terça-feira, 26 de maio de 2009

Formação – Iniciadas Femininas Perdem e Adiam Decisão Sobre o Apuramento


Ao perder no passado sábado frente ao A.C. Moscavide por 61-62, a 3ª derrota na prova e a 3ª no Municipal de Ponte de Sor, o Eléctrico adiou a decisão sobre o possível apuramento para a Fase Final do Torneio Nacional, podendo mesmo vir a necessitar da ajuda de terceiros para conseguir esse objectivo. O Eléctrico entrou no jogo de forma diferente do que havia feito na jornada dupla do fim-de-semana anterior, defendendo com menos agressividade e cometendo vários erros no ataque. Do outro lado estava uma equipa do A.C. Moscavide que se apresentou sem pressão, fazendo prevalecer a sua notória superioridade em termos de estatura e poderio físico nas zonas próximas do cesto. O resultado de 12-15 no final dos primeiros 10 minutos era revelador do equilíbrio registado, com um ligeiro ascendente do A.C. Moscavide e com os dois conjuntos a cometerem muitos turnovers. O equilíbrio manteve-se no 2º período, com as equipas a equivalerem-se em termos de qualidade de jogo. Ao intervalo a vantagem era das forasteiras, liderando o marcador por 28-32. No reatamento o Eléctrico entrou decidido a materializar o favoritismo que lhe era atribuído à partida, conseguindo finalmente alguma superioridade em relação ao seu adversário e passando para a frente do marcador, entrando o jogo no seu último quarto com o Eléctrico na frente com uma vantagem de 3 pontos, 45-42. O período final parecia que iria pender para as nossas cores mas o adversário nunca deixou o Eléctrico “fugir” verdadeiramente no marcador, em grande parte graças ao acerto do seu jogo exterior, característica que parece ser cada vez mais transversal às equipas do A.C. Moscavide. A 1:38 do final, quando o Eléctrico liderava o marcador com uma vantagem de 7 pontos, um corte de energia obrigou à interrupção da partida. A paragem acabou por ser prejudicial para o Eléctrico, uma vez que no reatamento não mais se encontrou, permitindo a recuperação às vice-campeãs da A.B. Lisboa. No último segundo do encontro e quando não restava mais tempo para jogar, é assinalada uma falta a uma jogadora do Eléctrico que se viria a revelar decisiva. Na linha de lance livre o A.C. Moscavide acabaria por desfazer a igualdade, concretizando o segundo lance livre de que dispôs e vencendo por 1 ponto de diferença. A festa foi do adversário, com alguns exageros isolados que foram ofuscados pelo comportamento da maioria dos presentes, assim como da equipa técnica e atletas do A.C. Moscavide, tendo estas sido as primeiras a confortar as desalentadas atletas do Eléctrico que mais uma vez deixaram fugir a vitória em casa nos últimos segundos.

Com este resultado o Eléctrico é agora obrigado a vencer na última jornada em casa do SIMECQ, actual líder da prova e única equipa da Zona Sul já apurada para a Fase Final, para não depender de terceiros. A missão é difícil mas longe de ser impossível, como o Eléctrico já demonstrou na 1ª Fase quando venceu na Cruz Quebrada. Em caso de derrota o Eléctrico precisa que o A.C. Moscavide vença o Juventude B.C., equipa que se encontra em igualdade pontual com o Eléctrico. Um factor que poderá ser prejudicial para o Eléctrico é o facto de o encontro em Moscavide ter início às 17:15, enquanto que o jogo na Cruz Quebrada tem início às 16:00. Esta situação poderá favorecer o Juventude B.C. uma vez que terá acesso ao resultado do jogo do seu adversário directo antes de concluir o seu próprio jogo.

O importante é que nada está perdido e neste momento mais complicado é necessário forte espírito de união e muita concentração porque a época tem sido sem dúvida brilhante e continuará a sê-lo, independentemente do resultado da última jornada. Acreditem! Força Eléctrico!


9ª Jornada

GDESSA Barreiro 42 - 40 SIMECQ
Juventude B.C. 61 - 38 Santarém B.C.
Electrico F.C. 61 - 62 A.C.Moscavide


Classificação Oficial



0 comentários: