segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Seniores Masculinos Conquistam XXV Seixaliadas


A Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube conquistou as XXV Seixaliadas que se disputaram no Pavilhão Sede do Seixal. Em ano de comemoração do 25º aniversário deste importante evento desportivo que engloba várias modalidades, as equipas convidadas foram o Eléctrico F.C., o Queluz e o Atlético/SLIMCEI, que se juntaram à equipa anfitriã, o Seixal/SLIMCEI.


Meia-Final – Na Defesa Esteve o Segredo


No encontro da meia-final o Eléctrico mediu forças frente à equipa do C.A. Queluz, encontro que tinha logo à partida a curiosidade de colocar Daniel Serra, agora no Queluz, Tiago Pinto e Gil Cruz, no Eléctrico F.C., frente aos seus anteriores clubes. O primeiro período foi muito equilibrado e só um lançamento triplo de Ricardo Rodrigues no último segundo desfez a igualdade registada até essa altura, atingindo-se o final dos primeiros 10 minutos com o marcador a assinalar 17-20, favorável ao Queluz. No segundo período a equipa que veio de Queluz aumentou a diferença no marcador, fruto de uma elevada percentagem de concretização de lançamentos de 3 pontos, o que lhe permitiu chegar ao intervalo na frente do marcador por 12 pontos, 28-40. Veio o terceiro período e com ele a defesa zona do Eléctrico e o aumento da pressão defensiva. A intensidade defensiva que o Eléctrico colocou a partir dessa altura em campo foi um verdadeiro quebra-cabeças para os homens do Queluz, que passavam por grandes dificuldades para atacar o cesto. Do lado do Eléctrico, para além do bom trabalho defensivo, o base Miguel Domingos assumia o papel de líder, dando velocidade ao encontro, marcando e dando a marcar. Ponto a ponto a diferença foi diminuindo, e Robert Kennedy, melhor marcador do Eléctrico, virou mesmo o marcador quando no último segundo converteu um lançamento de 3 pontos, colocando o Eléctrico na frente por 49-46 (um parcial de 21-6). No quarto período o Eléctrico continuou a sua caminhada rumo à vitória, chegando a vantagem a ser de 10 pontos a 3 minutos do final. No entanto, alguma desconcentração, relaxamento e a pressão final do Queluz, quase deitava tudo a perder. Para além disso, ao não aproveitar os lançamentos livres à disposição o Eléctrico colocou-se numa situação que lhe poderia ter valido um dissabor. No final, após um último minuto de nervos de ambas as equipas, a vitória foi mesmo do Eléctrico por 67-64.


Pelo Eléctrico alinharam e marcaram:


- Robert Kennedy – 15
- Gil Cruz – 0
- Miguel Domingos – 11
- Tiago Pinto – 10
- João Lanzinha – 2
- Danilson Vieira – 7
- Paulo Raminhos – 1
- João Pinto – 6
- Inácio Fernandes – 8
- Pedro Afonso – 5
- Aylton Vieira – 2
- Francisco Pinto - 0


Na outra meia-final que colocou frente-a-frente o Seixal/SLIMCEI e o Atlético/SLIMCEI a vitória foi dos homens do Seixal por 77-62.


Final – União Fez a Força


Chegados à final era a vez de defrontar o anfitrião da prova, o Seixal/SLIMCEI. Foi um jogo de nervos que ficou marcado por algumas situações no mínimo duvidosas ou se preferir de avaliação muito discutível. O primeiro período foi pautado pelo equilíbrio, com as equipas a defenderem com agressividade e sem nenhuma delas se conseguir superiorizar verdadeiramente, atingindo-se o final com uma vantagem de 3 pontos para o Eléctrico, 16-19. Destaque para o facto de Robert Kennedy ter convertido 9 dos primeiros 11 pontos do Eléctrico. No segundo período o Eléctrico caiu e muito. A equipa não conseguia defender com eficácia, bloqueando mal na sua tabela, o que possibilitou à equipa seixalense a conquista de vários ressaltos ofensivos, e com um ataque pouco eficaz, foi com alguma naturalidade que o Seixal/SLIMCEI chegou aos 9 pontos de vantagem, chegando-se ao intervalo com o marcador a assinalar 36-28, favorável aos anfitriões. Veio o terceiro período e os problemas continuavam para o Eléctrico, que viu Robert Kennedy ser excluído do encontro à passagem do 5º minuto depois de um lance em que o atleta Seixalense Denis Neves soube fazer a sua parte e tirar partido da situação. Quando se pensava que era o golpe final nas aspirações alentejanas foi exactamente o contrário. A união falou mais alto e o Eléctrico começava nessa altura a sua recuperação sob a voz do seu capitão Inácio Fernandes. Chegou o último período, o marcador assinalava 47-41 favorável ao Seixal/SLIMECEI, e a reviravolta. Com Tiago Pinto a organizar e a penetrar para o cesto com eficácia, Danilson Vieira a defender e a marcar, e Pedro Afonso a rubricar um período final de alto nível (11 pontos e 4 ressaltos, 3 deles ofensivos), o Eléctrico conseguiu anular a diferença no marcador e passar para a frente. No último minuto com 6 pontos de vantagem o Eléctrico tentou gerir o resultado, apesar de nem sempre o ter feito com serenidade. A sensivelmente 40 segundos do final, a marcação de uma muito polémica e controversa falta anti-desportiva a Inácio Fernandes poderia ter deitado tudo a perder mas mesmo assim o Eléctrico conseguiu segurar a vantagem de 4 pontos, 65-69, e conquistar as XXV Seixaliadas.


Pelo Eléctrico alinharam e marcaram:


- Robert Kennedy – 9
- Gil Cruz – 0
- Miguel Domingos – 0
- Tiago Pinto – 9
- João Lanzinha – 4
- Danilson Vieira – 16
- Paulo Raminhos – 2
- João Pinto – 3
- Inácio Fernandes – 5
- Pedro Afonso – 15
- Aylton Vieira – 6
- Nuno Inácio – 0


No encontro para o 3º e 4º lugar o Queluz venceu o Atlético/SLIMCEI por 71-64.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para além das vitorias que dão sempre moral, o que me dá mais gozo neste análise à vitoria do EFC é verificar que a equipa está a trabalhar como um todo, em que todos os jogadores se poderão destacar e têm um papel importante. Apenas um senão, que se passa com o Nuno Inácio? Sei das suas grandes capacidades e apostava nele para alguns dos melhores momentos desta equipa, espero nao me enganar, Força Nuno!!

Pitoxoroglu

Anónimo disse...

PARABENS, ja ca cantam 3 seixaliadas =)

curiosidade, qual a razao da expulsao do Robert Kennedy ? 5ª falta?