quarta-feira, 30 de julho de 2008

3 para 3 com João Lanzinha


Para o 3 para 3 desta semana desafiámos João Lanzinha, atleta dos plantéis de Juniores A e Seniores Masculinos. Aos 19 anos de idade prepara-se para fazer a sua terceira época no plantel Sénior depois já ter estado ao serviço da Selecção Nacional de Sub-18 e de ter vencido, entre outros, o Campeonato da CNB1-Zona Sul e a Taça Nacional de Sub-20. Conhecido pela forma serena com que encara cada partida e por revelar uma maturidade invulgar para a sua idade mesmo nos ambientes mais adversos, é já uma imagem de marca da Secção e da sua formação, tendo encarado com a sua tranquilidade habitual mais este desafio.

Tens conseguido afirmar-te no plantel Sénior e revelado uma grande maturidade apesar da idade. Qual o teu segredo?

- Segredo? Bem, penso que a afirmação vem desde o início da época e apesar da lesão que sofri a meio e que me impossibilitou de jogar durante cerca de 1 mês tive de trabalhar mais para voltar a merecer novamente a confiança do treinador. Ao início foi um pouco difícil voltar a jogar porque jogava sempre com medo de poder lesionar-me novamente mas a medida que a época foi avançando fui ganhando confiança, confiança essa que veio boa parte dela da equipa de juniores. Em relação a maturidade, penso que isso já é algo que sempre tive e com a qual por exemplo já tinha discutido com colegas de equipa pois entro para os jogos sem pressão. Apenas vou para o campo, jogo e durante o jogo vou tentando melhorar a minha maneira de jogar, mas tudo “sem stress”!


Sendo tu um jogador formado na Secção qual a tua opinião sobre o trabalho que tem sido desenvolvido a esse nível?

- Penso que o basquetebol em Ponte de Sôr tem vindo a crescer cada vez mais e com a subida a um escalão superior por parte da equipa Sénior do E.F.C. fez com que não fosse só o futebol a ser “acarinhado” pelos habitantes pontessorenses. Claro que isto tudo se deve ao grande apoio e confiança que algumas pessoas sempre tiveram em nós e que sempre nos ajudaram.

Em relação à Secção, acho que se tem vindo a desenvolver um trabalho muito bom desde o início da temporada, não só com a contratação de jogadores que nos ajudaram e muito (em termos de jogo e a nós juniores) dentro e fora do campo, como a criar uma equipa mais coesa e competitiva. Com a criação do novo pavilhão e do Blogue do E.F.C., penso que se tem motivado as pessoas para um maior apoio ao basquetebol não só da cidade mas também de fora. Desde já os meus parabéns pela iniciativa!


Quais as perspectivas para a próxima época?

- Depois de uma época bastante difícil e cansativa, com a entrada para a Proliga dos Seniores e com a vitória na Taça Nacional dos juniores A, o principal objectivo desta época em relação aos Seniores será ir ao playoff ou, se não conseguirmos esse objectivo, no mínimo a manutenção na Proliga. Penso que esta nova época irá ser muito rentável para todos nós, uma vez que iremos jogar com equipas de topo a nível nacional, o que desde logo ira trazer o nome do E.F.C. um pouco mais “ao de cima”. Já para os Juniores apenas desejo uma época tão boa ou melhor que a época transacta, uma vez que, à partida, já não iremos jogar na Taça Nacional, espero que consigamos fazer boa figura no Campeonato Nacional e tentar chegar o mais longe possível ou até mesmo tentar sermos campeões.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este "puto" vai dar cartas. Depois não digam que não avisei!! lol!

Anónimo disse...

mais um JOGADOR de quem se devem orgulhar muito !!consegue entrar para o campo na maior , faz o seu jogo que é exelente , sai do campo na maior , sempre bem disposto , realmente , isto é um jogador ! tal como em juniores e em seniores ele destaca-se pela sua qualidade , nao so como jogador , mas tambem como pessoa ! ja resolveu jogos de seniores !!!
vitorias que lhe podemos agradecer , e esperemos que nunca mude , e continue a ser a pessoa humilde que é ! um grande futuro te espera ;D
'o verdadeiro numero 8'

Anónimo disse...

Gosto muito de o ver jogar e acho que tem futuro. Se bem que vai ter de crescer muito enquanto jogador. Necessita de ser mais rapido e se tornar um falso lento como outros jogadores que passaram pelo clube (Milu,Calado)
A concorrência aperta e nenhum jogador gosta de jogar poucos minutos. Tudo depende dele...
Abraço grande para ti puto!!!!