sexta-feira, 19 de março de 2010

Seniores Masculinos- Viagem aos Açores com 2 derrotas

Lusitânia 80-72 Eléctrico

Foi um Lusitânia um pouco diferente do habitual aquele que se apresentou na 17.ª jornada da Proliga. Diferente porque, fundamentalmente, o rendimento foi menor em alguns dos momentos em que a equipa é mais forte. Claro que há, ao mesmo tempo, muito mérito do Eléctrico, que chegou a Angra do Heroísmo com atitude vencedora. Os 80-72 finais espelham estas dificuldades, mas reflectem, também, justiça.

O bem conhecido Anastácio Sami foi um dos elementos chave do cinco de Ponte de Sor. À custa da sua larga experiência, foi ressaltador (12) e atirador (quatro triplos). Os insulares nem sempre defenderam a preceito e Sami foi promovendo um carrossel entre o interior e o exterior, o que originou importante domínio nos lançamentos longos até ao intervalo. Jorge Afonso e Pedro Afonso também tiveram papel activo neste capítulo.
O duelo mais interessante aconteceu na base e Daniel Monteiro e Tiago Pinto mostraram que são, de facto, de um nível superior. Começou por brilhar Tiago, com altas percentagens de lançamento e enorme capacidade para descobrir os colegas em zona de concretização. Daniel entrou algo titubeante, não conseguindo, por exemplo, potenciar o contra-ataque, onde os verdes costumam ser letais. Subiu de produção com o andar do relógio e o conjunto saiu beneficiado. Com 21 pontos, foi determinante na conquista do triunfo.
Mas é preciso não esquecer o papel de Josimar Cardoso neste jogo, sem dúvida o elemento mais regular da equipa, nomeadamente na hora de fazer a bola atravessar o cesto (4/4 nos lançamentos de dois pontos, 5/7 nos triplos). Excelente atuação. O mesmo já não se pode dizer de Mohamed Camará e Carl Lee, muitos furos abaixo das suas reais capacidades.
Com 43-41 ao intervalo, vantagem esta conquistada sobre os 20 minutos, o Eléctrico ainda virou o resultado no quatro período, mas a qualidade do Lusitânia resolveu o problema. Nesta altura, com turn-overs em excesso de parte a parte, o encontrou conheceu uma fase menos bonita, com os da casa a levarem a melhor no “joguinho das faltas”, engordando uma até aqui pouco produtiva percentagem nos lances livres.
Deixamos a justificação do título desta crónica para o fim, pois o homem merece um parágrafo só para si. Marcel Momplaisir é um jogador à parte. Um espectáculo dentro do próprio espetáculo. Corre, salta, esperneia, faz caretas e é de uma atitude sem limites. Depois, os números fizeram dele o MVP da partida: 14 pontos (6/6 nos lançamentos de dois pontos), 17 ressaltos, cinco assistências, dois desarmes e dois roubos de bola, num total de 38 pontos de eficácia.

in LUÍS ALMEIDA |DI




Terceira Basket 89-82 Eléctrico

Foi muito graças à soberba prestação de Matthew Murrer, especialmente durante a primeira-parte, que o Terceira Basket conseguiu minimizar os males causados pela derrota na ronda anterior, diante do Sangalhos. O norte-americano esteve imparável na concretização e comandou os insulares rumo ao triunfo na recepção ao Eléctrico, em jogo da 18.ª jornada da Proliga, que volta a deixar tudo em aberto no que toca à luta pelo play-off.
A eficácia de lançamento de Matthew é impressionante: não fosse um triplo desperdiçado no quarto período e as tentativas teriam sido 100% certeiras em todas as zonas (6/6 nos lançamentos de dois pontos, 4/5 nos triplos e 1/1 nos lances livres). Depois, foi igualmente decisivo para o largo domínio que os pupilos de Nuno Barroso exerceram na luta das tabelas (31 contra 18), conquistando 15 ressaltos. Contribuiu com 22 pontos para os 49-39 registados ao intervalo. De longe, o MVP.
O Eléctrico até entrou melhor, mas o Terceira superiorizou-se à medida que afinava a pontaria no jogo exterior. Os locais concretizaram 36 pontos através dos triplos, quando os forasteiros apenas o conseguiram por três vezes. Tiago Pinto e Jorge Afonso foram os mais produtivos, mas o conjunto de Andry Melnychuk quebrou claramente em termos físicos depois do intervalo, o que originou a que os seus principais elementos tivessem tempos de utilização bem menores do que na véspera.
Os angrenses fabricaram um parcial importante no segundo período (27-15), inflacionado após o descanso (19-14). A turma de Ponte de Sôr tentou inverter o rumo dos acontecimentos no derradeiro quarto (21-29), mas os da casa mostraram-se consistentes no controlo. Destaque para os contributos de Tiago Pinheiro, Álvaro Pontes e Nuno Monteiro, com uma boa prestação, também, de João Ávila (cinco assistências), enquanto que este não foi, claramente, o fim de semana de Renato Lindmets, que apenas concretizou quatro pontos e já nos derradeiros 10 minutos.
Com esta vitória (89-82), indiscutível, o Terceira Basket manteve a 10.ª posição, mas agora com os mesmos 25 pontos do Seixal (com quem perdeu na primeira volta por 70-66, permanecendo, ao mesmo tempo, a apenas um ponto de AngraBasket e Sangalhos. Faltam quatro jornadas para terminar a fase regular e Seixal e Sangalhos ainda se vão encontrar, enquanto o Terceira vai receber o Seixal, mas detém desvantagem no confronto directo com Sangalhos e… AngraBasket. Galitos e Eléctrico já estão à distância de duas vitórias. Uma luta que promete.


in LUÍS ALMEIDA |DI


0 comentários: