segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Seniores - Glória Sobre o Apito Final


Os Seniores Masculinos venceram este sábado o Sampaense Basket (LPB) por 80-79, em partida a contar para a 3ª Jornada do Troféu António Pratas. Foi mais uma tarde de glória para o Eléctrico, sendo que desta vez a mesma chegou sobre o apito final, num daqueles momentos dignos de entrar no Top das melhores e mais dramáticas jornadas da semana.

Ainda sem contar com o seu último reforço, Anastácio Sami, e com jogadores como Pedro Afonso e Inácio Fernandes sem treinar durante grande parte da semana devido a doença/lesão, o Eléctrico encarou a partida frente ao Sampaense Basket com muita ambição e vontade de mostrar que passo a passo a equipa vai melhorando, com o objectivo de entrar da melhor forma no Campeonato da Proliga. Do outro lado, uma equipa do Sampaense Basket que este ano participará no Campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol, recheada de bons valores individuais e que conta no seu plantel com três atletas estrangeiros.

O jogo começou de forma equilibrada, com o Eléctrico a iniciar o jogo com Tiago Pinto, Jorge Afonso, Danilson Vieira, Aylton Medeiros e Inácio Fernandes, enquanto que Cláudio Figueiredo, técnico do Sampaense Basket, optou por Jorge Sing, João Balseiro, Ricondo Crutchfield, Jabyron Wilson e Ricardo Bem. No final do primeiro período o marcador assinalava 17-19, espelhando o referido equilibrio exibicional entre as duas equipas, com a particularidade de nos primeiros dez minutos o técnico do Eléctrico Andriy Melnychuk ter utilizado 8 atletas, face aos 6 do Sampaense Basket. Em termos estatísticos, Jabyron Wilson era o MVP, graças aos seus 100% de aproveitamento e 4 ressaltos conquistados.

No segundo período o Eléctrico foi verdadeiramente demolidor, com a passagem para defesa zona a levantar inúmeros problemas ao Sampaense Basket, conseguindo o Eléctrico um parcial de 28-9, reflectindo-se o mesmo numa vantagem de 17 pontos ao intervalo, 45-28, diferença que poucos pensariam ser possível antes do início do encontro. Em termos individuais, Jorge Afonso e os seus 11 pontos garantiam-lhe a liderança em termos estatisticos, devendo no entanto salientar-se o espectacular trabalho colectivo do conjunto pontessorense.

No regresso dos balneários o Sampaense Basket surgiu transfigurado, defendendo com maior agressividade e conseguindo melhorar a sua prestação em termos ofensivos, com particular destaque para Hélder Carvalho, verdadeiro todo-o-terreno do basquetebol nacional, pela forma como intervêm nas mais variadas vertentes do jogo. Apesar das dificuldades sentidas, o Eléctrico conseguiu manter o conjunto de São Paio de Gramaços à distância, chegando ao final do terceiro período na frente por 61-55.

Estava escrito que iamos ter jogo até ao fim, com os atletas a entregarem-se completamente à partida, enquanto que nas bancadas o sofrimento reinava. O Sampaense Basket continuava a lutar pela reviravolta no marcador, tendo finalmente conseguido passar pela primeira vez para a frente a sensivelmente 2 minutos do final. A partir desse momento, o encontro passou a registar pequenas vantagens e empates, com Jorge Sing a ter nas mãos a possibilidade de colocar um possível ponto final na partida, quando com 12 segundos para jogar e com o Sampaense Basket na frente do marcador por 2 pontos, teve à disposição 2 lances livres. Mas a mão tremeu e o aproveitamento de 50% acabou por ser fatal. Na resposta, com 5 segundos para o final, Jorge Afonso sofre uma falta quando realizava um lançamento de 3 pontos. A tensão crescia no Municipal de Ponte de Sor! Três lances livres cruciais, que atendendo às fraquíssimas percentagens obtidas pelas duas equipas durante a partida poderiam ser uma verdadeira missão impossível! Falhou o primeiro, marcou o segundo e falhou o terceiro. Grande luta pelo ressalto e a bola a sobrar para Tiago Pinto, que para lá da linha de 3 pontos, consegue um lançamento verdadeiramente monumental, em queda à rectaguarda e com um adversário a pressionar. Explosão de alegria no Municipal de Ponte de Sor! Mas o jogo não tinha terminado, uma vez que o técnico do Sampaense Basket havia solicitado um desconto de tempo, faltando jogar 1,9 segundos. Festa em suspenso, reposição da bola em jogo, bola na mão de Crutchfield, ele que acabaria por ser o MVP da partida em termos estatísticos, lançamento de 3 pontos e falha! Foi o regresso da festa, com atletas a público a celebrarem efusivamente a vitória por 80-79.

Apesar da vitória ter sido alcançada pela margem mínima, podendo a mesma ter pendido para qualquer um dos lados, o Eléctrico fez por justificar o triunfo, considerando-se o mesmo como justo.

Em termos de destaques individuais, do lado do Eléctrico, numa tarde em Andriy Melnychuk utilizou onze dos doze atletas disponíveis, tendo todos eles contribuido com pontos, pela primeira vez não vamos destacar um mas sim todos eles, os doze, para além de Anastácio Sami, que mesmo não jogando não se cansou de apoiar e motivar os seus novos colegas junto ao banco de suplentes.

Pelo Sampaense Basket, para além de Ricondo Crutchfield, MVP do encontro, destaque para Jorge Sing e Hélder Carvalho.

Depois desta vitória, o Eléctrico igualou o Ginásio Figueirense (LPB) no 2º lugar do Grupo B, podendo ainda aspirar ao 1º lugar, necessitando para isso de vencer os próximos dois jogos, a realizar no próximo fim-de-semana, no Pavilhão Gimnodesportivo de Ponte de Sor.

No entanto, mais importante que isso, será o Eléctrico continuar a mostrar evolução no seu jogo, tanto em termos individuais como colectivos, para que o sucesso venha a acontecer no Campeonato da Proliga.


Alma, Eléctrico!


Eléctrico

4 - Filipe Delgado (00:00)
5 - Danilson Vieira (16:00) - 4p, 2r
6 - Carlos Bicho (05:40) - 2p, 2r
7 - Tiago Pinto (32:29) - 16p, 5r, 5a, 1rb
8 - João Lanzinha (17:59) - 9p, 1a, 1rb
9 - Jorge Afonso (29:05) - 16p, 3r, 1a
10 - Paulo Raminhos (11:48) - 4p, 3r, 2a
11 - João Pinto (12:02) - 4p, 2r, 1a, 1rb
12 - Inácio Fernandes (09:08) - 4p, 1r
13 - Pedro Afonso (25:12) - 6p, 6r
14 - Diogo Leiria (13:23) - 7p, 1r, 3a
15 - Aylton Medeiros (27:14) - 8p, 2r, 1a, 3rb

Sampaense Basket

4 - André Ruivo (00:00)
5 - Frederico Portugal (00:00)
6 - Ricardo Bem (37:48) - 10p
7 - Dário Furtado (02:59)
8 - Filipe Matos (00:00)
9 - Ricondo Crutchfield (37:01) - 17p
10 - Jorge Sing (33:17) - 12p
11 - João Balseiro (21:28) - 13p
12 - Alexandre Gama (18:32) - 12p
13 - Hélder Carvalho (32:37) - 11p
14 - Vitor Farinha (06:43)
15 - Jabyron Wilson (09:35) - 4p
.
.

1 comentários:

Anónimo disse...

No último ano vencemos 4 equipas da LPB (entre particulares e oficiais)

- Barreirense
- Casino Ginásio
- Vagos
- Sampaense Basket

Ganda joga com o sampas!