quinta-feira, 7 de maio de 2009

Seniores – Ainda Não Acabou!


O Eléctrico fez no passado sábado a sua estreia no Playoff da Proliga, recebendo a visita do Sampaense/Tecoimbra, conjunto que terminou em 2º lugar na Fase Regular. Com o futebol na televisão a “roubar” muito público ao encontro, foi num ambiente um pouco incaracterístico que a partida se iniciou, sendo desde logo notada entre os atletas do Eléctrico à disposição de Andry Melnychuk a ausência de Jonathan Walker, jogador que se revelou fundamental ao longo da Fase Regular e que dificilmente voltará a jogar esta época devido a lesão na mão direita. O Eléctrico começou melhor, entrando bem no jogo e conseguindo surpreender o seu adversário, que não conseguia nesta primeira fase da partida impor o seu jogo, vendo ainda Kendell Craig averbar rapidamente 3 faltas. No final do 1º período o Eléctrico estava na frente por 19-15. O Sampaense/Tecoimbra reagiu, com Anastácio Sami a realizar um 2º período de grande nível que catapultou os comandados de Emanuel Seco para a liderança do marcador, enquanto que o Eléctrico sentia muitas dificuldades na luta das tabelas, consentindo segundos e terceiros ataques ao adversário e desperdiçando sucessivos lançamentos perto do cesto. Foi com naturalidade que se atingiu o intervalo com o marcador a registar 30-41, favorável aos homens de São Paio de Gramaços. No reatamento foi a vez de Juan Wyatt averbar a 4ª falta mas esta situação acabou por beneficiar os visitantes uma vez que o seu substituto, Hélder Carvalho, saiu do banco de suplentes verdadeiramente endiabrado, realizando uma segunda parte irrepreensível, conquistando ressaltos, desarmando lançamentos e colocando a cereja no topo do bolo com um “alley-oop”, após corte nas costas da defesa do Eléctrico. Já o Eléctrico sentia muitas dificuldades em termos ofensivos, onde reinou alguma desinspiração, com Tiago Pinto e Danilson Vieira a não conseguirem entrar no jogo e com a equipa a ressentir-se disso. Com 10 minutos para jogar o marcador registava 45-59 e percebia-se que dificilmente seria possível recuperar essa desvantagem perante uma equipa muito experiente, que para além da qualidade e profundidade do seu plantel sabe gerir o ritmo e tempo de jogo. E foi isso mesmo que aconteceu, o Sampaense/Tecoimbra geriu até final a vantagem no marcador, com muita circulação de bola, procurando sempre esgotar o tempo de ataque, chegando-se ao final do encontro com o resultado de 61-77, favorável ao Sampaense/Tecoimbra.

Pelo Eléctrico alinharam e marcaram:

5 – Gil Cruz (00:00)
6 – Miguel Domingos (13:45) – 5p
7 – Tiago Pinto (40:00) – 16p, 3r, 3a
8 – João Lanzinha (6:56) – 1r, 1a, 1rb
9 – Danilson Vieira (40:00) – 8p, 3r, 2a, 2rb
10 – Paulo Raminhos (26:15) – 16p, 1r
11 – João Pinto (19:39) – 6p, 3r
12 – Inácio Fernandes (20:21) – 6p, 3r, 1rb
13 – Pedro Afonso (33:00) – 4p, 8r, 2a
14 – Aylton Vieira (00:00)

Pelo Sampaense/Tecoimbra alinharam e marcaram:

5 – Frederico Portugal (00:00)
6 – André Santos (10:00)
7 – Kendell Craig (30:45) – 15p
8 – Filipe Matos (10:00)
10 – Jorge Sing (30:00) – 9p
11 – Anastácio Sami (40:00) – 23p (MVP)
13 – Hélder Carvalho (29:14) – 4p
14 – Vítor Farinha (14:58) – 8p
15 – Nuno Soares (24:17) – 12p
16 – Juan Wyatt (10:46) – 6p

Nota: Apesar de terem sido detectados alguns erros no trabalho estatístico, a informação aqui disponibilizada é a constante na estatística oficial do encontro.



Apesar da derrota, importa salientar que nada está decidido, disputando-se no próximo sábado, às 17:00, em São Paio de Gramaços, o 2º jogo desta 1ª eliminatória, sendo que uma vitória do Eléctrico obrigará a um 3º jogo, agendado para o dia seguinte, às 16:00, no mesmo local. O Sampaense/Tecoimbra já foi batido em casa durante a presente temporada por 9 vezes, cabendo agora ao Eléctrico tentar repetir o feito já alcançado por equipas como Seixal/SLIMCEI ou Aliança/Sangalhos, por exemplo. É preciso acreditar! Ainda não acabou! O encontro de sábado vai ser dirigido por Nelson Guimarães e Ivo Rosário, da A.B. Porto, enquanto que o jogo de domingo, se necessário, contará com arbitragem de Jorge Cabral, da A.B. Porto, e Paulo Alves, da A.B. Lisboa. Força Eléctrico!




*Juízes:


**Juízes:

3 comentários:

Anónimo disse...

Como diz o titulo deste post...Ainda nao acabou meus amigos!
Basta acreditar!!

Richy #13 disse...

Isto de fazer comentários a distancia tem muito que se lhe diga, mas uma pessoa tb já tem um bocadinho de calo para saber antever certas coisas.
Se a outra equipa é mais alta e mais pesada e que no primeiro jogo teve muito acesso a 2ªs e a 3ªs bolas nos ataques, a coisa que todos os jogadores dentro do campo e no banco devem ter presentes é que é preciso bloquear defensivamente para ganhar os ressaltos.
la está... é a tal coisa que toda a gente diz que faz, mas depois efectivamente não faz. Dai o numero de ressaltos ofensivos ganho por eles. É claro que eles vão ganhar alguns ressaltos ofensivos, não têm é de os ganhar todos... Assim o jogo torna-se muito mais equilibrado.
Sem o John, a equipa tem de ser mais unida para tentar vencer este jogo... mais solidária com ela própria.
É que estes pontos ganhos por eles são dos que mais desmoralizam uma equipa, a par dos afundanços.
O jogador que me fizesse um alley hop nas costas, tinha de levar uma mocadazinha... Só para pagar a ousadia e não pensar em repeti-lo... É que isto é desporto, mas tem de haver respeito...
Abraço e vamos a eles!!!!

Richy #13 disse...

Será que alguém me pode mandar alguns sms, só para saber como correr o jogo e o resultado final???
É que já não tenho unhas.