quarta-feira, 16 de julho de 2008

3 para 3 com Francisco Pinto

Francisco Pinto é um jovem formado na Secção e que ano após ano tem evoluído e conquistado o seu espaço no plantel Sénior. Peça fundamental na manobra da equipa de Juniores A que venceu as diferentes provas em que participou na temporada transacta, o mais jovem dos irmãos Pinto foi desafiado para um 3 para 3 e respondeu afirmativamente à chamada com confiança e muitos sorrisos à mistura.


- És um defensor nato. Trabalhas muito esse aspecto do teu jogo?

Em relação a ser ou não ser um defensor nato (sorriso), isso depende do ponto de vista de cada um para julgar determinado jogador em qualquer aspecto dentro de campo. Na minha modesta e sincera opinião tenho noção que defendo com grande agressividade, sendo essa a "arma" mais forte que possuo hoje em dia como jogador de basquete. Mas tenho noção que com trabalho, dedicação e principalmente treinos vou, pouco a pouco, melhorar em muitos aspectos para me tornar uma opção regular do treinador, não só quando a equipa necessita de defender. O aspecto defensivo não se aprende de um dia para o outro, é necessário ter um grande coração, uma grande vontade, e no meu caso ter grande "gozo" ao ver que o meu adversário não recebe a bola e que "fica maluco” com a minha maneira de defender (sorriso).

- Qual o segredo para conseguires manter a "cabeça fria" quando enfrentas adversários que não reagem bem a marcações mais apertadas?

O meu jogo é mesmo esse, defender de tal maneira que o meu adversário comece a ficar irritado e chateado por ter “um cola” que não o larga sempre atrás. Depende muito do psicológico de cada jogador em manter a calma e não se irritar. São poucos mas ainda existem (sorriso) e isso como já disse dá-me imenso gozo. Eu faço apenas o meu jogo – defender bem e ignorar as provocações.

- Quais as perspectivas para a próxima época?

Depois de uma época transacta de grandes feitos para o basquetebol do Eléctrico, tanto em Juniores A como em Seniores, posso afirmar com grande confiança que este ano irá correr muito bem. Nunca sonhando muito alto, mas acredito que temos uma equipa forte capaz de manter na PROLIGA e fazer boa figura perante equipas de grande nível. Vamos esperar para ver…

1 comentários:

Anónimo disse...

50Pinto......ahahhaah

Tas pai com tanta cenas de defesa e etc, podes logo admitir q tens e' mt massa e os gajos n aguentam...e como se tem dito smp:

"Qem nao aguenta tem sempre um banquinho a sua espera!"

Ptt bem