terça-feira, 14 de julho de 2009

Academia e Lusitânia Também São Candidatos



Enquanto se aguarda pela divulgação oficial por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol de quais as equipas que vão integrar os dois principais campeonatos nacionais masculinos, o diário desportivo A Bola divulgou na sua edição de terça-feira a existência de 25 candidaturas. Com somente 22 clubes a possuirem o direito desportivo de participação, 12 na L.P.B. e 10 na Proliga, o organismo máximo do basquetebol português decidiu alargar as candidaturas a outros potenciais interessados. Se as candidaturas de Maia Basket e Lusitânia dos Açores não constituem grande surpresa, o mesmo não se poderá dizer da candidatura que terá sido apresentada pela Academia do Lumiar. O conjunto lisboeta, orientado pelo conhecido técnico Paulo Mendes, terminou o campeonato da CNB1 Sul no 3º lugar, depois de ser eliminado pelo Terceira Basket, emblema que ao garantir o título na Zona Sul ficou desde logo com o direito deportivo de participação na Proliga em 2009/2010. No que diz respeito ao Lusitânia dos Açores, a sua candidatura já era falada em alguns orgãos de comunicação social, depois de na época 2008/2009 a equipa açoreana ter visto a sua entrada no campeonato da L.P.B. ser rejeitada pela F.P.B.. Relativamente ao Maia Basket, clube que terminou o último campeonato da Proliga numa das posições de despromoção, desde cedo afirmou publicamente o seu desejo de se candidatar, como oportunamente aqui haviamos divulgado.


Assim sendo, de acordo com o referido artigo do jornal A Bola, as candidaturas que terão sido apresentadas foram as seguintes:


LPB

- Benfica
- Ovarense
- Académica de Coimbra
- CAB
- Vagos
- Barreirense
- Vitória de Guimarães
- Porto
- Ginásio
- Física de Torres Vedras
- Illiabum
- Sampaense


Proliga

- Galitos do Barreiro
- Queluz
- Sangalhos
- Esgueira
- Eléctrico
- Angrabasket
- Basquete de Barcelos
- Seixal
- Desportivo da Póvoa
- Terceira Basket


Candidaturas Adicionais

- Lusitânia dos Açores
- Maia Basket
- Academia do Lumiar


Entretanto, no próximo sábado pelas 10:30, terá lugar na sede da F.P.B. a Conferência do Calendário, reunião que servirá seguramente para clarificar a próxima época desportiva.









0 comentários: