quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Valentin Melnychuk e o Encontro Frente ao Eléctrico na 1ª Jornada da Proliga


Ainda falta algum tempo para o início do Campeonato da Proliga (7 de Novembro) mas existe um jogo que, sem dúvida, paira já na cabeça de muitos dos apaixonados pela modalidade. A deslocação do Eléctrico a Penafiel na ronda inaugural da prova tinha tudo para ser um jogo como tantos outros, apesar de para o C.B.P./Sentir Penafiel ser o jogo de estreia no segundo escalão do basquetebol nacional, depois de ter competido na época passada na CNB2, não querendo com estas palavras minimizar de forma alguma o valor do clube em questão. No entanto, a contratação de Valentin Melnychuk por parte do emblema penafidelense teve o condão de transformar o encontro em mais do que um jogo entre dois clubes, uma vez que a orientar as equipas vamos ter de um lado o pai Valentin e do outro…o filho Andriy Melnychuk! O "duelo" Pai Vs Filho já começou a ser tema de discussão, com o pai Valentin Melnychuk a afirmar em entrevista ao Planeta Basket que vai ser “muito complicado”. É precisamente essa entrevista que aqui reproduzimos na íntegra, onde a ligação a Ponte de Sor mais uma vez não foi esquecida por parte de Valentin Melnychuk.


Saudades

Saudades. Este foi o motivo pelo qual há dois anos Valentin Melnychuck regressou ao seu país natal, depois de mais de uma década a trabalhar emPortugal. Idêntica razão e a constatação de que esta Ucrânia já pouco lhe diz, trouxe de volta o anterior Seleccionador Nacional.

Sérgio Rodrigues, presidente do Penafiel, e António Belém, líder da AB Porto, deram as boas vindas. O sorriso que o treinador mostrava parecia significar uma espécie de alívio. «O que me faz voltar? Passei aqui grande parte da minha vida, tenho muitas ligações a Portugal», simplifica as ideias. Mas Valentin Melnychuck não esconde algo de forte que também o empurrou. «Encontrei uma vida difícil na Ucrânia. É complicado governar, há imensos problemas e tive grandes dificuldades com a federação», explica, sem adiantar mais por menores. De maior, e realmente com peso no coração de 69 anos, as «boas recordações» de Portugal, do trabalho no Eléctrico, Seixal e Federação Portuguesa de Basquetebol, levou a Selecção pela primeira vez à fase-final de um Europeu, e o contacto com a família, parte dela a residir em Ponte de Sôr.

«Só faltava uma proposta. Surgiu a do Penafiel, ao qual tenho de agradecer, tal como à Associação de Basquetebol do Porto que serviu de intermediária no processo. Falaram-me de um projecto, agradou... aceitei», desvenda Valentin Melnychuck, disposto a enfrentar mais um desafio. O princípio está garantido: «Tenho imensa vontade de trabalhar.»

O entusiasmo do técnico é notório e inversamente proporcional à idade. Em Penafiel,Valentin Melnychuck desenvolverá um projecto que passa «pela permanência na Proliga e a preocupação de formar jogadores e treinadores».

A 7 de Novembro, Valentin Melnychuck estará no banco para o primeiro jogo da Proliga. Do outro lado, outro ucraniano,...Andriy, o filho. Como será? «Muito complicado. É a vida. Obviamente, não vou facilitar», aborda os termos desportivo, que lhe colocarão um desgaste mínimo comparado com os factores familiares: «Uiiii... Vai ser emocionante para toda a família. A mãe de certeza que apoia o filho. Vou ter toda a gente contra mim.»



2 comentários:

Anónimo disse...

só espero que o nosso Melnychuk não trema perante o pai!!! nós temos muito melhor equipa do que o Penafiel, temos que massacrar!!! até porque é extremamente importante entrar bem no campeonato. Força Andry, começa já a pensar como podes fintar o "velho", sei que não é fácil!

Bom trabalho!

Anónimo disse...

e eu que estou em penafiel só sei desta notícia agora?!
não pode....! é indecente...!
dia 7 de Novembro lá estarei!!!!

quanto ao Pai vs Filho...não sei não!
é melhor fazer os prognósticos no final do jogo!

grande abraço e ALMA ELÉCTRICO!

Monteiro