terça-feira, 24 de março de 2009

Entrevista de Tiago Pinto ao Site Oficial da F.P.B.



“Eléctrico apostou em mim”

Jovem Tiago Pinto “cresce” no Alentejo

O jovem base Tiago Pinto, que este ano se transferiu para o Eléctrico de Ponte de Sôr, tem sido uma das maiores revelações do campeonato da Proliga esta temporada. Depois de ter feito toda a sua formação basquetebolista, em Queluz, Tiago decidiu que era chegada a altura de se afirmar na modalidade, aceitando o convite do treinador Andriy Melnychuk, que desde logo manifestou total confiança nas suas capacidades. O base português, com médias de 18 pontos, 6 faltas provocadas, 5 assistências e 3 ressaltos por jogo, tem sido peça fundamental na manobra ofensiva da equipa alentejana, embora as suas prestações nem sempre sejam acompanhadas por vitórias da equipa. No entanto, os últimos resultados conseguidos pelo conjunto têm recompensado todo o esforço do jovem atleta, culminando no passado fim-de-semana com uma excelente triunfo diante do Vagos Norbain Lusavouga e Tiago acabou por ser considerado o MVP Nacional pelo seu desempenho na partida.

Como surgiu a mudança de Queluz para Ponte de Sôr?

Posso dizer que foi uma mudança pacífica. Encontrava-me em estágio com a Selecção Nacional de Sub-20 quando recebi a chamada do Eléctrico. Sempre falaram comigo abertamente e com grande honestidade, o que facilitou tudo. O Queluz também nunca colocou entraves à minha saída, apesar de demonstrar interesse em que eu me mantivesse lá.


Sentiu a necessidade de uma mudança para conseguir mais tempo de jogo, numa perspectiva de evolução como jogador?

Sem dúvida. Aliás, essa foi sempre a minha motivação para esta grande mudança, que constitui um desafio para mim, não só enquanto jogador, mas também enquanto pessoa. Sentia que estava na altura de me afirmar, de dar o próximo passo, e o Eléctrico apostou em mim depositando muita confiança nas minhas capacidades.


Que razões aponta para este salto qualitativo das suas prestações esta época?

Penso que o grande motivo é a confiança que tenho e com que jogo. O meu treinador acreditou nas minhas capacidades desde o primeiro dia e, juntamente com os meus colegas, que me fazem forte oposição durante a semana, tenho conseguido fazer bons jogos e ajudado o grupo a atingir os seus objectivos.


Não teve receio em apostar num clube que tinha acabado de subir ao campeonato da Proliga?

Para ser sincero não, porque apesar de ser um clube estreante na Proliga, com jogadores praticamente sem experiência de jogo a este nível, todos nós temos qualidade e desde o início sabíamos que seria preciso uma grande solidariedade e esforço mútuo para obter resultados positivos.


Até onde poderá chegar este Eléctrico na presente temporada?

Neste momento pensamos exclusivamente em assegurar um lugar no playoff. Se conseguirmos esse objectivo sabemos que começa um novo campeonato onde o que está para trás nada interessa e onde tudo pode acontecer.


Tem o desejo de voltar a competir na Liga Portuguesa de Basquetebol?

Como qualquer jogador anseio por jogar ao mais alto nível que conseguir. Por isso trabalho todos os dias com a intenção de melhorar todos os aspectos do meu jogo.





0 comentários: