segunda-feira, 18 de maio de 2009

Formação – Iniciadas Femininas Continuam a Brilhar no Torneio Nacional


Adjectivar o percurso das Iniciadas Femininas no Torneio Nacional é tarefa cada vez mais complicada, uma vez que semana após semana as atletas e respectiva equipa técnica encarregam-se dar cada vez mais brilho a um percurso que, como diria reputada personalidade ligada à modalidade, tem sido Fannnnntástico! Depois de uma jornada dupla onde obteve duas vitórias importantíssimas e em que o grande espírito de conquista demonstrado pelas atletas encheu seguramente de orgulho todos os pontessorenses, o Eléctrico encontra-se actualmente a uma vitória de alcançar a Fase Final da competição. Mas atenção que nada está decidido! Ainda nenhuma equipa garantiu o apuramento quando faltam duas jornadas para terminar a 2ª Fase, sendo obrigatório manter os elevados níveis de concentração até aqui demonstrados.
.
No sábado foi dia de jogo grande, com a recepção à equipa algarvia do Juventude B.C., conjunto que se encontrava em igualdade pontual com o Eléctrico. A importância da partida era visível no rosto das atletas com algumas delas a não conseguirem disfarçar o nervosismo que delas se tinha apoderado. O Eléctrico entrou no encontro de uma forma verdadeiramente avassaladora, pressionando em todo o campo e não deixando grande margem de manobra para o seu adversário. Foram inúmeros os roubos de bola, atingindo-se o final do primeiro período com o resultado de 18-4. No segundo período o Juventude B.C. conseguiu reagir, empregando grande velocidade nos seus movimentos ofensivos e conseguindo reduzir a diferença, chegando-se ao intervalo com o marcador a assinalar 24-15. No reatamento o Eléctrico voltou a estar melhor, conseguindo colocar novamente a vantagem nos dois dígitos, apesar de algum equilíbrio verificado neste período. Com somente 10 minutos para jogar o resultado era de 38-27, o que deixava tudo em aberto. Mas o Eléctrico rapidamente resolveu o encontro, defendendo muito bem e colocando muita garra no seu jogo, foi-se distanciando no marcador, acabando o adversário por “baixar a guarda” nos minutos finais, o que fez com que a grande vantagem do Eléctrico no final do encontro fosse natural, face ao verificado durante os 40 minutos, mas algo surpreendente tendo em conta o valor do adversário. No final da partida a festa foi do Eléctrico, com uma vitória convincente por 55-33.
.
Depois da excelente vitória da véspera, aguardava-se com alguma expectativa a deslocação até à capital do Ribatejo para defrontar o actual campeão da A.B. Santarém, o Santarém B.C.. Como em qualquer derby, o resultado é sempre imprevisível, ainda mais quando frente a frente estavam duas equipas que se conhecem muitíssimo bem. O Eléctrico voltou a entrar no jogo a todo o gás, moralizado pela vitória da véspera e pela possibilidade de conseguir aumentar a sua vantagem face aos seus mais directos adversários. No final do primeiro período o Eléctrico liderava o marcador por 8-23, uma margem talvez inesperada face ao equilíbrio que se previa no encontro. No segundo período o Eléctrico continuou a sua caminhada rumo à vitória, conseguindo dilatar a vantagem e praticamente sentenciando a partida, chegando ao intervalo com o marcador a assinalar 14-38. Foi uma primeira parte verdadeiramente irrepreensível do Eléctrico, frente a um Santarém B.C. que não conseguia acertar com o seu jogo. Na segunda metade a equipa da casa tentou a reacção, equilibrando o encontro e conseguindo mesmo reduzir um pouco a diferença no marcador. Depois de se atingir o final do terceiro período com o resultado de 28-49, poucas ou nenhumas dúvidas existiam sobre quem venceria o encontro. O período final foi também equilibrado, com o Santarém B.C. a finalizar o encontro com um excelente lançamento de 3 pontos que lhe permitiu colocar o resultado final em 44-60. Em relação ao Santarém B.C., a Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube gostaria de agradecer o apoio manifestado publicamente pelo referido clube no seu site oficial na internet depois de concluído o encontro.
.
Depois desta jornada dupla o Eléctrico ocupa o 2º lugar, com mais 1 ponto que o 3º classificado, Juventude B.C., e a 1 ponto do líder SIMECQ. No próximo sábado; às 16:30, o Eléctrico recebe a visita do A.C. Moscavide, num encontro em que poderá carimbar a passagem à Fase Final da prova. Força Eléctrico!
.
Classificação Oficial (desactualizada)
.

0 comentários: