sábado, 20 de junho de 2009

Novo Modelo Competitivo para L.P.B. e Proliga Começou a Ser Discutido


A reunião entre F.P.B. e clubes da L.P.B e Proliga, realizada no Pavilhão Império-Bonança, colocou em cima da mesa para discussão duas propostas apresentadas pela F.P.B. tendo em vista o modelo competitivo a adoptar na temporada 2009/2010. As dificuldades financeiras foram tema sempre presente, com o facto mais marcante das duas propostas a ser o final das jornadas cruzadas durante o campeonato, passando as duas divisões a disputar jornadas independentes. No entanto, foi proposto um novo modelo para o Troféu António Pratas, em que todos os clubes disputam a competição em conjunto, sendo que no caso do Eléctrico, ficaria na 1º Fase da prova inserido no Grupo B, juntamente com Académica (L.P.B.), Ginásio (L.P.B.), Sampaense (L.P.B.), Angrabasket (Proliga) e Terceira Basket (Proliga).

O facto de existirem até ao momento somente 10 clubes com direito desportivo para participar na Proliga é um factor negativo em termos desportivos, uma vez que essa situação levará muito provavelmente a um campeonato com somente 18 jornadas. As alternativas passariam por uma 2ª Fase da prova, com o facto de os clubes terem nessa fase que custear as deslocações às regiões autónomas, factor demasiado intimidatório para os clubes na conjuntura actual, ou por um campeonato a 3 voltas, surgindo novamente o mesmo problema. Assim sendo, só mesmo o aparecimento de candidaturas credíveis por parte de potenciais clubes interessados em participar na competição poderá aumentar o número de jogos na Fase Regular. Já no que se refere ao Playoff a situação é inversa, uma vez que foi proposta a alteração de todas as eliminatórias para 5 jogos, ou seja, passará a ser necessário vencer 3 jogos para seguir em frente logo na 1ª ronda do Playoff.

Com o objectivo de criar novos motivos de interesse para a modalidade foi proposta a criação de uma nova competição para a L.P.B. e Proliga, disputando-se a mesma de forma independente.

A redução do número de oficiais de mesa por encontro foi também objecto de discussão, com a passagem para somente 3 oficiais durante a Fase Regular, juntando-se a estes 1 comissário no Playoff, reduzindo assim os custos relacionados com esta questão.

Os clubes vão agora reflectir sobre as propostas apresentadas, devendo comunicar a sua posição sobre as mesmas durante a próxima semana, podendo também surgir novas ideias por parte dos clubes que integram as duas principais divisões do basquetebol nacional.
.
.
Clubes com direito desportivo de participação na L.P.B.:
.
- Benfica
- Ovarense
- Académica
- CAB Madeira
- Vagos
- Porto
- Barreirense
- Ginásio
- Física
- Vitória de Guimarães
- Illiabum
- Sampaense
.
.
Clubes com direito desportivo de participação na Proliga:
.
- Galitos
- Queluz
- Sangalhos
- Esgueira
- Eléctrico
- Seixal
- Angrabasket
- Terceira Basket
- Desportivo da Póvoa
- Basquete de Barcelos
.
.

1 comentários:

PanPita disse...

boa noite!

pois é... a crise está aí, e temos de apostar na redução de custos para a combater.
já agora gostaria de saber qual a função desse 4º elemento na mesa ( o comissário ) ?!?

outra dúvida... na época passada quem pagou as deslocações nas jornadas cruzadas? nomeadamente às ilhas.

quanto ao futuro formato do campeonato... acho que as jornadas cruzadas eram a melhor opção, como aconteceu esta época, mas se essas deslocações não são possíveis devido a falta de orçamento... =|

abraços