sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Alentejano" Tiago Pinto analisa playoff

«Tem faltado discernimento»


A equipa de Ponte de Sor tem-se revelado como a maior surpresa das meias-finais do playoff do campeonato da Proliga. Os comandados de Andry Melnychuk já por duas ocasiões estiveram em vantagem na série diante do Penafiel, mas tem faltado ao conjunto alentejano, conforme reconhece o próprio jogador, o chamado “killing instinct” para fechar a ronda...

Foi o próprio Tiago Pinto a explicar o que tem faltado ao Eléctrico nesses momentos de decisão. “Penso que acima de tudo tem faltado algum discernimento. Talvez devido ao cansaço cometemos mais erros do que é normal e o nosso adversário tira partido disso fazendo pontos em contra ataque. Quando jogamos de forma clara e inteligente o Penafiel não consegue impor o seu jogo e tem mais dificuldades.”

Sempre que o Eléctrico esteve bem defensivamente, como comprovam os resultados das partidas em que venceu, a equipa obteve sucesso. Não sendo uma formação com enorme potencial ofensivo, a defesa irá ser a chave do sucesso para atingir a final. “Sem dúvida. O Penafiel é uma equipa que joga muito bem em contra ataque e sabe tirar partido dos nossos erros. Mas se formos agressivos na defesa e os fizermos jogar em meio campo sabemos que eles têm muita dificuldade em conseguir boas situações de lançamento.”

Um dos pontos fracos, que na opinião de Tiago poderá ser explorado no adversário, será a sua menor experiência para jogos desta dimensão. Convém não esquecer, pese embora toda a experiência do técnico Valentyn Melnychuk, esta equipa de Penafiel transitou esta temporada directamente do campeonato da CNB2. “Jogos com estas características, uma “negra”, são sempre diferentes de todos os outros. Todos os jogadores vão sentir pressão e ansiedade desde o inicio mas penso que se conseguirmos estar bem na defesa e jogarmos de forma colectiva e inteligente no ataque, alguns dos nossos adversários poderão começar a acusar mais a pressão e teremos de tirar partido disso.”

Controlar melhor a posse de bola – 25 turnovers cometidos na última partida – , tentar anular o jogo interior do Penafiel, deverão ser dois dos principais factores para uma vitória na negra. “Esses dois aspectos serão fundamentais, pois são a grande fonte de pontos do Penafiel. Se seleccionarmos bem os nossos lançamentos e reduzirmos o número de turnovers, eles não conseguirão marcar pontos em contra ataque. E se conseguirmos, também, reduzir o número de posses de bola extra que eles têm através de ressaltos ofensivos, sabemos que eles terão muitos problemas em fazer pontos e, assim, grande parte do trabalho para a nossa vitória estará feito.”

in fpb

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabens à AB Porto e à FPB pelo castigo aplicado ao Sidney Holmes

Penafiel à Liga nem que seja ao pontapé

Anónimo disse...

e qual foi o castigo ??

Anónimo disse...

é uma vergonha! não respeitaram o EFC, o jogo deve estar filmado... é inacreditavel que um jogador após expulso por agressão jogue no jogo seguinte. e o que diz o relatório do arbitro? sabem? se não disser que foi agressão está td dito... isto está feito para não deixar cair o alto investimento financeiro do Penafiel por terra, escandaloso.

Anónimo disse...

porque é que não publicaram o meu comentário da vergonha que foi a decisão do conselho de disciplina da FPB... estão com medo??? acham que foram pouco roubados??