segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Seniores - Temos Plantel


O Eléctrico realizou este domingo o seu primeiro encontro de preparação, tendo perdido por 57 - 67, frente ao Illiabum (LPB), no âmbito da inauguração do novo Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Ponte de Sor. Com apenas uma semana de trabalho, o Eléctrico deparou-se com um adversário do principal escalão do basquetebol nacional, com um plantel onde militam, entre outros, Nate Daniels e James Roberts, dois norte-americanos de grande qualidade e que transitam da temporada passada.
.
Entrando no encontro com um cinco inicial constituído por Tiago Pinto, Jorge Afonso, Danilson Vieira, Pedro Afonso e Inácio Fernandes, o Eléctrico demonstrou desde logo a sua vontade de vencer, com os jogadores a lutarem bravamente por cada bola e não se amedrontando minimamente com o potencial do adversário que tinham pela frente. No entanto, haveria de ser Cavel Johnson a ficar para a história como o primeiro a marcar num jogo de seniores no novo pavilhão, tendo-o feito com um bonito afundanço. Durante o primeiro período o equilíbrio prevaleceu, atingindo-se o final dos primeiros 10 minutos com um resultado de 17-17, apesar do Eléctrico ter estado quase sempre na frente do marcador, destacando-se Danilson Vieira (Eléctrico) e Nate Daniels (Illiabum), com 10 e 8 pontos, respectivamente.
.
No segundo período o Eléctrico manteve um bom ritmo de jogo, defendendo com intensidade e com as alterações efectuadas por Andriy Melnychuk a não afectarem o rendimento da equipa (o Eléctrico ao intervalo já havia utilizado 11 atletas). Com um parcial de 17-8 o Eléctrico colocou-se na frente do marcador por 34-25, resultado com que se atingiu o intervalo.
.
Depois de uma paragem que foi mais longa que o normal, uma vez que foi aproveitada para proceder à cerimónia de inauguração oficial do novo pavilhão, o Eléctrico entrou novamente melhor, chegando a uma vantagem de 42-29, sensivelmente a meio do terceiro período. Mas o Illiabum reagiu, conseguindo colocar o marcador numa igualdade a 45 pontos, muito por culpa do aumento da intensidade defensiva e do inevitável Nate Daniels, jogador com uma enorme qualidade na hora de atirar ao cesto (13 pontos no terceiro período) e com grande experiência, que serviu fundamentalmente para desestabilizar o adversário, envolvendo-se várias vezes em picardias completamente desnecessárias. Foi já no último segundo do terceiro período que o Illiabum se colocou na frente do marcador, depois de um erro do Eléctrico no ataque que permitiu um rápido contra-ataque a Tiago Barreiros, entrando-se nos últimos dez minutos com o marcador a assinalar 49-50, favorável ao Illiabum.
.
O último período acabou por confirmar a vitória dos homens de Ílhavo, com o Eléctrico a quebrar em termos físicos e com isso se ressentindo a qualidade do seu jogo, fruto naturalmente do pouco tempo de preparação.
.
Apesar da derrota, nota extremamente positiva para o Eléctrico, que, apesar de se encontrar numa fase embrionária da temporada, com os índices físicos e de percentagens de lançamento ainda longe do que será espectável num futuro próximo, demonstrou possuir um plantel muito equilibrado, com várias alternativas e que poderá vir a realizar a melhor temporada da sua história.
.
Em termos individuais, destaque para Nate Daniels (Illiabum), com 31 pontos e muitos outros pormenores que se revelaram decisivos para o resultado final. Pelo Eléctrico, à semelhança do que aconteceu várias vezes na temporada transacta, a dupla Tiago Pinto/Danilson Vieira voltou ser a mais efectiva, com 18 e 12 pontos, respectivamente.
.
No que diz respeito aos reforços, demonstraram que, apesar de ainda longe da melhor forma, são claramente mais valias para o plantel do Eléctrico, acabando Aylton Medeiros por ser o que mais se evidenciou, impondo a sua grande capacidade física nas zonas próximas do cesto.
.
.
Eléctrico
.
4 - Filipe Delgado
5 - Danilson Vieira - 12p
6 - Carlos Bicho
7 - Tiago Pinto - 18p
8 - João Lanzinha
9 - Jorge Afonso - 4p
10 - Paulo Raminhos - 6p
11 - João Pinto - 2p
12 - Inácio Fernandes - 2p
13 - Pedro Afonso
14 - Diogo Leiria - 5p
15 - Aylton Medeiros - 8p
23 - André Mendes
.
.
Illiabum
.
4 - Pedro Valente - 4p
5 - Fábio Lima
6 - James Roberts - 3p
7 - Tiago Barreiros - 4p
8 - Daniel Félix
9 - António Gonçalves
10 - Nate Daniels - 31p
12 - Vasco Estevão - 12p
13 - Cavel Johnson - 9p
14 - Nélson Sousa - 4p
.
.
Para além do encontro de Seniores Masculinos, todas as equipas dos escalões de formação do Eléctrico aproveitaram o dia para também elas se apresentarem perante os pontessorenses que acorreram ao novo Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Ponte de Sor.
.
.

Início do encontro Eléctrico - Illiabum





2 comentários:

Anónimo disse...

De sublinhar o excelente jogo de Inácio Fernandes ao nível defensivo.
Demonstrou que ainda anda ai para as curvas.
Bora EFC

Anónimo disse...

Ó "Mocho" abre a pestana! O melhor base nacional está na Ponte!

Foi com cada nó!!!!!!!