terça-feira, 22 de julho de 2008

Jogo Interior com Hugo Hilário

A vida é feita de paixões e sem elas não faz sentido por cá andarmos. Paixão, dedicação e devoção são termos que assentam como uma luva à pessoa de quem falamos. Uma paixão imensa pelo jogo, uma dedicação extrema à Secção que sempre representou e uma devoção que faz com que o Basquetebol e a Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube sejam encarados como se fossem uma religião. Provavelmente alguns ao lerem estas linhas vão considerar que se trata de um exagero claro. Mas serão só alguns porque muitos sabem que é a realidade. Falo obviamente de Hugo Hilário. Desde muito novo começou a prática da modalidade tendo percorrido todos os escalões da Secção. Depois de ter colocado um ponto final na sua carreira como jogador dedicou-se ao dirigismo e à actividade de treinador das camadas jovens da Secção estando de forma evidente associado aos êxitos da mesma. Por esse motivo fomos colocar-lhe algumas questões que agora aqui vos deixamos.

Depois de tantos anos a representar a Secção como jogador como foi a transição para o dirigismo e para as tarefas de treinador?

-Relativamente à experiência de treinador posso referir que considerei fascinante… Na primeira época que acompanhei uma equipa ganhámos o primeiro título Nacional do clube… melhor que isto… No entanto para mim foi fácil! O trabalho difícil já estava todo executado, e bem executado por sinal… O sucesso que tivemos em Sub-20 deve-se preferencialmente ao trabalho de formação do Andry, limitei-me a dar continuidade aos métodos de treino e jogo a que os jogadores já estavam habituados e que praticavam (muitos deles) na equipa de seniores. Tacticamente não havia que inventar nada, apenas seguir a metodologia de quem sabe muito mas muito de basquetebol (o Andry). Para completar a “receita” bastava trabalhar um pouco a vertente emocional e motivacional. Também não foi nada de muito complicado, este grupo de jogadores é simplesmente cativante, exuberante e unido, não será fácil encontrar algo semelhante no desporto português! E eles sabem ao que me refiro.

Dirigismo? Não me queria considerar um dirigente, mas alguém que por paixão à modalidade e à secção estaria sempre disposto a ajudar. No entanto, como as responsabilidades aumentaram muito com a nossa futura participação no mais alto nível do basquetebol Português e a estrutura é muito leve, terei que assumir, em conjunto com a direcção que estamos a formar, outro nível de responsabilidades. Não será fácil, é preciso ter sempre presente a noção de equilíbrio, a minha vida profissional não me permite grande disponibilidade e é por isso que conto com a ajuda dos restantes membros que farão parte da direcção da secção.



A temporada 2007/2008 ficará para história da Secção. Sentes que as pessoas passaram a olhar de uma maneira diferente para o basquetebol em Ponte de Sôr?


- Indubitavelmente. É obrigatório dar valor ao basquetebol do E.F.C., o que aconteceu a época passada é uma referência para quaisquer clubes ou instituições do nosso país.



Quando começaste a tua carreira de basquetebolista no E.F.C. os tempos eram outros. Quais são as principais diferenças que encontras na Secção em relação ao passado?

- As condições (infra-estruturas) para a prática desportiva, o nº de atletas, o nível de competição e grau de exigência das provas em que participamos, etc. Sei lá, tudo diferente, quase incomparável. Hoje joga-se muito melhor basquetebol em Ponte de Sôr, no entanto esta evolução não seria possível sem a dedicação de quem passou por cá no passado, foram esses que alimentaram e fizeram crescer esta modalidade!


A próxima época vai ser bastante complicada. A Secção está preparada para os novos desafios que lhe vão surgir?


- A ver vamos… acreditamos que sim, é com esse objectivo que trabalhamos. Com paciência, perseverança e dedicação alcançaremos aquilo a que nos propusemos.



Quais os objectivos para a época 2008/2009?


- Fazer melhor que em 2007/2008, mais ambição que esta é difícil!


Como vês o futuro da modalidade em Ponte de Sôr?


- Prefiro não responder… vai ser algo actualmente inimaginável! Vão ver!


Gostarias de deixar uma mensagem para os adeptos da Secção e para os amantes do basquetebol em geral?


- A única solicitação que me ocorre é que encham o pavilhão Municipal e ajudem a participar na festa do basquetebol de Ponte de Sôr! Como alguém diz: “ jogos de basquetebol do E.F.C são sinónimo de festa!”.

7 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de deixar palavras de incentivo e de reconhecimento ao Hugo Hilário e ao seu Eléctrico, vivi com ele e com o seu Eléctrico momentos dos quais não me orgulho e que me ajudaram a perceber que a vida não é só Basquetebol, embora tanto para mim como para o Hugo ele (Basquetebol) seja uma grande paixão.
Apenas quero manifestar o meu apreço pela forma como têm ajudado o Basquetebol a ser melhor e que apesar de adversário em muitas vezes, admiro o vosso trabalho, porque representa honestidade, competência e emoção, daí por vezes entrarmos em choque, porque pessoalmente defendo os mesmos valores (e no Basquetebol só um pode vencer). Como já tenho dito sem hipocrisias, viva o eléctrico, porque faz muita falta ao Basquetebol e obrigado Hugo por amares esta modalidade e o teu Eléctrico.
Manuel Azevedo

Anónimo disse...

De uma geração que muito lutou, viveu e amou o basquet, o Hugo foi aquele que continuou, ligado ao clube. Ainda bem... serve de ligação entre o passado, o presente e um futuro que ele luta para ser brilhante. Representa-nos a nos, velhas glórias ou não que apesar de estarmos longe, de não termos "vida" para acompanhar a secção de uma forma mais presente, cá vamos sofrendo a distancia. E que sofrimento... andar todos os dias na net a procura de mais notícias ou de resultados dos nossos miúdos e antigos companheiros.
O Hugo tem muitos km pelo país e muitas historias para contar, e de certeza que vai continuar a cativar e a ensinar os miúdos a continuar esta saga de campeões.
Depois de muitos anos de luta, desespero e alguma injustiça, o irredutível clube do Alentejo subiu de divisão e mostra ao país que é uma potência da modalidade.
Cada vez mais os jogadores ficam entusiasmados em jogar em Ponte de Sor.
Este é um projecto sério e muito bem dirigido, apesar das contrariedades…
Seremos corajosos e teimosos até morrer.
Electrico sempre!!!!

Anónimo disse...

Vamos lá Mourinho do Basket da Ponte!

Para o ano será mais dificil mas a malta acredita!

Ultras!

Anónimo disse...

Alma eléctrico!! Foram palavras que aprendi a dizer com gosto a quando da minha passagem pelo clube e cidade. Se ha alguem que represente bem o clube e a cidade, este menino é, sem sombra de duvida um desses senhores. Quem nao conhece o "el gordito", ou melhor, o ex "el gordo" que ja nem isso ele é.
Um abraço sentido de alguém que nunca esquece os 5 anos que passou nesse clube e cidade maravilhosos e que quase só tem bem a dizer... Pois... Tinha de haver algo mal, mas isso não é para aqui chamado.
Grande abraço e que o futuro seja risonho para o clube e secção, e ja agora para o grande Hugo Hilário, e para o grande capitão Carlos Bicho

Antonio Chambell

Anónimo disse...

Quem diria, que a teimosia daqueles meninos, daquela equipa de iniciados (1990/91) única nesse ano a representar o Eléctrico, que por vezes tinha de ficar sem jogar, porque não havia um adulto para os acompanhar, e que unidos e com grande vontade de jogar, não deixou que o basquet, acabasse nessa altura.
É com muito orgulho que vejo o Basquetebol do Eléctrico de hoje, com mais de 100 atletas, com uma secção própria, com todos aqueles pais e amigos a ajudarem e a fezerem notar que esta secção com certeza que nunca acabará.
Gostaria de enviar um abraço a todos aqueles que passaram pelo nosso clube, em especial aos "daquela" equipa, Pedro Poeira, Ricardo Silvestre, Carlos Miguel, Samuel Pereira, Marco Fernandes, Hugo Hilário e o nosso Tó-Zé.
Um abraço especial para o Hugo que por enquanto é o único representante do "Dream Tream", mas que possivelmente em breve terá companhia.
É também com grande satisfação, que vejo o Manuel Azevedo enviar palavras de incentivo ao nosso clube, uma situação que há alguns anos atrás era impensável acontecer. Um abraço também para ele.
É com muito orgulho que vejo hoje o "nosso" Basquet, a mostrar-se ainda mais ao país, muitos parabéns a todos por este ano que foi realmente extraordinário.

Anónimo disse...

Sr.Engenheiro...!!! Que o teu sucesso a nivel desportivo se aproxime daquele que com tanto sacrificio tens conseguido atingir a nivel pessoal e profissional. Só espero que a malta da direcção do clube, de uma vez por todas, alargue os seus horizontes e não se focalize apenas no futebol. Têm aqui um projecto inédito para a cidade e para a região. Aperta com eles... não vais ter tarefa fácil... mas como sei que "não brincas em serviço!" irás conseguir...

Um abraço,
com saudades,

MF/PP

Anónimo disse...

Hugo faz-me um favor!! dá um abanão ao teu treinador... parece-me que o gajo anda completamente dormente... não sabe motivar o pessoal... se faz tudo o que o paizinho lhe manda ele que aprenda também essa vertente, não basta ser bom tecnicamente, tem que ser um lider e ele não o é...

Abraço,
MF/PP