sábado, 10 de janeiro de 2009

Seniores Masculinos – Merecíamos Mais


O Eléctrico foi eliminado da Taça de Portugal em Basquetebol ao ser derrotado pelo 4º classificado da L.P.B., o Vagos Norbain Lusa Vouga, por 78-81. A equipa forasteira era claramente a favorita a passar a eliminatória mas agora que tudo está decidido fica claramente a sensação que o Eléctrico, depois de uma excelente exibição, merecia marcar presença na Final-8 da competição. Infelizmente tal não vai acontecer. O Eléctrico apresentou-se sem Gil Cruz, Francisco Pinto e com Danilson Vieira a sentar-se no banco de suplentes sabendo-se que não estava em condições de ser utilizado devido a lesão. Do outro lado uma equipa do Vagos a realizar excelente campeonato da L.P.B., contando com dois dos melhores norte-americanos do campeonato, Rico Hill e Dan Colleman, e com um Pedro Nuno que parece ser como o Vinho do Porto. Com uma boa atitude defensiva o Eléctrico chegou ao final do 1º período na frente do marcador por 22-20. No segundo período o Vagos reagiu e conseguiu ir para os balneários a vencer por 39-46. Foi um segundo período de menor acerto por parte do Eléctrico, tendo também ficado marcado por algumas decisões da equipa arbitragem que foram alvo de alguma contestação. No regresso após o descanso, o Eléctrico voltou novamente para a frente do marcador. Com “Big Jon” (Jonathan Walker) verdadeiramente demolidor, Tiago Pinto a liderar, e a dupla Pedro Afonso e Inácio Fernandes a auxiliar, o Eléctrico parecia estar a caminho de conseguir um feito nunca antes alcançado. Com 10 minutos para jogar o resultado era de 60-59, favorável ao Eléctrico. No último período o Eléctrico esteve quase sempre na frente do marcador, como em praticamente todo o encontro. No entanto, os chamados “pequenos” detalhes e a falta de sorte acabaram por decidir o encontro. Os 6 lances livres falhados e alguns lançamentos fáceis desperdiçados perto do cesto deitaram tudo a perder. Com 76-75 o Eléctrico desperdiça 2 lances livres, respondendo o Vagos com um lançamento triplo que colocou o resultado em 76-78. Nos últimos 20 segundos, com o marcador a assinalar 78-81, o Eléctrico tentou 2 lançamentos de 3 pontos mas infelizmente os mesmos não foram coroados de êxito. Vitória final da equipa do Vagos Norbain Lusa Vouga por 78-81, num encontro em que o Eléctrico demonstrou que tem claramente muito potencial. O que conta realmente são os resultados, mas seria injusto não dar os parabéns aos atletas e equipa técnica pela exibição realizada. Força Eléctrico!

Em termos individuais, apesar de toda a equipa ter estado bem, destaque para Jonathan Walker, contabilizou desarmes de lançamento, pontos, ressaltos, dominou tudo e todos, ou seja, esteve fantástico. O base Tiago Pinto também demonstrou o porquê da aposta efectuada pelo clube na sua contratação. É um líder nato apesar da idade. O jovem base-extremo Paulo Raminhos também esteve em bom plano, actuando sempre com aquela garra a que já nos habituou. O extremo-poste Pedro Afonso, jogando na posição 3, voltou a rubricar uma exibição ao seu nível. Por último, o capitão Inácio Fernandes parece estar de regresso à melhor forma (aquele desarme de lançamento a Rico Hill ficou na retina).

Este sábado a emoção regressa ao Municipal de Ponte de Sor. Desta vez o adversário será o F.C. Porto Ferpinta, em mais uma jornada da Proliga. Mais informações sobre este encontro serão aqui divulgadas brevemente.

1 comentários:

Anónimo disse...

O meu comentario no forum basketpt.com, o qual corrobora com a opinião do C7S:

Quase se fez taça por terras alentejanas! Apenas vi a 2ª parte e os ultimos instantes da primeira com o resultado ao intervalo a ser 39-46 favoravel aos visitantes.
Pelo que pude apreciar da 2ª parte, como quase sempre no 3º periodo os alentejanos entraram fortes e passaram para a frente marcando 13 pontos nos primeiros 3 min deste periodo. A partir dai o publico assistiu a um jogo com constantes trocas de vantagem no marcador, na maioria das vezes os da proliga estavam na frente, mas nunca por mais de 3/4 pontos.
No final do 3º periodo o Electrico vencia por 1 ponto. no 4 periodo o jogo continuou equilibradissimo, perto do final da parte dos pontessorenses tinham João Pinto e Walker com 4 faltas, enquanto o Vagos via excluido Daniel Coleman (excelente jogador) e tinha ainda a 3.30min do final Pedro Nuno, Ricardo Hill (outro exclelente jogador), João Balseiro e João Reveles com 4 faltas, mantendo-se o EFC com 1/2 pontos de avanço. Na cabeça de muitos pairava a ideia de que a vitória não era facil mas que estava ao nosso alcance, e que mesmo que o jogo fosse para prolongamento, o vagos iria apresentar muitas dificuldades para se bater pelo jogo.

Eis que chega o ultimo minuto e João Reveles e Ricardo Hill resolvem tomar conta do jogo, num minuto em que tudo lhes saiu bem, em 2 jogadas passam de uma desvantagem de 1 ponto para uma vantagem de 4 (triplo mais duplo), à qual o Electrico ainda responde com 2 pontos mas novo triplo dos de Vagos acabou com o jogo, apesar de nos ultimos 23seg a posse de bola ter estado sempre em nossa posse...os tão desejados 3 pontos não chegaram e morremos na praia!

Foi um bom jogo, com atletas muito inteligentes, duas equipas com muito respeito, onde o colectivo pontessorense equilibrou muito o jogo! Pena os 6/7 lances livres falhados no ultimo periodo...chegavam para a irmos ao Barreiro no final do mes!

Da nossa parte de referir a ausencia, penso que por lesão do Danilson Vieira, enquanto da parte do Vagos gostei muito da equipa, com 7/8 jogadores de muito boa qualidade, sendo que os 2 americanos são verdadeiras mais valias para a equipa, mas o Walker não lhes ficou nada atras!

Parabéns aos Nossos Jogodores:

Seja qual for o jogo demonstraram que nunca se devem sentir inferiores a qualquer adversário Nacional.


Pitoxoroglü