sexta-feira, 21 de maio de 2010

Há 4 equipas para 2 lugares. Quem subirá à LPB?


Penafiel, Eléctrico, Lusitânia e Barcelos espreitam um lugar na LPB.

O dia de amanhã será decisivo para adjectivar a temporada de quatro equipas da Proliga. Penafiel, Eléctrico, Lusitânia e Barcelos estão a 40 minutos de subirem à LPB, mas só duas destas quatro equipas vão ter um sábado de festa. O Penafiel vai jogar em casa frente ao Eléctrico com a eliminatória empatada a 2. O Eléctrico venceu o 1º jogo por 76-78 mas acabou por perder o 2º por 75-56. Ambos os jogos foram jogados em Penafiel e em Ponte de Sôr registou-se uma vitória do Eléctrico por 65-61 e outra do Penafiel por 74-66. Agora, não haverá lugares a empates e, às 18h00 de amanhã, o Pavilhão Municipal de Penafiel deverá ter cheio para assistir à festa de uma das equipas. Igual cenário terá o Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo, nos Açores. Lusitânia e Barcelos também estão empatados a 2 jogos e o factor casa poderá ser fundamental como tem acontecido nos encontros anteriores. Com os jogos realizados em Angra do Heroísmo, o Lusitânia esteve na frente da eliminatória, a vencer por 2-0, fruto das vitórias caseiras por 86-80 e 91-77. Contudo, em terras minhotas, o Barcelos também fez jus ao factor casa e venceu as duas partidas (74-72 e 72-70), obrigando a ir à “negra”. Aconteça o que acontecer, amanhã é dia de festejar duas subidas de divisão. Apenas falta conhecer os reais vencedores da época e que vão ganhar o prémio de disputar a LPB na próxima época.

in snc.pt

"Alentejano" Tiago Pinto analisa playoff

«Tem faltado discernimento»


A equipa de Ponte de Sor tem-se revelado como a maior surpresa das meias-finais do playoff do campeonato da Proliga. Os comandados de Andry Melnychuk já por duas ocasiões estiveram em vantagem na série diante do Penafiel, mas tem faltado ao conjunto alentejano, conforme reconhece o próprio jogador, o chamado “killing instinct” para fechar a ronda...

Foi o próprio Tiago Pinto a explicar o que tem faltado ao Eléctrico nesses momentos de decisão. “Penso que acima de tudo tem faltado algum discernimento. Talvez devido ao cansaço cometemos mais erros do que é normal e o nosso adversário tira partido disso fazendo pontos em contra ataque. Quando jogamos de forma clara e inteligente o Penafiel não consegue impor o seu jogo e tem mais dificuldades.”

Sempre que o Eléctrico esteve bem defensivamente, como comprovam os resultados das partidas em que venceu, a equipa obteve sucesso. Não sendo uma formação com enorme potencial ofensivo, a defesa irá ser a chave do sucesso para atingir a final. “Sem dúvida. O Penafiel é uma equipa que joga muito bem em contra ataque e sabe tirar partido dos nossos erros. Mas se formos agressivos na defesa e os fizermos jogar em meio campo sabemos que eles têm muita dificuldade em conseguir boas situações de lançamento.”

Um dos pontos fracos, que na opinião de Tiago poderá ser explorado no adversário, será a sua menor experiência para jogos desta dimensão. Convém não esquecer, pese embora toda a experiência do técnico Valentyn Melnychuk, esta equipa de Penafiel transitou esta temporada directamente do campeonato da CNB2. “Jogos com estas características, uma “negra”, são sempre diferentes de todos os outros. Todos os jogadores vão sentir pressão e ansiedade desde o inicio mas penso que se conseguirmos estar bem na defesa e jogarmos de forma colectiva e inteligente no ataque, alguns dos nossos adversários poderão começar a acusar mais a pressão e teremos de tirar partido disso.”

Controlar melhor a posse de bola – 25 turnovers cometidos na última partida – , tentar anular o jogo interior do Penafiel, deverão ser dois dos principais factores para uma vitória na negra. “Esses dois aspectos serão fundamentais, pois são a grande fonte de pontos do Penafiel. Se seleccionarmos bem os nossos lançamentos e reduzirmos o número de turnovers, eles não conseguirão marcar pontos em contra ataque. E se conseguirmos, também, reduzir o número de posses de bola extra que eles têm através de ressaltos ofensivos, sabemos que eles terão muitos problemas em fazer pontos e, assim, grande parte do trabalho para a nossa vitória estará feito.”

in fpb

terça-feira, 18 de maio de 2010

Seniores - Autocarro Para Penafiel

Está disponível um autocarro para a deslocação no próximo sábado a Penafiel, para acompanhar os Seniores Masculinos no jogo 5 da meia-final da Proliga. A partida vai realizar-se às 18:00, do dia 22 de Maio, no Pavilhão Municipal de Penafiel.
.
Em caso de vitória, o Eléctrico assegura a presença na final da prova e o direito desportivo de participar na próxima época no escalão máximo do basquetebol nacional, a Liga Portuguesa de Basquetebol.
.
Se estiver interessado em marcar lugar no autocarro ou saber mais informações, deverá entrar em contacto com os responsáveis do Eléctrico Futebol Clube
.
Não Falte!

domingo, 16 de maio de 2010

Penafiel empata eliminatória em Ponte de Sor !!

Penafiel dá a resposta!!

O Eléctrico FC desperdiçou uma excelente oportunidade de poder fazer história no clube, ao perder, em Ponte de Sor, diante o CBP/Sentir Penafiel (66-74), naquele que foi o 4º jogo das meias-finais do playoff da Proliga.

Os comandados de Andry Melnychuk precisavam apenas de uma vitória para marcar presença na final da prova, sonho que também é perseguido pela formação de Penafiel. Os penafidelenses salvaram-se de uma situação bastante complicada, estando agora marcado novo jogo entre pai e filho, desta vez em Penafiel, no próximo sábado, para o tira-teimas de quem será o finalista da competição.
Encostados entre a espada e a parede, os penafidelenses deram provas do porquê de terem sido a equipa mais forte no decorrer da fase regular. Pressionados pelo resultado na série, a equipa nortenha entrou a todo gás (22-11) de forma a poder garantir o mais cedo possível a vitória no jogo.
Talvez acusando um pouco a responsabilidade do encontro, os alentejanos só no segundo quarto se soltariam dentro de campo, dando uma imagem completamente diferente enquanto equipa do que tinham demonstrado nos primeiros 10 minutos de jogo. Passaram a defender melhor e quando isso acontece tudo se torna mais fácil no ataque. O parcial de 18-13 favorável a turma de Ponte de Sor, aproximava novamente as duas equipas quando recolheram aos balneários para tempo de intervalo (29-35).

Surgiu melhor na etapa complementar a equipa orientada pelo experiente técnico Valentyn Melnychuk, que aproveitou da melhor forma os primeiros minutos da 2ª parte para fazer subir a diferença pontual que separava os dois conjuntos (51-42).

Nove pontos de vantagem à entrada do decisivo quarto, numa partida de baixa pontuação, não deixavam de ser uma almofada pontual considerável para servir os interesses dos visitantes. Nem mesmo a fantástica percentagem de 71% em lançamentos de curta e média distância dos alentejanos – 22 convertidos em 31 tentados – voltava a colocar a equipa do Eléctrico de volta na discussão do resultado. Em termos ofensivos os pupilos de Andry Melnychuk, ao conseguirem 24 pontos melhoraram substancialmente nos últimos 10 minutos do encontro, algo que não foi acompanhado pelo sucesso defensivo, uma vez que sofreram 23 pontos (66-74).
Tudo por decidir nesta meia-final do playoff e um quinto jogo, em Penafiel, que promete ser um grande espectáculo repleto de emoção. Curiosidade em se saber qual das duas equipas irá lidar melhor com a pressão e responsabilidade da partida.
O poste português Mário Gonçalves (21 pontos, 8 ressaltos e 2 roubos de bola) volta a ficar ligado ao sucesso da sua equipa, tendo formado uma boa dupla interior com o norte-americano James Grabowski (15 pontos, 4 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências).
Na formação alentejana, Tiago Pinto (18 pontos e 5 assistências) cumpriu com o que dele seria de esperar, faltaram apenas alguns pontos dos outros habituais titulares, já que João Lanzinha (9 pontos, 4 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola) acrescentou números vindos do banco.

in fpb.pt

Eléctrico a Uma Vitória da Final do Playoff

Eléctrico coloca-se em vantagem

Alentejanos estão a uma vitória da final do playoff


A equipa alentejana do Eléctrico FC continua a causar sensação na meia-final do playoff do campeonato da Proliga já que, ao vencer este sábado o conjunto de Penafiel, por 65-61, colocou-se novamente em vantagem na série (2-1) e tem a oportunidade de fechar amanhã a eliminatória, a jogar perante o seu público.

O segundo jogo terminou de uma forma bastante estranha para a formação de Ponte de Sor, que esteve praticamente os últimos 13 minutos da partida sem converter qualquer ponto. O oposto sucedeu no inicio deste terceiro encontro, com a equipa da casa a demonstrar grande apetência para chegar ao cesto. O 1º período ficou marcado pelo recital ofensivo do Eléctrico, que no final dos primeiros 10 minutos vencia, por 26-8.

Atordoados pelo começo forte do adversário, os comandados de Valentyn Melnychuk recompuseram-se no quarto seguinte, melhorando significativamente nas questões defensivas – 8 pontos apenas sofridos – enquanto que no ataque a equipa começava finalmente a entrar no seu ritmo habitual. O intervalo chegou e, apesar da boa recuperação dos penafidelenses durante o 2º quarto, os visitados saíam na frente ainda com uma vantagem de 7 pontos (34-27).
A etapa complementar foi mais parca em marcação de pontos, especialmente no 3º quarto (14-12), período durante o qual a formação de Ponte de Sor voltou a apostar na defesa, de forma a impedir a recuperação do adversário. Os 9 pontos (48-39) que dispunham à entrada do derradeiro quarto davam aos pupilos de Andry Melnychuk uma margem confortável para gerir nos últimos minutos da partida. A menos que se repetisse o sucedido no último jogo. Apesar de os nortenhos terem sido superiores no decisivo período (22-17), isso não foi o suficiente para lhes proporcionar a reviravolta no marcador.
Depois de uma época brilhante, o Penafiel terá amanhã o seu jogo mais importante da época em que é obrigatório vencer para manter a aspiração de subir à Liga. Do lado contrário, estará um adversário que partia para esta eliminatória na condição de outsider e que agora tem à sua mercê uma excelente oportunidade para fazer história no clube. Falta saber como irão reagir os alentejanos, agora que têm a obrigação de fechar a série, já que estão em vantagem na eliminatória e jogam perante o seu público.
A dupla composta por Tiago Pinto (20 pontos, 6 assistências, 3 roubos de bola e 2 assistências) e Jorge Afonso (21 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências) que durante a fase regular foi o esteio desta equipa alentejana, voltou a demonstrar a preponderância que tem no desempenho do grupo.
O norte-americano Sidney Holmes (27 pontos, 15 ressaltos e 2 assistências) foi de longe o mais inconformado dos penafidelenses, que apesar de terem dominado por completo a luta do ressalto (31/13), se as estatísticas estiverem certas, estiveram pouco inspirados no lançamento e falharam da linha de lance-livre (13 em 20), algo que em partidas equilibradas e quase sempre fatal.

in fpb

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Seniores - Entrevistas ao Planeta Basket e F.P.B.

Entrevista de Andriy Melnychuk ao Planeta Basket

Clique aqui:

http://www.planetabasket.pt/dev/index.php?option=com_content&task=view&id=11917&Itemid=500

Entrevista de Danilson Vieira ao site da F.P.B.

Clique aqui:

http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=8906273332&p=fpb.201020&t=fpb.200058&k_id_noticia=33192

terça-feira, 11 de maio de 2010

Seniores - Duas Vitórias Garantem Subida à Liga Portuguesa de Basquetebol

Todos ao Pavilhão Municipal de Ponte de Sor
.
Jogo 3
.
Jogo 4
.
.
Jogo 5
.