segunda-feira, 15 de junho de 2009

Formação - Eléctrico Termina Torneio Nacional de Sub-14 Femininos no 4º Lugar


O Eléctrico disputou no passado fim-de-semana a Fase Final do Torneio Nacional de Sub-14 Femininos, tendo terminado a competição num muito honroso 4º lugar. A vitória final pertenceu ao G.R.I. Brandoense, única equipa que contabilizou vitórias em todos os encontros disputados. Destaque ainda para o calor que se fez sentir no Pavilhão Desportivo de Vila Nova de Cacela e para o clima adverso criado em volta das equipas que representaram a zona sul, situação a que não é alheia a eliminação na 2ª Fase do Torneio Nacional daquele que seria o anfitrião da competição.


Comitiva Pontessorense



1º dia

A bola ao ar da Fase Final teve lugar na sexta-feira, com as duas equipas insulares a terem a honra de abrir o evento. A generalidade dos analistas acreditavam na superioridade do CAB sobre o Os Vitorinos mas rapidamente as previsões foram por água a baixo! A equipa açoreana venceu por 53-29 e desde logo deixou no ar a ideia que ia ser um adversário bastante complicado para as restantes equipas.

O jogo seguinte era um dos mais esperados do fim-de-semana, uma vez que colocava frente a frente os dois representantes da Zona Norte. O jogo ficou marcado pela baixa pontuação registada pelas duas equipas, com a vitória a sorrir ao Brandoense por 33-30. Começava aqui a caminhada para o título da equipa da A.B. Aveiro, associação que teve uma época para mais tarde recordar ao nível do basquetebol feminino.

Ao terceiro jogo do dia o Eléctrico fez a sua estreia, defrontando o sobejamente conhecido SIMECQ. A imprevisibilidade do resultado nos encontros entre as duas equipas, apesar do histórico ser favorável às pontessorenses, não convidava a grandes palpites sobre quem iria vencer a partida. O 1º período do encontro foi bastante mau, com inúmeras perdas de bola e baixas percentagens de lançamento. Essa situação deveu-se em boa parte à dificuldade de adaptação às bolas colocadas à disposição das equipas, situação que provocou algumas situações caricatas na maioria dos jogos, principalmente no primeiro dia de competição. O resultado de 3-3 no final do 1º período era o reflexo disso mesmo. No 2º período o SIMECQ melhorou, perante um Eléctrico que não se conseguia encontrar e obteve uma vantagem de 7 pontos que se viria a revelar fundamental para o desfecho final da partida, atingindo-se o intervalo com 21-14 no marcador. A segunda parte foi marcada pelo equilíbrio, com o Eléctrico a ser incapaz de anular a desvantagem que trazia dos primeiros 16 minutos (cada período teve a duração de somente 8 minutos). No final a vitória sorriu ao SIMECQ por 40-31, num jogo pautado pelo equilíbrio mas em que o 2º período foi decisivo para as aspirações do Eléctrico.

A segunda ronda de jogos no primeiro dia começou com o CAB a defrontar o Brandoense. A tarefa para as campeãs da Madeira era extremamente complicada, uma vez que tinha pela frente uma equipa que estava decidida a conquistar o título nacional. O Brandoense venceu sem dificuldades por 63-25, o que significou a sua segunda vitória na prova.

Depois da vitória frente ao Eléctrico, o SIMECQ defrontou o NCR Valongo, equipa que havia perdido por somente 3 pontos frente ao Brandoense durante a manhã. Uma vitória da equipa da Cruz Quebrada podia colocar o NCR Valongo numa situação difícil, mas tal não veio a acontecer. Em mais um encontro com uma pontuação extremamente baixa, o NCR Valongo fez valer a sua maior qualidade e venceu por 33-20, continuando assim na luta pelo título.

Com os resultados verificados nos restantes encontros, o Eléctrico precisava de vencer o seu segundo jogo do dia para continuar a sonhar. Do outro lado estava uma equipa do Os Vitorinos que tinha vencido com grande tranquilidade durante a manhã, tendo no encontro frente ao Eléctrico uma prova de fogo em relação às suas capacidades, sendo que uma vitória colocava a equipa açoreana na liderança, em igualdade com o Brandoense. A equipa da Praia da Vitória começou melhor, conseguindo chegar ao final do 1º período na frente do marcador por 10-7. No 2º período o Eléctrico inverteu o rumo do jogo, conseguindo passar para a frente do marcador mas somente por 2 pontos. Ao intervalo, o resultado de 16-14 favorável ao Eléctrico deixava tudo em aberto para a segunda metade. O Eléctrico precisava da vitória e conseguiu no 3º período uma vantagem de 7 pontos que se viria a revelar decisiva. Apesar da tentativa de reacção nos últimos 8 minutos do Os Vitorinos, o Eléctrico conseguiu manter-se na frente, acabando por triunfar por 35-29.

2º dia

O segundo dia de competição começou com um SIMECQ – CAB, encontro em que se esperava uma vitória fácil da equipa da A.B. Lisboa, tendo em conta os resultados do primeiro dia. A vitória aconteceu mesmo, mas não com a facilidade esperada, uma vez que as madeirenses deram bastante luta, como o demonstra o resultado de 34-29.

O segundo jogo do dia era decisivo para as aspirações dos dois intervenientes. Frente a frente tínhamos Eléctrico e NCR Valongo, duas equipas que haviam contabilizando uma vitória e uma derrota no primeiro dia de competição, sendo que nova derrota poderia significar o adeus ao título. A equipa da A.B. Porto entrou no jogo de uma forma verdadeiramente irrepreensível, pressionando bastante em todo o campo e conseguindo uma vantagem de 22-4 nos primeiros 8 minutos. Virar um resultado deste tipo frente a um conjunto com a qualidade do NCR Valongo era uma tarefa praticamente impossível mas as nossas atletas não viraram a cara à luta. O Eléctrico conseguiu equilibrar o jogo no 2º período, apesar de não conseguir ameaçar a liderança no marcador da equipa de Valongo, chegando ao intervalo com o marcador a assinalar 36-18, favorável ao NCR Valongo. No reatamento da partida a qualidade de jogo caiu um pouco, com as equipas a acumularem erros, passando também a existir alguma gestão das atletas. O resultado de 43-22, favorável ao NCR Valongo, à entrada dos 8 minutos finais não deixava margem para dúvidas quanto a quem viria a ser o vencedor. O último período não trouxe nada de novo, com o resultado a avolumar-se até aos 52-28 finais, favoráveis ao NCR Valongo.

O último jogo da manhã era esperado com alguma expectativa, uma vez que era a vez do invencível Brandoense defrontar o Os Vitorinos, equipa que tão boa conta de si tinha dado no primeiro dia. As expectativas rapidamente de desvaneceram, com a equipa de Paços de Brandão a não dar qualquer hipótese às insulares, triunfando por esclarecedores 54-14.

Com as equipas a terem pela frente somente duas partidas para disputar, a jornada da tarde iniciou-se com o CAB a defrontar o NCR Valongo. O CAB demonstrou uma vez mais algumas melhorias no seu jogo, face ao demonstrado no primeiro dia, mas não conseguiu ter argumentos para um NCR Valongo que continuava a lutar pelo título, acabando este por vencer por 56-36.

Depois da derrota durante a manhã, o Eléctrico tinha pela frente mais um adversário de peso, nada mais nada menos que a única equipa que contabilizava vitórias em todos os jogos disputados, o Brandoense. À semelhança do que havia acontecido no seu primeiro jogo do dia, o Eléctrico viu-se em grandes dificuldades, desta vez não só durante o 1º período mas durante toda a primeira parte, chegando ao intervalo a perder por 31-8. A perder por números tão expressivos e com algumas atletas a acusarem o cansaço e algumas lesões, como foi o caso por exemplo de Maria Alcaravela, Ana Soares e Camila de Souza, restava ao Eléctrico dignificar o espectáculo e a camisola, perante um adversário de grande qualidade. O resultado final de 53-21, favorável ao Brandoense, reflectiu o desnível verificado durante o encontro, com o conjunto da A.B. Aveiro a somar a 4ª vitória e a colocar-se em posição extremamente privilegiada para chegar ao título nacional.

A jornada chegou ao fim com o SIMECQ a defrontar o Os Vitorinos, sendo que para a equipa da A.B. Lisboa uma vitória permitia ainda sonhar com o título nacional, apesar de ser uma missão muitíssimo complicada. O SIMECQ conseguiu mesmo vencer, mais concretamente por 44-35, continuando na luta com NCR Valongo e Brandoense pela vitória final.

3º dia

O Eléctrico e o CAB foram as primeiras equipas a entrar em campo no último dia da competição. Se de um lado estava uma equipa do CAB que tentava a sua primeira vitória e a fuga ao 6º lugar, do outro estava um Eléctrico que tentava manter o 4º lugar na tabela classificativa. O Eléctrico entrou decidido no encontro, mesmo não podendo contar com Ana Soares, chegando ao intervalo a liderar o marcador por 24-12, depois dos 14-8 registados no final do 1º período. No reatamento o Eléctrico resolveu o jogo, partindo para um parcial que lhe permitiu chegar ao 4º período com uma vantagem de 28 pontos, 42-14. O período final não trouxe nada de novo, com o resultado a evoluir até aos 52-20 com que se atingiu o apito final. O Eléctrico fechava assim a sua participação na Fase Final com uma vitória, sagrando-se a 4ª melhor equipa nacional no escalão de Sub-14 Femininos. Já o CAB ficava-se pelo 6º lugar, depois de não ter conseguido sentir o doce sabor da vitória na Fase Final da competição.

O encontro seguinte colocou frente a frente NCR Valongo e Os Vitorinos. Acalentando ainda a esperança de chegar ao 1º lugar, o equipa nortenha conseguiu cumprir a sua parte, triunfando por 44-26, ficando à espera de um deslize do Brandoense no jogo frente ao SIMECQ. Já a equipa açoreana tinha a sua situação definida, terminando no 5º lugar.

O último encontro do dia e da competição colocou frente a frente SIMECQ e Brandoense. As duas equipas podiam chegar ao título, embora para o conjunto da Cruz Quebrada a missão fosse quase impossível, uma vez que seria necessário não só vencer mas também que essa vitória fosse por números completamente irreais, face ao valor do adversário. O favorito Brandoense não vacilou, vencendo confortavelmente por 55-32, sagrando-se assim Campeão Nacional de Sub-14 Femininos. Para o SIMECQ ficou guardado o último lugar do pódio, sendo o primeiro classificado entre as equipas que não representavam a Zona Norte.


O Eléctrico Futebol Clube gostaria de felicitar o G.R.I. Brandoense pela conquista do título nacional, assim como todas as equipas pela presença na Fase Final.

Em relação às nossas meninas, respectiva equipa técnica e directiva, gostaríamos de agradecer as alegrias proporcionadas durante a época, manifestando um grande orgulho pelo seu trajecto durante a temporada 2008/09. Alma, Eléctrico!


1º Classificado - Brandoense
Fonte:
http://www.basketpt.com/


2º Classificado - NCR Valongo
Fonte:
http://www.basketpt.com/



3º Classificado - SIMECQ
Fonte:
http://www.basketpt.com/


4º Classificado - Eléctrico
Fonte:
http://www.basketpt.com/


5º Classificado - Os Vitorinos
Fonte:
http://www.basketpt.com/


6º Classificado - CAB
Fonte:
http://www.basketpt.com/





0 comentários: