslocação a Torres Novas, onde disputaram encontro referente ao Torneio Vale do Tejo, perdendo por 51-45, após prolongamento. O CDTN-OAB começou melhor, conseguindo chegar ao final dos primeiros 10 minutos com uma vantagem de 6 pontos. O Eléctrico conseguiu equilibrar o encontro no segundo período mas mesmo assim a equipa da casa conseguiu dilatar a vantagem, chegando ao intervalo com o marcador a assinalar 26-18. No reatamento as comandadas de Carlos Bicho voltaram decididas a dar a volta ao marcador, conseguindo reduzir a diferença para somente 4 pontos no final do terceiro período. A recuperação do Eléctrico continuou na último período do encontro, com a partida a atingir o tempo regulamentar empatada a 43 pontos. No prolongamento o CDTN-OAB voltou a assumir as rédeas do jogo, conseguindo um parcial de 8-2, acabando por vencer por 51-45. Apesar da derrota, foi sem dúvida uma boa prestação do Eléctrico, tendo ficado demonstrado que é possível vir a conseguir bons resultados nesta competição.

Classificação Oficial





Formação – Juniores B Infelizes Caem Para o 8º Lugar


Os Juniores B Masculinos tiveram um fim-de-semana bastante infeliz na Taça Nacional, sofrendo duas derrotas e caindo para o 8º lugar da tabela classificativa.

No sábado, dia de autêntica maratona basquetebolística no Municipal de Ponte de Sor, o Eléctrico recebeu a visita do Imortal D.C., equipa que atravessa um bom momento de forma. O Eléctrico bateu-se bem, perante um adversário de qualidade mas infelizmente a vitória acabaria por pertencer aos algarvios por 62-70, naquele que foi o jogo de despedida em casa a contar para a Taça Nacional.

No domingo foi a vez do Eléctrico viajar até Évora para defrontar o G.D.R André Resende. Era uma partida fundamental para as duas equipas tendo em vista o 7º lugar, sendo previsível que fosse marcada por um grande equilíbrio. E assim foi, com o Eléctrico a lutar bastante pela vitória mas com a sorte a virar mais uma vez as costas aos nossos atletas. A vitória final do G.D.R. André Resende por 60-58 poderá ter arredado em definitivo o Eléctrico do 7º lugar mas ainda existem duas jornadas para disputar e é preciso acreditar. Força Eléctrico!


Classificação Oficial









Formação – Iniciadas Femininas Tiveram Fim-de-Semana Alucinante


As Iniciadas Femininas tiveram fim-de-semana de jornada dupla no Torneio Nacional, tendo conseguido uma excelente vitória em terras algarvias e perdido em casa frente ao Santarém B.C., num encontro dramático e que foi entretanto alvo de protesto pelo Eléctrico F.C.. Foi um fim-de-semana verdadeiramente alucinante!

No sábado, o Eléctrico deslocou-se até ao recinto das detentoras do título da A.B. Algarve, o Juventude B.C., num encontro que se previa bastante complicado. O Eléctrico acabou por não facilitar, conseguindo materializar o favoritismo que lhe era atribuído à partida, vencendo por 11 pontos de diferença, 45-56. Foi sem dúvida uma excelente vitória, frente a uma belíssima equipa, como o demonstrou a vitória obtida pela mesma na jornada do dia seguinte frente ao GDESSA.

No domingo, após uma longa viagem de regresso de Vila Real de Santo António, o Eléctrico recebeu no Municipal de Ponte de Sor o actual detentor do título da A.B. Santarém, o Santarém B.C.. Foi uma partida verdadeiramente dramática, com o Eléctrico a conseguir uma vantagem de 10 pontos já na segunda parte que não conseguiu aproveitar, com as escalabitanas a demonstrarem uma clara superioridade em termos de frescura física com o passar dos minutos, conseguindo recuperar até à igualdade no marcador. Nos últimos segundos o Eléctrico teve oportunidade de passar para a frente mas infelizmente desperdiçou um lançamento perto do cesto que seguramente ditaria a vitória. Foi necessário recorrer ao prolongamento, com as dificuldades físicas do Eléctrico a serem cada vez mais notórias, para além dos problemas que a muito trabalhada defesa zona apresentada pelo Santarém B.C. criou durante todo o encontro às nossa atletas, formando uma autêntica parede perto do cesto, o que obrigava o Eléctrico a lançar de longa distância. Por sua vez, o Santarém B.C. aproveitava as bolas que conseguia recuperar para sair em rápidos contra-ataques. No final do prolongamento, com a partida empatada a 62 pontos, ocorreu o caso do jogo, com o árbitro principal da partida a invalidar um lançamento de 3 pontos de Maria Alcaravela que dava seguramente a vitória, uma vez que faltava somente 1 segundo para jogar, alegando que o Eléctrico havia excedido os 24 segundos de ataque (não foi realizada contagem durante todo o encontro). O espanto foi geral, entre todos os presentes no Municipal de Ponte de Sor, incluindo restante equipa de arbitragem e atletas das duas equipas! Foi o desespero para as atletas do Eléctrico! Com o marcador mais uma vez a registar uma igualdade foi necessário realizar novo prolongamento, o que constituiu uma verdadeira atrocidade para algumas das atletas, dado os níveis físicos das mesmas, o que leva a questionar a calendarização desta competição, com jornadas duplas e longas viagens. No segundo prolongamento o Eléctrico acabaria por ceder, frente a uma equipa do Santarém B.C. extremamente concentrada, acabando o encontro por ficar decidido após novo erro do árbitro principal, num lance em a bola sai pela linha lateral e em que claramente o mesmo está a dar indicação com o seu braço direito que a bola pertence ao Eléctrico. As atletas do Eléctrico deixaram sair a bola e eis que a decisão é subitamente alterada! Na reposição de bola o Santarém B.C. concretiza um lançamento de 3 pontos que arrumou em definitivo com a decisão sobre o vencedor final, vencendo o Santarém B.C. por 62-68. Num jogo tão disputado, em que as duas equipas demonstraram ser dignas uma da outra, tendo imperado o Fair Play entre jogadoras e respectivas equipas técnicas, em que as atletas deram tudo aquilo que tinham até à exaustão, chegando mesmo a ser impressionante a máscara de esforço apresentada pelas mesmas, foi pena que uma arbitragem que até então tinha sido regular e sem grandes problemas, acabasse por ter influência directa no desfecho final do jogo, não sendo posteriormente admissível que um juiz oficial ameace fisicamente jovens atletas presentes na bancada. Se o comportamento dos mesmos não foi o mais correcto, a reacção do juiz em causa pode considerar-se inadmissível. Agora é hora de levantar a cabeça e pensar já no próximo fim-de-semana, que mais uma vez será de jornada dupla, frente ao Campeão e Vice-campeão da A.B. Lisboa, SIMECQ e A.C. Moscavide.

O Eléctrico posteriormente apresentou formalmente protesto do encontro, alegando erro técnico do árbitro no lance registado no final do primeiro prolongamento.


3ª Jornada

Electrico F.C. 62 - 68 Santarém B.C. (O E.F.C. protestou o encontro)
SIMECQ 48 - 40 A.C.Moscavide
GDESSA Barreiro 48 - 52 Juventude B.C.

Classificação Oficial





Formação – Infantis Entram Com o Pé Direito no Campeonato


Os Infantis Masculinos entraram com o pé direito no Campeonato da A.B. Santarém, recebendo e vencendo de forma clara o Santarém B.C. por 97-25. Foi uma vitória natural, de uma equipa do Eléctrico que tem no seu plantel jogadores que estiveram presentes no Torneio Nacional de Sub-14, assim como na Festa do Basquetebol ao serviço da Selecção da A.B. Santarém de Sub-14. Ao intervalo o marcador assinalava 51-9, com o Eléctrico a gerir no segundo tempo o rumo dos acontecimentos até à vitória final. O Eléctrico é o actual detentor do campeonato, sendo uma vez mais considerado candidato ao título.


sexta-feira, 24 de abril de 2009

Street Basket Leva-te a Nova Iorque Para Assistir a Um Jogo da NBA


No próximo dia 16 de Maio, no Parque de Estacionamento Exterior ao Torres Shopping, em Torres Novas, realiza-se mais uma etapa do Street Basket Sport Zone. A estreia deste evento ibérico decorreu em Portimão, durante a Festa do Basquetebol Juvenil 2009, e vai percorrer o país até Julho de 2009, passando por 9 cidades, realizando-se a Final Nacional no Porto e a Final Ibérica na Corunha.

Esta grande competição de basquetebol de rua tem a particularidade de os vencedores do escalão “Stars” ganharem uma viagem a Nova Iorque para assistir a uma partida da NBA. Um prémio sem dúvida aliciante!

A inscrição na prova pode ser feita via e-mail (consultar desdobrável em anexo) ou no local, até às 9:00 horas do dia 16 de Maio, antes de se iniciar a competição.
.
.


I Fórum de Formação de Treinadores da A.B. Santarém



A A.B. Santarém vai organizar no próximo dia 31 de Maio, a partir das 9:30, na Chamusca, o I Fórum de Formação destinado a treinadores da A.B. Santarém e que contará com a presença do Coordenador Nacional de Selecções, Prof. Orlando Simões.

O evento surge na sequência das Reformas Estruturais apresentadas pela A.B. Santarém para a próxima época, com o objectivo de ajudar a melhorar o desempenho dos clubes na formação de jovens praticantes, sendo a sessão da manhã (09h30/13h00) aberta à participação de todos os treinadores.

Relativamente às Reformas Estruturais apresentadas pela A.B. Santarém, destaque para a grande ambição revelada nas mesmas, encontrando-se os clubes actualmente a proceder à sua análise.


Professor Orlando Simões

ALL STAR DAY da A.B. Santarém!


Com o intuito de premiar e estimular o trabalho realizado nos escalões mais novos de formação, servindo também de ponto de confluência entre todos os intervenientes ligados directa ou indirectamente à modalidade, onde até os pais vão poder participar, a A.B. Santarém decidiu criar o “ALL STAR DAY”.

A primeira edição vai ter lugar na Chamusca, no Pavilhão da Escola E.B. 2,3, dia 20 de Junho a partir das 14:00 horas, sendo o evento constituído por uma mescla de Jogos e Concursos nos escalões de Sub-16, Sub-14 e Sub-13 de ambos os sexos.

Os representantes de cada um dos clubes nos diferentes Concursos devem ser indicados pelos próprios clubes até ao dia 5 de Junho, sendo que relativamente aos Jogos, já estão escolhidos pela A.B. Santarém os treinadores de cada uma das selecções, os quais posteriormente indicarão à A.B. Santarém, também até ao dia 5 de Junho, os atletas seleccionados.

Os clubes vão ficar distribuídos por zonas, mais concretamente Este/Oeste em Masculinos e Norte/Sul em Femininos, tendo sido definidos alguns critérios relativamente ao número de atletas a convocar por clube. A constituição das Selecções, tendo a vista a realização de partidas com a duração de 16 minutos, 8 + 8 com 5 minutos de intervalo, vai ser a seguinte:
.
Masculinos

Femininos.

Relativamente aos Concursos, um dos momentos altos promete ser o DUNK CONTEST em tabelas de minibasquete! Mas há mais, muito mais! Os concursos são os seguintes:
.
- Lançamentos 3 Pontos (Sub- 16 Feminino e Masculino)
.
Cada um dos Clubes participantes no Campeonato Distrital indica um representante seu para este Concurso.
.
Concurso de 10 Lançamentos de 3 pontos em 5 posições diferentes entre todos os participantes + Final entre os 2 apurados.

.

- Lançamentos Livres (Sub-14 Feminino e Masculino)

Cada um dos Clubes participantes no Campeonato Distrital indica um representante seu para este Concurso.

.

Concurso de 10 Lançamentos Livres entre todos os participantes + Final entre os 2 apurados.

.

Lançamentos na Passada (Sub-13 Feminino e Masculino)

.

Cada um dos Clubes participantes no Campeonato Distrital indica um representante seu para este Concurso.
.
Concurso de 10 Lançamentos na Passada em 2 posições diferentes entre todos os participantes + Final entre os 2 apurados.

.

- TWO BALL (Sub-13 Feminino)
.
Equipas de 2 elementos (Mãe + Filha)

Torres Novas (indica Zona Alta)
Abrantes
Santarém
Amiais de Baixo
.
Concurso de Lançamentos em posições diferentes durante 90 segundos a pontuar entre todos os participantes + Final entre os 2 apurados.
.
TWO BALL (Sub-13 Masculino)
.
Equipas de 2 elementos (Pai + Filho)
Rio Maior
Torres Novas
Benavente
Abrantes
.
Concurso de Lançamentos em posições diferentes durante 90 segundos a pontuar entre todos os participantes + Final entre os 2 apurados.
.

TWO BALL (Sub-14 Feminino)
.
Equipas de 2 elementos (Mãe + Filha)
.
Torres Novas (indica CD Torres Novas)
Ponte Sor
Minde
Rio Maior
.
Concurso de Lançamentos em posições diferentes durante 90 segundos a pontuar entre todos os participantes + Final entre os 2 apurados.
.
TWO BALL (Sub-14 Masculino)
.
Equipas de 2 elementos (Pai + Filho)
.
Chamusca
Ponte Sor
Santarém
Abrantes
.
Concurso de Lançamentos em posições diferentes durante 90 segundos a pontuar entre todos os participantes + Final entre os 2 apurados.
.
SHOOTING CONTEST (Sub-16 Feminino)
.
Equipas de 3 elementos (Mãe / Treinador(a) / Jogadora)
.
Torres Novas (indica Zona Alta)
Rio Maior
Santarém
Abrantes
.
Concurso de Lançamentos em 3 posições diferentes durante 90 segundos a pontuar entre todos os participantes + Final entre os 2 apurados.
.
SHOOTING CONTEST (Sub-16 Masculino)
.
Equipas de 3 elementos (Pai / Treinador / Jogador)
.
Torres Novas
Rio Maior
Chamusca
Ponte Sôr
.
Concurso de Lançamentos em 3 posições diferentes durante 90 segundos a pontuar entre todos os participantes + Final entre os 2 apurados.

.
DUNK CONTEST (Sub-16 Masculino)
.
Cada um dos Clubes participantes no Campeonato Distrital indica um representante seu para este Concurso.
.
Concurso de 2 afundanços em tabela minibasquete entre todos os participantes + Final entre os 2 apurados.
.
.
Como pode ver motivos de interesse não vão faltar, aguardando-se com expectativa este grande dia para o basquetebol da A.B. Santarém. Oportunamente serão divulgados mais pormenores relativos ao Programa do ALL STAR DAY.
.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Grandes Decisões



ALMA, ELÉCTRICO!
ACOMPANHE TAMBÉM O ELÉCTRICO NAS SUAS DESLOCAÇÕES

Seniores – Playoff em Jogo


Os Seniores Masculinos recebem no próximo sábado, às 16:00, a visita do Queluz, actual 4º classificado com 14 vitórias e 17 derrotas. É um jogo importantíssimo para o Eléctrico tendo em vista a presença no playoff, sendo que uma vitória significará automaticamente a presença na próxima fase da Proliga, evitando assim depender de terceiros para alcançar esse objectivo. Na 1ª volta, mais concretamente na 16ª jornada, o Eléctrico perdeu no emblemático Pavilhão Henrique Miranda por 70-68, num jogo bastante equilibrado. As duas equipas também se haviam encontrado nas Seixaliadas, em Setembro de 2008, tendo na altura a vitória sorrido ao Eléctrico por 67-64, em mais um encontro emocionante. O Eléctrico vem de uma vitória na Tapadinha frente ao Atlético/SLIMCEI que lhe garantiu desde logo a permanência, enquanto que o Queluz foi surpreendido em casa pelo Seixal/SLIMCEI. Grande jogo em perspectiva, onde o equilíbrio e a emoção serão certamente as notas dominantes, solicitando a Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube a comparência no Pavilhão Municipal de Ponte de Sor de todos os adeptos pontessorenses. A partida vai ser dirigida por José Lopes, da A.B. Lisboa, e Marco Gonçalves, da A.B. Setúbal. Contamos consigo neste encontro decisivo! Não Falte! Força Eléctrico!

*Juízes:




Formação – Juniores A Lutam Pelo 3º Lugar no Campeonato Nacional


Depois de afastada a hipótese de apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional de Sub-20 Masculinos, o Eléctrico recebe no próximo sábado, às 18:00, a visita do Queluz. É um encontro extremamente importante no que diz respeito à manutenção do 3º lugar, com a partida a ter a curiosidade ser realizada logo após o encontro de Seniores entre os dois clubes, o que vai fazer com que alguns atletas, tanto do Eléctrico como provavelmente do Queluz, realizem 2 jogos seguidos! Na 1ª volta o Eléctrico perdeu em Queluz por 69-47, num encontro em que a inspiração não abundou, tendo o mesmo ficado marcado também por uma fraca arbitragem. Mais um grande jogo em perspectiva no Pavilhão Municipal de Ponte de Sor, com o factor cansaço a poder ter um papel fundamental, assim como fundamental será a sua presença para apoiar os nossos atletas. A partida vai ser dirigida por Sérgio Ferreira e Davide Silva, da A.B. Santarém. Força Eléctrico!

Entretanto, em partida em atraso da 4ª jornada, o Atlético C.P. recebeu e venceu ontem precisamente o Queluz por 67-64.

* Juízes:



Formação – Juniores Femininas Viajam Até Torres Novas


As Juniores Femininas deslocam-se no próximo domingo, às 17:00, até Torres Novas para defrontar o CDTN-OAB. As duas equipas são velhas conhecidas, tendo-se encontrado várias vezes durante a presente temporada. No que diz respeito ao Torneio Vale do Tejo, o Eléctrico perdeu em casa na 1ª volta por 72-79, tentando agora em Torres Novas contrariar o favoritismo atribuído ao adversário. É um encontro seguramente bastante complicado mas em que o Eléctrico tudo vai fazer para tentar conquistar a vitória. A partida vai contar com a arbitragem de João Gouveia e Davide Silva, da A.B. Santarém. Força Eléctrico!





Formação – Juniores B Com Jornada Dupla na Taça Nacional


Os Juniores B Masculinos disputam no próximo fim-de-semana dois encontros a contar para a Taça Nacional de Sub-18.

No sábado, às 20:30, finalizando uma tarde recheada de basquetebol, o Eléctrico recebe a visita do Imortal D.C., actual 5º classificado com 5 vitórias e 4 derrotas. Apesar de estarmos já na 2ª volta da competição, será a primeira vez que as duas equipas se encontram, uma vez que a partida em Albufeira foi adiada para o dia 3 de Maio. O Imortal é uma equipa bastante forte, tendo conseguido no passado fim-de-semana duas vitórias bastante expressivas, 70-42 frente ao Sp. Marinhense, única equipa que logrou bater o líder N.B. Queluz até ao momento, e 83-39 frente ao G.D.R. André Resende, equipa contra quem o Eléctrico conseguiu a sua única vitória até ao momento. A partida vai ser dirigida por Jorge Santos e João Esteves, da A.B. Santarém.

No domingo, às 15:00, será a vez do Eléctrico se deslocar até Évora para defrontar o G.D.R. André Resende. É uma partida fundamental tendo em vista o 7º lugar na competição, uma vez que as duas equipas têm até ao momento o mesmo número de vitórias, com o Eléctrico a ter vantagem no confronto directo devido ao facto de ter vencido na 1ª volta por 71-62. Grande jogo em perspectiva e que contará com arbitragem de Ricardo Caeiro e Fábio Laranjinho, da A.B. Alentejo.

Força Eléctrico!


*Juízes:
.
.
**Juízes:
.