quinta-feira, 31 de julho de 2008

Campeonato da Europa de Sub-20 Vai Começar


Tem início amanhã o Campeonato da Europa de Sub-20, Divisão B, sendo a prova disputada na Roménia, cidade de Targu Mures, entre os dias 1 e 10 de Agosto de 2008. A nossa selecção está englobada no Grupo A, juntamente com as selecções da Noruega, Grã-bretanha, Finlândia e Macedónia, iniciando a sua participação frente à Macedónia no dia 1 de Agosto pelas 13:45. O jovem Tiago Pinto, que na próxima época irá integrar o plantel Sénior, vai defender as cores nacionais e desde já aproveitamos para desejar boa sorte não só a ele mas também a toda a comitiva lusa presente neste campeonato.

Se quiser acompanhar as incidências desta prova aqui lhe deixamos o endereço electrónico oficial da mesma:

http://www.fibaeurope-u20men.com/enDivB/default.asp

Tiago Pinto em Discurso Directo


Antes de partir para Roménia para disputar o Campeonato da Europa de Sub-20 fomos falar com Tiago Pinto, uma das caras novas do plantel Sénior 2008/2009. Foi com grande disponibilidade que acedeu a responder-nos a algumas questões e ficámos a saber qual o motivo que o levou a optar pela nossa Secção. Fique agora a saber um pouco mais sobre este jovem jogador que tem um futuro brilhante à sua frente.

Como te defines como jogador?

- Acho que não me enquadro num “tipo” de jogador. Posso dizer que gosto de pôr velocidade no jogo e ser bastante agressivo com a bola, seja por penetrações, para assim puder criar lançamentos fáceis para os meus colegas, ou através do meu lançamento exterior. Dentro de campo dou tudo o que tenho e nunca desisto, pois detesto perder, sou bastante competitivo.


O que te levou a optar pela Secção de Basquetebol do E.F.C.?

- A forma como me trataram e me puseram à vontade desde o primeiro momento foi óptima! Falaram honestamente comigo sobre aquilo que esperavam de mim e sobre os objectivos da equipa.

Mas talvez o que me motivou mais foi a confiança que depositaram em mim e o facto de termos condições para fazer uma grande época, tal como disse sou muito competitivo.


Já conheces algum dos teus novos colegas de equipa?

- Sim. Joguei com o Pedro Afonso no Queluz e sou um grande amigo dele, inclusive foi com ele que falei quando o Eléctrico me contactou. Também estive com o Raminhos em alguns dos estágios de preparação da selecção Sub-18 de 2006, e o Danilson Vieira foi meu adversário diversas vezes nos campeonatos de Lisboa de Juniores. De todos eles só tenho coisas boas a dizer e penso que isso vai fazer com que a minha integração seja fácil e rápida.


Quais as tuas perspectivas para a época 2008/2009?

- Tenho noção que vai ser uma época muito longa e dura, mas se todos nos focarmos nos nossos objectivos e nos apoiarmos uns nos outros para os atingir, então temos grandes possibilidades de ter êxito.


Gostarias de deixar uma mensagem para os adeptos da Secção?

- Esta época não vai ser fácil mas penso que com muito trabalho, dedicação e com o vosso apoio poderemos surpreender muita gente. Entraremos em todos os jogos para ganhar e mesmo nos momentos menos bons saberemos dar a volta por cima.

Quanto a mim podem esperar uma grande entrega e espírito lutador em todos os momentos, estou motivado e confiante de que esta época vai ser muito positiva.

Um Abraço a todos.

Miguel Domingos Abre o Jogo


Depois de nos ter deixado uma primeira mensagem, chegou a hora de falarmos um pouco mais com Miguel Domingos, ou melhor, com o Mike! Depois de Estrelas da Avenida (formação e mais tarde 1ª divisão), Maria Pia, (empréstimo de acordo mútuo entre os dois clubes), Algés e Dafundo (Proliga), Academia (CNB2 e CNB1) e participações em selecções da A.B. Lisboa, aceitou com grande orgulho este novo desafio.

Como te defines como jogador?

- Jogador rápido, bom defensor, ofensivamente bom na penetração e no um para um, nos últimos anos melhorei muito no jogo exterior o qual me dá muita capacidade ofensiva. Embora o jogo em equipa na exploração da melhor solução ofensiva, sejam elas as mais variadas, seja sempre a melhor opção, pois o base é o complemento do treinador em campo.


O que te levou a optar pela Secção de Basquetebol do E.F.C.?

-Palavras para quê! Penso que muito bem organizado, quer administrativamente, quer na parte da equipa técnica que não há palavras, os resultados estão à vista de todos os que acompanham o basquetebol português. Eu sempre tive algo em que me identifiquei com o clube. Humildade, Vontade de Vencer, Garra e muito Fair-Play.


Já conheces algum dos teus novos colegas de equipa?

- Claro que sim, grandes jogos sempre, mas muito respeito por todos eles sempre que perdi e ganhei. Por isso o facto de também ter optado por me juntar a um grupo que me parece acolhedor, onde o principal objectivo é o clube e não méritos individuais.


Apesar de o plantel ainda não estar completo sentes que tem qualidade suficiente para atacar a Proliga?

- Vai ser difícil, é um campeonato muito competitivo (onde já joguei muitas vezes), onde a regularidade até ao playoff, é muito importante. Mas sem dúvida, que com o conhecimento mútuo de todos os jogadores, vai ser uma mais valia. Sonhar faz parte da vida, e nós vamos continuar nesse sonho até atingirmos os nossos objectivos. A ambição faz parte da vida.


Quais as tuas perspectivas para a época 2008/2009?

- Acima de tudo, que quer eu, quer os meus colegas não tenhamos lesões graves. Colectivamente que consigamos chegar o mais longe possível, deixando sempre uma boa imagem em todos os jogos que orgulhe, os treinadores, direcção e também as pessoas que nos apoiam, pois são fundamentais neste novo capítulo do clube. Pessoalmente, que tenha saúde e que possa dar o meu contributo sempre da melhor forma, que continue a fazer boas exibições, mas desta vez contra outras equipas.

Sabias Que...


Sabias que só em 1934 foi jogado o primeiro jogo de basquetebol feminino em Portugal.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Especialmente Para Si!


Como sabemos que gosta de surpresas decidimos preparar uma especialmente para si que faz questão de nos acompanhar todos os dias. Directamente da cidade de Kiev, na Ucrânia, uma entrevista exclusiva com o ex-Seleccionador Nacional e ex-Técnico da Secção Valentin Melnychuk! Na próxima terça-feira no espaço “Jogo Interior” ficará a saber, entre outras coisas, o que pensa este grande senhor do basquetebol sobre o novo modelo competitivo da F.P.B. e que balanço faz do trabalho desenvolvido pelos seus familiares na nossa Secção. Verdadeiramente imperdível!




Se pensa que ficamos por aqui está enganado. Na próxima semana o “3 para 3” contará com a presença de um dos maiores ídolos dos adeptos pontessorenses, Inácio Fernandes. Este verdadeiro guerreiro mais uma vez não recusou um desafio e acedeu a responder-nos a algumas questões bem à sua maneira.


E claro que haverá mais, muito mais!

3 para 3 com João Lanzinha


Para o 3 para 3 desta semana desafiámos João Lanzinha, atleta dos plantéis de Juniores A e Seniores Masculinos. Aos 19 anos de idade prepara-se para fazer a sua terceira época no plantel Sénior depois já ter estado ao serviço da Selecção Nacional de Sub-18 e de ter vencido, entre outros, o Campeonato da CNB1-Zona Sul e a Taça Nacional de Sub-20. Conhecido pela forma serena com que encara cada partida e por revelar uma maturidade invulgar para a sua idade mesmo nos ambientes mais adversos, é já uma imagem de marca da Secção e da sua formação, tendo encarado com a sua tranquilidade habitual mais este desafio.

Tens conseguido afirmar-te no plantel Sénior e revelado uma grande maturidade apesar da idade. Qual o teu segredo?

- Segredo? Bem, penso que a afirmação vem desde o início da época e apesar da lesão que sofri a meio e que me impossibilitou de jogar durante cerca de 1 mês tive de trabalhar mais para voltar a merecer novamente a confiança do treinador. Ao início foi um pouco difícil voltar a jogar porque jogava sempre com medo de poder lesionar-me novamente mas a medida que a época foi avançando fui ganhando confiança, confiança essa que veio boa parte dela da equipa de juniores. Em relação a maturidade, penso que isso já é algo que sempre tive e com a qual por exemplo já tinha discutido com colegas de equipa pois entro para os jogos sem pressão. Apenas vou para o campo, jogo e durante o jogo vou tentando melhorar a minha maneira de jogar, mas tudo “sem stress”!


Sendo tu um jogador formado na Secção qual a tua opinião sobre o trabalho que tem sido desenvolvido a esse nível?

- Penso que o basquetebol em Ponte de Sôr tem vindo a crescer cada vez mais e com a subida a um escalão superior por parte da equipa Sénior do E.F.C. fez com que não fosse só o futebol a ser “acarinhado” pelos habitantes pontessorenses. Claro que isto tudo se deve ao grande apoio e confiança que algumas pessoas sempre tiveram em nós e que sempre nos ajudaram.

Em relação à Secção, acho que se tem vindo a desenvolver um trabalho muito bom desde o início da temporada, não só com a contratação de jogadores que nos ajudaram e muito (em termos de jogo e a nós juniores) dentro e fora do campo, como a criar uma equipa mais coesa e competitiva. Com a criação do novo pavilhão e do Blogue do E.F.C., penso que se tem motivado as pessoas para um maior apoio ao basquetebol não só da cidade mas também de fora. Desde já os meus parabéns pela iniciativa!


Quais as perspectivas para a próxima época?

- Depois de uma época bastante difícil e cansativa, com a entrada para a Proliga dos Seniores e com a vitória na Taça Nacional dos juniores A, o principal objectivo desta época em relação aos Seniores será ir ao playoff ou, se não conseguirmos esse objectivo, no mínimo a manutenção na Proliga. Penso que esta nova época irá ser muito rentável para todos nós, uma vez que iremos jogar com equipas de topo a nível nacional, o que desde logo ira trazer o nome do E.F.C. um pouco mais “ao de cima”. Já para os Juniores apenas desejo uma época tão boa ou melhor que a época transacta, uma vez que, à partida, já não iremos jogar na Taça Nacional, espero que consigamos fazer boa figura no Campeonato Nacional e tentar chegar o mais longe possível ou até mesmo tentar sermos campeões.

Troféu António Pratas Marca Arranque da Temporada 2008/2009


O Troféu António Pratas irá marcar o arranque da nova época. A competição irá desenrolar-se nos dias 26, 27 e 28 de Setembro de 2008, em Sangalhos, Ponte de Sôr e São Paio de Gramaços, respectivamente.

A 1ª Jornada será realizada no Pavilhão do Sangalhos Desporto Clube, em Sangalhos, e os jogos serão os seguintes:

26-09-2008 – 19:30h – AngraBasket – Sampaense B.
26-09-2008 – 21:45h – Sangalhos D.C. – Eléctrico F.C.

A 2ª Jornada irá ser disputada em Ponte de Sôr, no Pavilhão Municipal de Ponte de Sôr, e os encontros só serão definidos após a realização da primeira jornada, ou seja, os resultados alcançados na 1ª Jornada irão definir os encontros da 2ª Jornada. A única certeza é que a Secção jogará o encontro das 18:15h uma vez que a equipa da casa jogará sempre o último jogo da Jornada.

27-09-2008 – 16:00h – A definir
27-09-2008 – 18:15h – Eléctrico F.C. – Se vencer na 1ª jornada joga com o derrotado do AngraBasket – Sampaense. Se perder na 1ª Jornada joga com o vencedor desse mesmo jogo.

A 3ª Jornada vai ter lugar em São Paio de Gramaços, no Pavilhão Serafim Marques, e irá opor as equipas que ainda não se tiverem defrontado entre si. Mais uma vez a única certeza é o facto de o Sampaense B. ir disputar o último jogo da Jornada.

28-09-2008 – 15:00h – A definir
28-09-2008 – 17:15h – Sampaense B. – A definir

Apelamos desde já à comparência em massa dos nossos adeptos nesta prova que marcará o arranque da época competitiva 2008/2009.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Eléctrico F.C. – S.L. Benfica Logo a Abrir!


O sorteio do Campeonato da Proliga 2008/2009 realizado esta tarde na sede da F.P.B. ditou um muito desejado Eléctrico F.C. – S.L. Benfica logo na primeira jornada do campeonato, jornada essa que será também a primeira das 12 jornadas cruzadas a realizar. Curiosamente a Secção tem até ao momento vantagem no confronto directo nos jogos realizados em todos os escalões frente a este poderoso adversário. No que diz respeito às jornadas cruzadas a Secção irá receber no Municipal de Ponte de Sôr para além do S.L. Benfica as equipas C.F. Os Belenenses, Lusitânia, F.C. Porto, Vitória S.C. e A.D. Vagos.

Aqui fica o calendário das jornadas cruzadas da Secção:

1ª Jornada – 04-10-2008 – Eléctrico F.C. – S.L. Benfica
2ª Jornada – 18-10-2008 – Ginásio C.F. – Eléctrico F.C.
3ª Jornada – 01-11-2008 – Eléctrico F.C. – C.F. Os Belenenses
4ª Jornada – 15-11-2008 – F.C. Barreirense – Eléctrico F.C.
5ª Jornada – 06-12-2008 – Eléctrico F.C. – Lusitânia
6ª Jornada – 27-12-2008 – A. Académica C. – Eléctrico F.C.
7ª Jornada – 10-01-2009 – Eléctrico F.C. – F.C. Porto
8ª Jornada – 31-01-2009 – A.D. Ovarense – Eléctrico F.C.
9ª Jornada – 14-02-2009 – Eléctrico F.C. – Vitória S.C.
10ª Jornada – 28-02-2009 – CAB Madeira – Eléctrico F.C.
11ª Jornada – 21-03-2009 – Eléctrico F.C. – A.D. Vagos
12ª Jornada – 11-04-2009 – A.E. Física D.T.V. – Eléctrico F.C.

Em relação à fase regular, a Secção começa a sua participação também em casa frente ao Sampaense Basket, uma das equipas com maior historial nesta competição. O último jogo desta fase regular será também em casa frente ao C.A. Queluz. O alinhamento das jornadas será o seguinte:

1ª Jornada – 10-10-2008 – Eléctrico F.C. – Sampaense B.
2ª Jornada – 11-10-2008 – Eléctrico F.C. – AngraBasket
3ª Jornada – 25-10-2008 – B. Barcelos – Eléctrico F.C.
4ª Jornada – 08-11-2008 – C.P. Esgueira – Eléctrico F.C.
5ª Jornada – 22-11-2008 – Eléctrico F.C. – Galitos F.C.
6ª Jornada – 23-11-2008 – Maia B. – Eléctrico F.C.
7ª Jornada – 27-11-2008 – Eléctrico F.C. – Sangalhos D.C.
8ª Jornada – 01-12-2008 – Seixal F.C. – Eléctrico F.C.
9ª Jornada – 13-12-2008 – Illiabum – Eléctrico F.C.
10ª Jornada – 20-12-2008 – Eléctrico F.C. – Atlético C.P.
11ª Jornada – 21-12-2008 – C.A. Queluz – Eléctrico F.C.
12ª Jornada – 03-01-2009 – Sampaense B. – Eléctrico F.C.
13ª Jornada – 17-01-2009 – AngraBasket – Eléctrico F.C.
14ª Jornada – 07-02-2009 – Eléctrico F.C. – B. Barcelos
15ª Jornada – 08-02-2009 – Eléctrico F.C. – CP Esgueira
16ª Jornada – 21-02-2009 – Galitos F.C. – Eléctrico F.C.
17ª Jornada – 07-03-2009 – Eléctrico F.C. – Maia B.
18ª Jornada – 14-03-2009 – Sangalhos D.C. – Eléctrico F.C.
19ª Jornada – 28-03-2009 – Eléctrico F.C. – Seixal F.C.
20ª Jornada – 29-03-2009 – Eléctrico F.C. – Illiabum
21ª Jornada – 18-04-2009 – Atlético C.P. – Eléctrico F.C.
22ª Jornada – 25-04-2009 – Eléctrico F.C. – C.A. Queluz

No troféu António Pratas, Zona Centro, o nosso primeiro adversário será o Sangalhos D.C., enquanto o segundo adversário sairá do encontro que irá opor o Sampaense B. ao AngraBasket. Esta prova irá marcar o arranque da temporada para as equipas da L.P.B. e Proliga.

Para ficar a saber os restantes jogos do calendário 2008/2009 pode consultar o site da F.P.B.: http://www.fpb.pt/

Pedimos desculpa pelo atraso na publicação do Calendário para época 2008/2009 mas não nos foi possível fazer melhor.

Jogo Interior com Miguel Dias


O convidado desta semana do “Jogo Interior” é o jovem Miguel Dias de 13 anos de idade e que na última temporada se sagrou Campeão Distrital da A.B. Santarém em Infantis Masculinos. Perante a irreverência própria da idade deu-nos algumas respostas curtas mas que demonstram a sua ambição e vontade de triunfar no mundo do basquetebol.


O que representa para ti esta fantástica modalidade?

- Uma paixão.

Quais os teus ídolos no basquetebol?

- O Lebron James porque é um jogador eficaz e que lê muito bem o jogo.

Como te defines como jogador?

- Um jogador com as mesmas capacidades que os outros mas sempre com vontade de aprender.

Quais os teus objectivos em termos pessoais ao nível do basquetebol?

- Jogar pelos Seniores do Eléctrico e depois jogar numa das melhores ligas do mundo, a NBA.

Qual foi a sensação de conquistar o Campeonato Distrital de Infantis Masculinos?

- Foi uma sensação muito boa já que houve emoção ate aos últimos jogos e também porque foi o meu primeiro troféu até hoje.

O facto de a Secção passar a defrontar a partir da próxima época as principais equipas nacionais funciona como um estímulo para ti?

- Claro que serve como um estímulo porque assim vou treinar cada vez melhor e esperar que o Eléctrico se mantenha na Proliga para quando for sénior eu também jogar contra as melhores equipas portuguesas.

Seguramente que a mensagem para os adeptos será transmitida sempre que envergar a camisola da nossa Secção.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Semana em Grande


Esta semana não perca o “Jogo Interior” com Miguel Dias (Infantis Masculinos) e o “3 para 3” com João Lanzinha (Juniores A e Seniores Masculinos). Entretanto, como gostamos que fique a saber sempre mais, fomos ter com o Miguel Domingos e o Tiago Pinto e colocámos-lhes algumas questões para que fique a saber mais sobre estas duas caras novas do plantel de Seniores Masculinos. Outro assunto que será objecto de atenção especial será o sorteio da Proliga a realizar esta terça-feira na sede da Federação Portuguesa de Basquetebol. Fique atento…fique connosco!

Quer Ficar Ligado à História da Secção?


Quer ficar ligado à história da Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube de Ponte de Sôr? Aqui tem a sua oportunidade! A Secção decidiu avançar para a criação de um novo logótipo, e como gostaríamos que participasse activamente neste projecto decidimos aceitar as suas sugestões. Para o efeito, basta elaborar um logótipo que terá que incluir obrigatoriamente o símbolo do clube e alguma referência ligada a essa fantástica modalidade que é o basquetebol. As propostas apresentadas serão analisadas e a vencedora passará a ser adoptada pela Secção. Ficamos a aguardar as suas sugestões, sendo que estas deverão ser enviadas para efcbasket@gmail.com. Contamos consigo!

sábado, 26 de julho de 2008

Miguel Domingos vai equipar à Eléctrico


O base Miguel Domingos, também conhecido por Mike, será jogador da Secção na próxima época. Na última temporada o atleta de 27 anos de idade representou a Academia Musical 1º de Junho 1893, depois de passagens por Sport Algés e Dafundo, Centro Recreativo Estrelas da Avenida e Maria Pia Sport Clube, tendo rubricado excelentes exibições, o que despertou o interesse da Secção, acabando as duas partes por chegar a entendimento. Vai sem dúvida reforçar o lote de bases do plantel sénior, sendo o mais experiente dos jogadores que jogam na posição 1 à disposição do treinador. O facto de o plantel contar com vários Juniores A e sendo a próxima época bastante longa, fez com que se partisse para a aquisição de mais este excelente reforço para a posição 1. As primeiras palavras como atleta da Secção foram para os adeptos da Secção:


- Olá a todos os apoiantes do Eléctrico F.C. de Ponte de Sôr. É com grande honra e privilégio que eu me irei juntar ao vosso Clube. Convicto dos novos desafios, que se avizinham prometo ajudar da melhor forma possível com dedicação, atitude e muita garra o nosso clube. Nunca esquecendo que também o vosso apoio é fundamental na conquista de todos os nossos objectivos. Sinto-me feliz por fazer parte da vossa família e agradecer o facto de poder pertencer a este tão bonito episódio deste grande clube. Até breve...Mike.


Bem-vindo ao grupo Mike e que tudo te corra pelo melhor nesta nova etapa da tua carreira.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Segunda Fase da Campanha Publicitária

A segunda fase da campanha publicitária “Não Feche os Olhos” sai para a rua este fim-de-semana através da distribuição de cartazes. Como gostamos que seja o primeiro a saber tudo o que se passa em torno da Secção, aqui fica em primeira-mão o referido cartaz. Recordamos que se for um dos potenciais interessados poderá entrar em contacto com os responsáveis da Secção através do e-mail efcbasket@gmail.com.

Internacional Sub-20 a Caminho de Ponte de Sôr

Tem 20 anos, 1,84m de altura, 75kg de peso, é base, fez toda a sua carreira desportiva no Clube Atlético Queluz, passou pelo Centro de Alto Rendimento do Jamor, vai estar presente no próximo Campeonato da Europa de Sub-20 e é uma grande aposta da Secção para a próxima edição da Proliga. Falamos de…Tiago Pinto. Na próxima época o jovem base internacional irá equipar com as nossas cores e demonstrará o porquê de ser considerado uma das grandes esperanças do basquetebol nacional. A vontade demonstrada pelo atleta de representar a Secção foi enorme logo desde o primeiro contacto, assim como a vontade que a Secção tinha em contar com os seus serviços. Que a próxima época seja a da tua afirmação a nível sénior e que tudo te corra da forma que mais desejas no próximo Campeonato da Europa são os nossos votos. Bem-vindo ao grupo Tiago.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Estamos Oficialmente na Proliga 2008/2009

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) já divulgou quais os clubes que irão integrar a nova Liga Portuguesa de Basquetebol (LPB) e a PROLIGA na temporada 2008/2009. A candidatura da Secção foi aceite e irá participar na próxima edição da PROLIGA. As equipas participantes nas duas provas irão disputar jornadas cruzadas, estando a primeira dessas jornadas agendada para o primeiro fim-de-semana de Outubro de 2008, sendo esta a jornada inicial do Campeonato. As candidaturas aceites foram as seguintes:

- LPB
A.D. Ovarense; Vitória S.C.; F.C. Porto; A.D. Vagos; Ginásio C.F.; C.A.B.; S.L. Benfica; C.F. Belenenses; S.C. Lusitânia; F.C. Barreirense; A. Académica. C. e A.E. Fisica D.T.V.

- PROLIGA
Sampaense; Galitos; Esgueira; Atlético; Illiabum; Sangalhos; Maia; Barcelos; Angrabasket; Queluz; ELÉCTRICO F.C. e Seixal.

Os sorteios das referidas provas e dos Troféus António Pratas realizam-se no dia 29 de Julho de 2008, pelas 17:30 na sede da FPB. Nesse mesmo dia irá realizar-se uma reunião com os clubes participantes nestas provas para analisar o processo de sorteio. Antes desta data as equipas deverão estar inscritas nas respectivas Associações.

Sabias Que...

Sabias que o 1º Campeonato de Portugal foi disputado em 1933, com a participação de 8 equipas, nomeadamente, Académico, Fluvial, Guifões, F.C. Porto, S.P. Braga, Atlético de Braga, Sporting de Gouveia e Conimbricense, tendo sido este último o vencedor da competição.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

3 para 3 com Paulo Raminhos

Produto das escolas de formação da Secção, Paulo Raminhos tem-se evidenciado ano após ano sendo já uma referência do basquetebol pontessorense. Esteve no Centro de Alto Rendimento do Jamor, marcou presença no Campeonato da Europa de Sub-18 e na época transacta, apesar de ser bastante jovem, iniciou a sua carreira de treinador na formação da Secção. A forma apaixonada com que se entrega em cada jogo é demonstrativa do carinho que tem pela modalidade e pela camisola que enverga. Como não é rapaz para fugir a um desafio aceitou sem problemas participar neste 3 para 3.


Como foi para ti a sensação de participar num Campeonato da Europa com as cores nacionais?

- Para mim participar num Campeonato da Europa pela selecção portuguesa foi grande privilégio porque joguei contra jogadores de elevado nível, sendo também uma grande responsabilidade porque estava a representar o meu país, a minha região, o meu distrito, a minha cidade e o meu clube. O Campeonato da Europa permitiu-me evoluir e ter uma pequena visão do que é o basquetebol nos outros países. É uma experiência que quero repetir.


Iniciaste-te na última temporada como treinador na formação da Secção. Como correu essa nova experiência?

- Na época passada treinei os Juniores B e ajudei o Andry a treinar os Iniciados Masculinos. A experiência no geral foi boa tendo mais dificuldades nos Juniores B porque eu ia treinar amigos e "ex" colegas de equipa. A equipa em termos de jogadores era reduzida e tive de "arranjar" malta para a equipa. No final terminámos em 4º lugar.

Nos iniciados a estrutura já estava montada pelo Andry e aí o meu papel era ajudar a treina-los já que eles são cerca de 20. Esta equipa terminou o campeonato em 3º e ganhou o torneio de infantis.

Ser treinador é uma experiência que quero continuar!


Quais as perspectivas para a temporada 2008/2009?

- A próxima época irá ser muito difícil mas nós temos que entrar em todos os jogos para ganhar, temos que ser ambiciosos porque o nosso principal objectivo é a manutenção e a melhor maneira para a assegurar é atingir os Play-off.

Enquanto jogador espero que seja uma época ao meu melhor aproveitando cada minuto no campo para evoluir e ajudar a equipa a conseguir os seus objectivos. Outro dos meus objectivos para a próxima época é voltar à selecção nacional mas para isso tenho que trabalhar bastante durante o ano.

Já como treinador tenho como objectivo ajudar os meus "miúdos" a evoluir tanto como jogadores como pessoas!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Não Conseguimos Parar!

Depois de hoje termos feito o lançamento do “Jogo Interior” com Hugo Hilário, amanhã é dia de “3 para 3” com Paulo Raminhos (atleta dos plantéis de Juniores A e Seniores Masculinos). Na próxima semana será a vez de ficarmos a saber o que têm para dizer o Miguel Dias (atleta da equipa de Infantis Masculinos que venceu o Campeonato Distrital 2007/2008) e o João Lanzinha (atleta dos plantéis de Juniores A e Seniores Masculinos) nas rubricas “Jogo Interior”e “3 para 3”, respectivamente. Na quinta-feira poderá ficar a saber mais uma curiosidade sobre esta modalidade fantástica que é o basquetebol no espaço “Sabias Que…”. Continue connosco e fique a conhecer melhor a Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube de Ponte de Sôr. Deixe-se apaixonar!

Jogo Interior com Hugo Hilário

A vida é feita de paixões e sem elas não faz sentido por cá andarmos. Paixão, dedicação e devoção são termos que assentam como uma luva à pessoa de quem falamos. Uma paixão imensa pelo jogo, uma dedicação extrema à Secção que sempre representou e uma devoção que faz com que o Basquetebol e a Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube sejam encarados como se fossem uma religião. Provavelmente alguns ao lerem estas linhas vão considerar que se trata de um exagero claro. Mas serão só alguns porque muitos sabem que é a realidade. Falo obviamente de Hugo Hilário. Desde muito novo começou a prática da modalidade tendo percorrido todos os escalões da Secção. Depois de ter colocado um ponto final na sua carreira como jogador dedicou-se ao dirigismo e à actividade de treinador das camadas jovens da Secção estando de forma evidente associado aos êxitos da mesma. Por esse motivo fomos colocar-lhe algumas questões que agora aqui vos deixamos.

Depois de tantos anos a representar a Secção como jogador como foi a transição para o dirigismo e para as tarefas de treinador?

-Relativamente à experiência de treinador posso referir que considerei fascinante… Na primeira época que acompanhei uma equipa ganhámos o primeiro título Nacional do clube… melhor que isto… No entanto para mim foi fácil! O trabalho difícil já estava todo executado, e bem executado por sinal… O sucesso que tivemos em Sub-20 deve-se preferencialmente ao trabalho de formação do Andry, limitei-me a dar continuidade aos métodos de treino e jogo a que os jogadores já estavam habituados e que praticavam (muitos deles) na equipa de seniores. Tacticamente não havia que inventar nada, apenas seguir a metodologia de quem sabe muito mas muito de basquetebol (o Andry). Para completar a “receita” bastava trabalhar um pouco a vertente emocional e motivacional. Também não foi nada de muito complicado, este grupo de jogadores é simplesmente cativante, exuberante e unido, não será fácil encontrar algo semelhante no desporto português! E eles sabem ao que me refiro.

Dirigismo? Não me queria considerar um dirigente, mas alguém que por paixão à modalidade e à secção estaria sempre disposto a ajudar. No entanto, como as responsabilidades aumentaram muito com a nossa futura participação no mais alto nível do basquetebol Português e a estrutura é muito leve, terei que assumir, em conjunto com a direcção que estamos a formar, outro nível de responsabilidades. Não será fácil, é preciso ter sempre presente a noção de equilíbrio, a minha vida profissional não me permite grande disponibilidade e é por isso que conto com a ajuda dos restantes membros que farão parte da direcção da secção.



A temporada 2007/2008 ficará para história da Secção. Sentes que as pessoas passaram a olhar de uma maneira diferente para o basquetebol em Ponte de Sôr?


- Indubitavelmente. É obrigatório dar valor ao basquetebol do E.F.C., o que aconteceu a época passada é uma referência para quaisquer clubes ou instituições do nosso país.



Quando começaste a tua carreira de basquetebolista no E.F.C. os tempos eram outros. Quais são as principais diferenças que encontras na Secção em relação ao passado?

- As condições (infra-estruturas) para a prática desportiva, o nº de atletas, o nível de competição e grau de exigência das provas em que participamos, etc. Sei lá, tudo diferente, quase incomparável. Hoje joga-se muito melhor basquetebol em Ponte de Sôr, no entanto esta evolução não seria possível sem a dedicação de quem passou por cá no passado, foram esses que alimentaram e fizeram crescer esta modalidade!


A próxima época vai ser bastante complicada. A Secção está preparada para os novos desafios que lhe vão surgir?


- A ver vamos… acreditamos que sim, é com esse objectivo que trabalhamos. Com paciência, perseverança e dedicação alcançaremos aquilo a que nos propusemos.



Quais os objectivos para a época 2008/2009?


- Fazer melhor que em 2007/2008, mais ambição que esta é difícil!


Como vês o futuro da modalidade em Ponte de Sôr?


- Prefiro não responder… vai ser algo actualmente inimaginável! Vão ver!


Gostarias de deixar uma mensagem para os adeptos da Secção e para os amantes do basquetebol em geral?


- A única solicitação que me ocorre é que encham o pavilhão Municipal e ajudem a participar na festa do basquetebol de Ponte de Sôr! Como alguém diz: “ jogos de basquetebol do E.F.C são sinónimo de festa!”.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Novo Espaço Estreia Amanhã

Não perca amanhã o lançamento do novo espaço semanal “Jogo Interior”. O primeiro entrevistado será Hugo Hilário, director da Secção e treinador dos Juniores A masculinos. Entre outras coisas iremos ficar a saber como foi para ele a transição de jogador para treinador da Secção. Na quarta-feira será a vez de desafiarmos Paulo Raminhos, atleta dos plantéis de Juniores A e Seniores Masculinos, para um sempre apetecível “3 para 3”. Continue connosco.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Conferência do Calendário

No próximo dia 19 de Julho realizar-se-á a Conferência do Calendário na sede da Federação Portuguesa de Basquetebol. Nesta reunião irá ser apresentada a proposta federativa relativamente aos diferentes calendários competitivos e aos aspectos regulamentares para a época de 2008/2009.

Se quiser ficar a saber mais sobre este tema pode fazer o download da proposta através do seguinte endereço disponibilizado pela F.P.B.:

http://oracle.fpb.pt/fpb_zone/portal/img/home_100/fotos/80793610701700510514.pdf

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Sabias Que...

Sabias que o basquetebol chegou a Portugal no ano de 1913, através da então Associação Cristã da Mocidade e que só em 1926 se realizaram os primeiros torneios oficiais?

Campanha Publicitária Já Começou

O lançamento da “Apresentação da Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube”, inserida na campanha publicitária denominada por "Não Feche os Olhos", está a ter um sucesso a todos os níveis surpreendente. Este documento, constituído por uma breve apresentação da Secção, esclarecimento sobre alguns dos adversários que a Secção irá defrontar na próxima época, palmarés e possíveis tipos de patrocínio, foi já entregue a algumas empresas/entidades com o intuito de angariação de patrocínios devendo nos próximos dias ser alargado a um universo ainda maior de potenciais patrocinadores. Até ao momento foram contactadas empresas locais e algumas das maiores empresas nacionais e internacionais a operar em Portugal tendo a aceitação sido bastante positiva. A indefinição vivida em relação ao novo modelo competitivo fez com que o lançamento da campanha tivesse sofrido alguns atrasos. Entretanto irá também sair para as ruas, através da distribuição de cartazes, a segunda fase desta operação publicitária com o objectivo de criar uma forte onda de apoio em torno da Secção. Brevemente será aqui divulgada a lista de patrocinadores oficiais, sendo que alguns deles irão ser publicitados em permanência neste endereço electrónico. Se for um dos potenciais interessados não hesite em entrar em contacto com os responsáveis da Secção através do e-mail efcbasket@gmail.com. Aqui fica um extracto do documento:






3 para 3 com Francisco Pinto

Francisco Pinto é um jovem formado na Secção e que ano após ano tem evoluído e conquistado o seu espaço no plantel Sénior. Peça fundamental na manobra da equipa de Juniores A que venceu as diferentes provas em que participou na temporada transacta, o mais jovem dos irmãos Pinto foi desafiado para um 3 para 3 e respondeu afirmativamente à chamada com confiança e muitos sorrisos à mistura.


- És um defensor nato. Trabalhas muito esse aspecto do teu jogo?

Em relação a ser ou não ser um defensor nato (sorriso), isso depende do ponto de vista de cada um para julgar determinado jogador em qualquer aspecto dentro de campo. Na minha modesta e sincera opinião tenho noção que defendo com grande agressividade, sendo essa a "arma" mais forte que possuo hoje em dia como jogador de basquete. Mas tenho noção que com trabalho, dedicação e principalmente treinos vou, pouco a pouco, melhorar em muitos aspectos para me tornar uma opção regular do treinador, não só quando a equipa necessita de defender. O aspecto defensivo não se aprende de um dia para o outro, é necessário ter um grande coração, uma grande vontade, e no meu caso ter grande "gozo" ao ver que o meu adversário não recebe a bola e que "fica maluco” com a minha maneira de defender (sorriso).

- Qual o segredo para conseguires manter a "cabeça fria" quando enfrentas adversários que não reagem bem a marcações mais apertadas?

O meu jogo é mesmo esse, defender de tal maneira que o meu adversário comece a ficar irritado e chateado por ter “um cola” que não o larga sempre atrás. Depende muito do psicológico de cada jogador em manter a calma e não se irritar. São poucos mas ainda existem (sorriso) e isso como já disse dá-me imenso gozo. Eu faço apenas o meu jogo – defender bem e ignorar as provocações.

- Quais as perspectivas para a próxima época?

Depois de uma época transacta de grandes feitos para o basquetebol do Eléctrico, tanto em Juniores A como em Seniores, posso afirmar com grande confiança que este ano irá correr muito bem. Nunca sonhando muito alto, mas acredito que temos uma equipa forte capaz de manter na PROLIGA e fazer boa figura perante equipas de grande nível. Vamos esperar para ver…

terça-feira, 15 de julho de 2008

Candidatura à Proliga Não Apresentou Falhas

De acordo com notícia veiculada pelo jornal Record na sua edição de hoje, “ tanto a Liga Portuguesa de Basquetebol como a Proliga receberam a candidatura de 12 clubes, em cada uma das provas organizadas pela federação (FPB). No entanto, existem falhas processuais de alguns clubes, que terão de ser resolvidas nas próximas 48 horas."

Em relação à candidatura da Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube podemos avançar desde já que a mesma não apresentou qualquer problema.

domingo, 13 de julho de 2008

Indefinição no Lusitânia dos Açores

De acordo com o jornal “Record” na sua edição de hoje, o “Lusitânia dos Açores admite não se inscrever nas competições de basquetebol” na próxima temporada. “O clube deixou passar o prazo para a inscrição da equipa de basquetebol, e pediu uma reunião de urgência com o presidente do Governo Regional dos Açores”. O Lusitânia dos Açores é um dos clubes com direito desportivo de participar na Liga Portuguesa de Basquetebol, competição que irá disputar jornadas cruzadas com a Proliga, prova à qual a Secção apresentou a candidatura depois de ter garantido o direito desportivo de nela participar.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Formação - André Miguens no Projecto 2010

Está confirmada a presença do jovem atleta André Miguens na Selecção Nacional de Sub-16 – Projecto 2010. Depois de ter participado no Estágio de Observação Alargada no último fim-de-semana chega agora a informação que o atleta irá passar a integrar o lote de jogadores que farão parte do Projecto 2010. Uma excelente notícia para este jovem, para os seus familiares, colegas, adeptos e colaboradores da Secção. Mais uma vez parabéns André.

Candidatura à Proliga Oficializada

A Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube já oficializou a sua candidatura à Proliga 2008/2009 através do envio de toda a documentação requerida pela Federação Portuguesa de Basquetebol. A candidatura será agora objecto de análise ficando a Secção a aguardar a resposta por parte da entidade organizadora da prova. Logo que surjam desenvolvimentos sobre este assunto os mesmos serão aqui divulgados em primeira-mão.

Sabias Que...

Iniciamos hoje um novo espaço denominado “Sabias Que…”. A ideia passa por colocar nesta nova rubrica algumas curiosidades relacionadas com esta fantástica modalidade que é o basquetebol.

Sabias que as primeiras raízes do basquetebol remontam ao tempo dos Incas? Este povo praticava um desporto denominado de POK-TA-POK, jogo esse que consistia em fazer passar uma bola de borracha por um aro de pedra fixo verticalmente no muro de um templo. Os vencidos eram sacrificados aos deuses!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

3 para 3 com Pedro Afonso


Damos hoje início a um novo espaço denominado de “3 para 3” que consiste em colocar três questões a diferentes pessoas ligadas à Secção. O atleta do plantel Sénior Masculino Pedro Afonso foi o escolhido para a estreia deste novo espaço. Chegou a Ponte de Sôr no início da época 2007/2008 proveniente do N.B. Queluz Sintra P.M., depois de passagens por Ginásio Clube Figueirense, C.A. de Queluz e C.I.B. da Amadora. Podemos dizer que se aplica na perfeição a expressão “chegar, ver e vencer” uma vez que na sua época de estreia conquistou a CNB1 – Zona Sul de verde vestido. Após um curto período de adaptação, Pedro Afonso começou a demonstrar o porquê da sua contratação e rapidamente se tornou numa peça fundamental da equipa de Seniores Masculinos. Agora que se prepara para fazer a sua segunda época ao serviço da Secção chegou a hora de o desafiarmos para um 3 para 3.

- Como correu a adaptação à Secção e a Ponte de Sôr?
Adaptação foi boa, as condições eram boas também, por isso senti-me bem logo desde o primeiro dia.

- A mudança para Ponte de Sôr foi uma aposta ganha?
Sinceramente foi uma aposta ganha. Fui desde logo muito bem recebido, além de que tínhamos objectivos concretos, os quais felizmente conseguimos superar.

- Quais as perspectivas para a próxima época?
Perspectivas, vai ser um campeonato difícil, com muitas equipas boas, mas o nosso objectivo será tentar ficar nos 8 primeiros e consequentemente irmos aos playoff.

Reconhecimeno do Trabalho Desenvolvido


As equipas de Infantis Masculinos e Femininos, Juniores A Masculinos e Seniores Masculinos foram esta terça-feira homenageadas pela autarquia de Ponte de Sôr no âmbito das Festas da Cidade 2008. Estas equipas da Secção estiveram em plano de destaque na temporada 2007/2008, conquistando títulos distritais e nacionais, o que levou a este reconhecimento pelo trabalho desenvolvido não só por estas mas também por toda a Secção. Em representação da Secção estiveram vários atletas e ainda Hugo Hilário e João Carlos Ferreira. O presidente do Eléctrico Futebol Clube, Américo Pereira, aproveitou a ocasião para agradecer a todos aqueles que tem apoiado este projecto. As diversas lembranças foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, Dr. João Taveira Pinto, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ponte de Sôr, Sr. Francisco Alexandre, pelos Vereadores da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, Prof. Luís Laranjeira, Eng. Luís Jordão e Eng. José Coelho, e pelo Governador Civil, Dr. Jaime Estorninho.

Estágio de Observação Alargada da Selecção Nacional de Sub-16 - Projecto 2010


O jovem André Miguens participou no último fim-de-semana no Estágio de Observação Alargada da Selecção Nacional de Sub-16 – Projecto 2010 em Paredes. Rui Alves, treinador responsável do CNT Paredes fez o balanço deste encontro ao site oficial da FPB tendo destacado que «o empenhamento dos jogadores foi muito bom e facilitou a observação». Em termos técnicos Rui Alves considerou que esta «não é uma geração de elevado tamanho em termos médios, nem com jogadores grandes. Também não é um grupo muito equilibrado em termos de talento, pois há um lote muito reduzido de jogadores tecnicamente mais aptos e outro a precisar de muito, muito trabalho… mas é para isso que servem os Centros de Treino e temos de encarar isso como um enorme desafio». No que diz respeito à adesão ao Projecto, o técnico referiu que «hoje em dia os CNT da FPB já são estruturas bem conhecidas de todos (jogadores, pais, clubes) e de qualidade reconhecida, pelo que esperamos, a exemplo dos anos anteriores, uma grande aceitação por parte dos elementos a convidar».

Primeira Semana Superou Expectativas


A primeira semana da Secção na rede superou as melhores expectativas. As mais de 600 visualizações são representativas da vitalidade da Secção e do interesse que esta desperta. Em breve serão lançadas novas rubricas para que o dinamismo impere e para que todos os adeptos da Secção estejam por dentro de tudo o que se passa em primeira mão. Logo que possível serão também divulgados os nomes dos restantes jogadores do plantel Sénior Masculino que disputará a próxima edição da Proliga. Fique connosco.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Seniores Masculinos – Danilson Vieira é Reforço


Danilson Vieira é o primeiro reforço assegurado para a temporada 2008/2009. Proveniente do Imortal D.C. de Albufeira, depois de passagens pelo CTM Vila Pouca de Aguiar e S.L. Benfica, este jovem extremo de 22 anos e 1,92 m de altura vem reforçar o plantel Sénior que irá disputar a Proliga. É um atleta que se encontrava referenciado pela Secção, com margem de progressão, de qualidade reconhecida e que vem equilibrar e fortalecer o plantel para próxima época. Paralelamente irá também dar apoio ao nível do treino nas camadas jovens da Secção podendo dessa forma transmitir os seus conhecimentos aos mais jovens. Boa sorte para esta nova etapa da sua carreira que se espera seja recheada de sucessos.

Seniores Masculinos – A Saída do Timoneiro


O base José Arruda não vai integrar o plantel sénior da Secção na próxima temporada. Depois de ter espalhado o seu talento durante 3 temporadas de verde vestido o Zé decidiu dar novo rumo à sua vida. Chegou a Ponte de Sôr na temporada 2005/2006, proveniente do G. D. Estoril Praia, depois de passagens por C.F. Os Belenenses, A.E. Física D.T.V. e C.A. Queluz, tendo facilmente conquistado os adeptos pontessorenses devido à sua forma de jogar e de estar. Foi o timoneiro da equipa nos últimos anos e as portas continuarão abertas para alguém que vibrou com as vitórias e sofreu com as derrotas da Secção. Fica o agradecimento pela dedicação que sempre fez questão de demonstrar ao logo da sua passagem por terras alentejanas. Boa sorte para o resto da sua carreira.

sábado, 5 de julho de 2008

Técnicos da Secção Para a Época 2008/2009


Estão praticamente definidos os técnicos da Secção para a próxima época. A Secção irá contar com 7 técnicos que irão dirigir as diferentes equipas masculinas e femininas. Neste momento encontra-se somente uma vaga em aberto mas deverá estar preenchida muito brevemente. O número de técnicos poderá ser aumentado caso se venha a constatar essa necessidade. Os nomes já garantidos são os seguintes:

- Andry Melnychuk
- Carlos Bicho
- Hugo Hilário
- Marina Melnychuk
- Nuno Manano
- Paulo Raminhos

A.B. Santarém Promove Curso de Treinadores


A Associação de Basquetebol de Santarém vai realizar um Curso de Treinadores de Nível I entre os dias 12 e 27 de Setembro de 2008. As inscrições estão abertas até ao dia 31 de Julho sendo necessário pelo menos 25 inscrições para a realização do mesmo. Para mais informações poderá contactar a A.B. Santarém através do telefone 243332739 ou enviando e-mail para absantarem@mail.telepac.pt.

Poderá fazer a sua inscrição enviando a ficha disponível no site da F.P.B. para:
ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DE SANTARÉM
Largo Padre Francisco Nunes da Silva, nº 3-2º. Apartado 157
2001-902 SANTARÉM

FICHA DE INSCRIÇÃO:
http://oracle.fpb.pt/fpb_zone/portal/img/home_100/fotos/14145252980218430414.pdf

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Seniores Masculinos – Mais Quatro Permanências Asseguradas


A Secção assegurou já a permanência no plantel Sénior Masculino, que continuará a ser orientado por Andry Melnychuk, de mais 4 dos jogadores que se sagraram campeões da CNB1-Zona Sul na temporada transacta. Desta forma sobe para 11 o número de permanências no plantel 2008/2009, mantendo assim a linha de continuidade pretendida pela Secção. Continuam em aberto 4/5 vagas uma vez que se pretende um plantel com 15/16 elementos. Os atletas em questão são os seguintes:

- Inácio Fernandes
- João Pinto
- Nuno Inácio
- Pedro Afonso

Seniores Masculinos – Juniores A em Força no Plantel 2008/2009


O plantel de Seniores Masculinos que irá disputar a Proliga na próxima temporada começa a tomar forma. Enquanto a Secção se desdobra em contactos com possíveis reforços e depois de confirmadas as saídas de Carlos Bicho e Tó Zé Pita, foi já tomada a decisão, mantendo a política de épocas anteriores, de incluir no referido plantel vários Juniores A numa perspectiva de continuidade do trabalho desenvolvido na formação e que tão bons resultados logrou alcançar na temporada transacta. Assim sendo num plantel que deverá ser constituído por 15/16 jogadores 7 serão Juniores A. Estes jogadores representarão em simultâneo o plantel de Seniores e Juniores A Masculinos que tentará renovar o título distrital conquistado na época passada. Os atletas em causa são os seguintes:

- André Mendes
- Aylton Vieira
- Carlos Silva
- Francisco Pinto
- João Braz
- João Lanzinha
- Paulo Raminhos

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Formação – Aposta é Para Continuar


Depois de um período em que apesar de a Secção ter mantido em funcionamento os escalões de formação masculinos e femininos o recrutamento foi indevidamente colocado um pouco de lado, perspectiva-se o crescimento do número de atletas nos diferentes escalões da Secção. Os títulos conquistados em Infantis Masculinos e Femininos, e em Juniores A Masculinos, são o reflexo do trabalho que está a ser realizado e do investimento que a Secção voltou a fazer ao nível do recrutamento e da formação de novos talentos. Na próxima época a formação vai continuar a ser uma das apostas da Secção porque se considera esta como sendo uma área fundamental para o seu crescimento.

Época 2007/2008 Sinónimo de Sucesso


A Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube e o Santarém B.C. foram os grandes triunfadores da época 2007/2008 em termos de títulos distritais conquistados. Ao nível da formação os dois emblemas conquistaram 3 títulos cada enquanto que o Santarém B.C. conquistou ainda o Campeonato Distrital em Seniores Femininos. Realce para o facto de em conjunto os dois emblemas terem conquistado 7 dos 10 títulos distritais em disputa o que é demonstrativo da superioridade patenteada ao longo da temporada. Os restantes títulos distritais foram distribuídos pelo Chamusca B.C. (1), C.D Torres Novas (1) e U.D.R. Zona Alta (1). A Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube para além dos referidos títulos distritais conquistou ainda dois títulos nacionais, Taça Nacional de Juniores A Masculinos e Campeonato Nacional CNB1-Zona Sul em Seniores Masculinos.

Aqui ficam os Campeões Distritais da A.B. Santarém 2007/2008:

MASCULINOS

Infantis - Eléctrico F.C.
Iniciados - Chamusca B.C.
Cadetes - C.D. Torres Novas
Juniores B - Santarém B.C.
Juniores A - Eléctrico F.C.

FEMININOS

Infantis - Eléctrico F.C.
Iniciadas - U.D.R. Zona Alta
Cadetes - Santarém B.C.
Juniores - Santarém B.C.
Seniores - Santarém B.C.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Seniores Masculinos - Sai Mais Um Campeão


O atleta António José Pita, mais conhecido como Tó Zé Pita, decidiu por termo à sua carreira como atleta da Secção de Basquetebol do E.F.C. depois de 11 anos ao serviço da mesma. Tendo iniciado a sua carreira como jogador na época 1995/1996 foi percorrendo todos os escalões de formação da Secção até chegar a Sénior, onde apesar de nunca ter tido a felicidade de se afirmar nunca deixou de dar tudo pela camisola que envergava dentro e fora do campo. Na temporada 2004/2005 saiu para o Atlético Clube de Portugal tendo regressado na época seguinte. Aos 23 anos decidiu dar novo rumo à sua carreira mas seguramente que a Secção ganhou mais um adepto na bancada a torcer por ela jogo a jogo. Ficam os agradecimentos pelo amor que sempre demonstrou ter pela Secção e pela entrega demonstrada ao longo dos anos. Depois de ter contribuído para a conquista do Campeonato Nacional da CNB1-Zona Sul 2007/2008 sai campeão do seu clube do coração.

Seniores Masculinos - A Saída do Capitão


O Capitão Carlos Bicho decidiu “arrumar as botas” ao fim de 12 anos ao serviço da Secção como jogador. Foi na já longínqua época de 1995/1996 que iniciou a sua caminhada como jogador da Secção, representando-a com a entrega e dedicação que todos lhe reconhecem. Ficaram célebres os tempos em que para além de Basquetebol praticava ainda Futebol e se fosse necessário realizava jogos seguidos das duas modalidades. Era só tomar um duche, mudar de equipamento, passar do estádio para o pavilhão e “vamos a eles”. Na temporada 2003/2004 ingressou no Tramagal Sport União mas retornou no ano seguinte, afirmando-se tanto em campo como fora dele. Depois de ter equacionado o abandono no início da época decidiu continuar tendo contribuído para a conquista do Campeonato Nacional CNB1-Zona Sul 2007/2008. Aos 32 anos termina a carreira como atleta mas continua o seu percurso como treinador nos escalões de formação da Secção. Ficam os agradecimentos por tudo o que deu à Secção e os votos que o seu contributo se continue a notar nos escalões de formação da Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube. Obrigado Capitão Bicho.