segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Seniores Masculinos - O Galo Cantou Mais Alto


O Eléctrico F.C. foi até ao Minho no último sábado para defrontar o Basquete de Barcelos, em jogo a contar para a 5ª jornada da Proliga. Depois de ter alcançado a sua primeira vitória na jornada anterior, o Eléctrico tentava em Barcelos continuar na senda das vitórias frente a uma equipa que ainda não tinha vencido qualquer jogo. O primeiro período foi bastante equilibrado em termos de pontuação, com o Barcelos a conseguir chegar ao final dos primeiros 10 minutos com uma vantagem de 1 ponto, 21 – 20. No segundo período o Eléctrico esteve muito bem e conseguiu ganhar uma vantagem de 14 pontos, depois de um parcial de 10 – 25, atingindo-se o intervalo com o marcador a registar 31 – 45, favorável ao Eléctrico. Na segunda parte o Barcelos entrou decidido a conquistar a vitória e conseguiu uma excelente recuperação, conseguindo uma vantagem de 9 pontos. Se o 3º período serviu para reduzir a desvantagem, com um parcial de 20 – 11, o 4º aniquilou por completo a equipa do Eléctrico, concretizando 30 pontos e sofrendo apenas 16. O resultado final foi de 81 – 72, favorável ao Basquete de Barcelos. Do lado do Eléctrico, destaque para o base Tiago Pinto, com 21 pontos, 1 ressalto, 3 assistências e 3 roubos de bola.

Pelo Eléctrico alinharam:

4 – Jonathan Walker – 16p., 6r., 1a., 1r.b.
5 – Gil Cruz – n.j.
6 – Miguel Domingos – 7p., 2r.
7 – Tiago Pinto – 21p., 1r., 3a., 3r.b.
8 – João Lanzinha – 2p.
9 – Danilson Vieira – 11p., 3r., 3a., 1r.b.
10 – Paulo Raminhos – 3p., 1r., 1r.b.
11 – João Pinto – 2p.
12 – Inácio Fernandes – 4p., 3r., 2a., 1r.b
13 – Pedro Afonso – 6p., 4r., 3r.b, 1d.l.
14 – Aylton Vieira – n.j.

% l.l. – 63%
% 2p. – 49%
% 3p. – 24%
C.E.O. – 0,79


Pelo Basquete de Barcelos alinharam:

4 – Bruno Martins – n.j
5 – Pedro Pereira – n.j.
6 – Paulo Costa – n.j.
7 – João Moita – 7p.
8 – Bruno Madureira – 6p.
9 – José Silva
10 – Pedro António
11 – Faustino Santos – 16p.
12 – Vítor Akinyanju – 11p., 11r., 3a., 2r.b., 3d.l. (MVP)
13 – Francisco Machado – 15p.
14 – João Pereira – 5p.
15 – Daniel Caluico – 21p.


Com este resultado, o Eléctrico caiu para o 9º lugar da tabela, em igualdade pontual com Basquete de Barcelos, Seixal/SLIMCEI e Atlético/SLIMCEI. Na próxima jornada o Eléctrico vai folgar devido à desistência do Belenenses. É a segunda equipa da L.P.B. a ficar fora da prova, depois da exclusão do Lusitânia/Angra/Açores. Realce para o facto de o sorteio ter ditado que os encontros frente aos referidos clubes fossem realizados em Ponte do Sor, lesando significativamente o Eléctrico Futebol Clube a anulação dos mesmos.




Classificação:

8 comentários:

Anónimo disse...

Esta classificação está correcta?? se o Seixal tem um pior diferencial de pontos marcados vs sofridos e ainda não defrontou o E.F.C. porque é que está em 8º lugar, qual é o critério de desempate?

obrigado

Anónimo disse...

A classificação é a mesma que está no site da F.P.B.

Já no escalão de Iniciadas Femininas acontece uma situação idêntica.

Anónimo disse...

está no site da F.P.B mas poderá estar mal... alguem sabe quais são os critérios de desempate?

Anónimo disse...

Artigo 151º - Desempates

1. Quando, numa prova, duas ou mais equipas se encontrem
empatadas em pontos e seja necessário o estabelecimento da
classificação dos clubes para apuramento do vencedor, para subida
ou descida de divisão, ou para a contagem do número de clubes a
classificar para a competição subsequente, proceder-se-á, para
desempate, da seguinte forma:

a) Se houver duas equipas empatadas na classificação, o(s)
resultado(s) do(s) jogo(s) realizado(s) entre as duas equipas
implicadas será(ão) levado(s) em conta para determinar a sua
classificação.

b) No caso do total de pontos marcados e sofridos nos jogos
realizados entre si ser o mesmo, a classificação será determinada
por “goal average”, tendo em conta o resultado de todos os jogos
realizados no grupo por ambas as equipas.

c) Se mais de duas equipas tiverem igual número de pontos, far-seá
uma segunda classificação tendo em conta somente os resultados dos jogos realizados entre as equipas empatadas.

d) No caso de, ainda assim, haver equipas igualadas em pontos, terá
de se considerar o “goal average” para determinar a classificação, considerando apenas os resultados dos jogos realizados entre as equipas empatadas.

e) Se, mesmo assim, as equipas continuarem empatadas, a
classificação será determinada usando o “goal average” dos
resultados de todos os jogos realizados no grupo.

f) Se, em qualquer momento, usando os critérios acima, um empate
entre várias equipas se reduzir a uma igualdade apenas entre
duas equipas, aplica-se automaticamente o procedimento das
alíneas a), b) e c).

g) Se se chegar a um empate envolvendo mais de duas equipas,
repetir-se-á o procedimento iniciado na alínea d).

h) O “goal average” calcula-se sempre por divisão (dividendo =
total de pontos marcados; divisor = total de pontos sofridos).

Excepção: Se, na competição, apenas tomarem parte três equipas e a situação não se puder resolver usando os passos indicados
anteriormente, (o “Goal Average” por divisão é idêntico), então serão os pontos marcados que determinam a classificação.

2. No caso de empate de duas ou mais equipas em classificação, da
qual não dependa apuramento de vencedor, subida ou descida de
Divisão ou apuramento para a prova subsequente, o desempate farse-
á por aplicação das alíneas a) e b) do número anterior.

3. Se o empate subsistir, as equipas ainda empatadas, serão
classificadas “ex-aequo”.

http://oracle.fpb.pt/fpb_zone/portal/img/home_100/fotos/4436527821149591114.pdf

Anónimo disse...

Para mim é muito mais preocupante os 442 (!!!) pontos sofridos em 5 jogos!!! Uma média de quase 90 pontos sofridos por jogo!!! A defesa era a nossa grande arma e agora somos só a pior defesa do campeonato!!! Alguma coisa está mal. Precisamos de defender mais e de mais um extremo lançador experiente, como dantes tínhamos o Nuno e o Daniel. O comentário do André na entrevista ao site da fpb deve ter sido feito ainda a pensar na vitória na Figueira. Foi muito precipitado para além de me parecer ter sido incorrecto em algumas das coisas que disse. Será que depois do que disse ainda tem a abertura da direcção para ir buscar mais alguém? Acho que se colocou numa situação muito complicada. Não é só o plantel que é jovem e inexperiente. O André também não tem experiência ao nível da Proliga. Como vai ser quando começar o campeonato de juniores A? A paragem de 15 dias devia ser aproveitada para fazer um balanço do trabalho realizado até agora e corrigir os erros cometidos. Ainda nada está perdido. Alma Eléctrico!

mc

Anónimo disse...

Nós até temos mais pontos marcados que o esgueira o pior é mesmo a defesa.

Ainda por cima agora vamos ter 2 jogos fora muito complicados (esgueira e barreirense).

Não pudemos desanimar mas se não mudar nada a vida está muito complicada. Até porque com um plantel jovem é preciso saber motiva-lo quando as coisas correm mal, principalmente durante os jogos, e não sei se o André será capaz de o fazer. Pelo menos da bancada ele não parece motivar muito os jogadores. Qualquer erro que cometem vão para o banco.

É fácil dizer mal quando as coisas correm mal mas alguma coisa tem de mudar.

Força Eléctrico!

Anónimo disse...

A subida do electrico se por um lado foi algo de positivo , vamos ver se não tem o reverso da medalha , por causa dos sonho de uns , se não vão pagar todos

Anónimo disse...

Se é verdade que as coisas não têm corrido particularmente bem neste início de campeonato, também não devemos agora atirar a toalha ao chão quando temos tantos ou mais pontos conquistados que metade das equipas da Proliga! Sim, essa é que é a verdade (talvez custe admitir isto a algumas pessoas que têm esperado na sombra por um deslize do basquetebol do Eléctrico e até mesmo do próprio clube como instituição)! Apesar de considerar que era possível nesta altura estarmos um pouquinho melhor classificados, o que é certo é que se terminarmos o campeonato no lugar actual concretizamos o objectivo da manutenção (sim, para os mais distraídos o Eléctrico definiu como objectivo o Titulo de Campeão mas foi na época passada e não nesta). É necessário que se compreenda que o passado recente de vitórias atrás de vitórias que nos levou até este patamar do basquetebol nacional, dificilmente poderá ser transposto no imediato para esta época. A adaptação de todos os intervenientes decorre dia-a-dia, jogo-a-jogo, e só com grande espírito de união se poderá pensar em fazer sempre mais e melhor pelo basquetebol em Ponte de Sor. O plantel tem qualidade e vai seguramente demonstrar isso mesmo a todos os adeptos pontessorenses. Que vai ser necessário sofrer isso ninguém tem dúvidas. Agora, se todos (adeptos, jogadores, dirigentes, treinadores…) dermos o nosso melhor ninguém vai poder apontar o dedo seja a quem for. É no final que se fazem as contas e um plantel jovem, orientado por um técnico que faz também ele a sua estreia a este nível, precisa isso sim de apoio e não de comentários negativos e destrutivos (se fossem construtivos ainda poderiam ajudar e talvez até recomendáveis em algumas situações). Gostaria também de dizer que talvez tenham existido precipitações em algumas situações mas tal como alguém já aqui escreveu, espero que esta paragem no campeonato esteja a ser aproveitada por todos para corrigir algumas situações menos positivas que se passaram até agora. Saber reconhecer os nossos erros e emendá-los é uma virtude dos homens com H grande. Como sei que todos aqueles que integram este projecto o são, não tenho dúvidas que o futuro será risonho não só para a equipa de seniores masculinos mas também para o basquetebol em Ponte de Sor. Força Eléctrico!

Abraço a todos vamos lá a levantar a cabeça!

C7S

P.S. Vamos lá a serrar fileiras na defesa rapaziada!!!