segunda-feira, 1 de junho de 2009

Formação – Espectacular Vitória Garante Presença das Sub-14 na Fase Final


O Eléctrico está na Fase Final do V Torneio Nacional de Sub-14 Femininos! Esta era a frase que sonhávamos escrever desde há algum tempo e que agora se tornou realidade! Depois de muito sofrimento, forma tão lusitana de conseguir alcançar os seus objectivos, o Eléctrico conseguiu pela primeira vez na sua história assegurar a presença numa Fase Final Nacional de uma competição feminina de basquetebol. Estão obviamente de parabéns todas as atletas, a sua treinadora Marina Melnychuk, a responsável directiva Maria do Carmo, e todos aqueles, familiares ou não das atletas, que contribuíram para este feito verdadeiramente fantástico. A expectativa em relação à Fase Final é sem dúvida enorme, depois do brilhante desempenho protagonizado pelo Eléctrico até ao momento, encontrando-se a mesma agendada para os próximos dias 12, 13 e 14 de Junho em Vila Nova de Cacela (Vila Real de Santo António - Algarve). Aproveite o final de uma semana recheada de feriados para ir até ao sotavento algarvio e apoie as nossas atletas na luta pelo Título Nacional! Não Falte! Força Eléctrico!

Para conseguir carimbar o passaporte para a última fase da competição, o Eléctrico precisava de vencer na Cruz Quebrada para ficar a salvo de qualquer dissabor de última hora. Pela frente as nossas atletas tinham o SIMECQ, actual Campeão da A.B. Lisboa e única equipa da Zona Sul que se encontrava já apurada para Vila Nova de Cacela. Depois de 3 jogos decididos nos segundos finais ou até mesmo com recurso a prolongamento, era espectável mais uma partida recheada de emoções fortes. O primeiro período foi equilibrado, com o Eléctrico a conseguir ligeiro ascendente que lhe permitiu chegar ao final dos primeiros 10 minutos na frente do marcador, 11-13. No segundo período o Eléctrico conseguiu acentuar a sua superioridade, defendendo bem e conseguindo aumentar as suas percentagens de lançamento, melhorando consequentemente o seu rendimento ofensivo. O intervalo chegou com o Eléctrico na frente por 21-30. No reatamento era esperada a reacção da equipa da casa, que jogando perante o seu público iria certamente tentar inverter o rumo dos acontecimentos. Aconteceu precisamente o contrário! Continuando a defender de forma concentrada e aproveitando alguns erros do adversário, o Eléctrico aproveitou para aumentar a vantagem no marcador, chegando ao final do terceiro período a vencer por 27-41. O Eléctrico estava a um pequeno passo de garantir o acesso à Fase Final, podendo resolver a sua situação relativamente ao apuramento sem depender de terceiros. No período final o Eléctrico acabou por confirmar a vitória, vencendo novamente o parcial e triunfando por uns expressivos e talvez até inesperados, face ao historial dos encontros entre as duas equipas, 17 pontos de diferença, 38-55. No final a festa foi das nossas atletas, equipa técnica, responsáveis directivos, adeptos pontessorenses que se deslocaram até à Cruz Quebrada e também de todos aqueles que espalhados por Portugal e por esse mundo fora aguardavam impacientemente agarrados ao telemóvel ou à Internet pelo desfecho final da partida, comemorando em uníssono a materialização do trabalho e do esforço que todos têm feito, cada um à sua maneira, para que fosse possível escrever mais uma página de glória na história do Eléctrico Futebol Clube.

O Eléctrico está assim entre as seis melhores equipas nacionais da categoria, repetindo a classificação obtida na 1ª Fase, mais concretamente o 1º lugar, terminando a 2ª Fase em igualdade pontual com SIMECQ (2º) e Juventude B.C. (3º), equipa que disputou até final o apuramento para uma Fase Final que se vai realizar na sua própria casa, conseguindo mesmo a tão desejada vitória na última jornada em Moscavide. O GDESSA Barreiro venceu em Santarém e terminou a sua participação na prova em 4º lugar, à frente de A.C. Moscavide e Santarém B.C..

No que diz respeito às restantes equipas que vão marcar presença na Fase Final, as equipas apuradas na Zona Norte são o NCR Valongo, vencedor da série com 9 vitórias e 1 derrota, e o Brandoense, equipa que terminou no 2º lugar, em igualdade pontual com o 5º classificado (!), tendo registado 5 vitórias e 5 derrotas. O CAB Madeira e Os Vitorinos são os representantes das regiões autónomas da Madeira e Açores, respectivamente.

Neste momento de celebração, gostaríamos de deixar uma palavra de agradecimento ao Júnior, um dos adeptos mais carismáticos desta equipa de Iniciadas Femininas, pela sua colaboração com este espaço, permitindo a actualização no final de cada um dos períodos do resultado do encontro na Cruz Quebrada. Se Valência é a morada do famoso Manolo “El del Bombo”, Ponte de Sor é o local onde reside Júnior e a sua “Caixinha”!


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.


Fernando Pessoa
.
.
Alma, Eléctrico!


3 comentários:

Anónimo disse...

...

Depois e tantas palavras correctas, :D só resta mesmo..


Obrigada, Junior :D

PanPita disse...

PARABÉNS MIUDAS!!!
Tenho pena de nao ter podido ir ver o jogo!

beijinhos e boa continuação!!

Anónimo disse...

A caixinha estará também presente no Algarve, se Deus quiser !
Força Electrico! Sonhem, porque o sonho comanda a vida, então sonhem alto ! Eu sonho convosco! Beijinho a todas!
Júnior