quinta-feira, 2 de abril de 2009

Formação - Análise das Equipas Presentes na II Fase do Torneio Nacional


A I Fase do Torneio Nacional de Sub-14 Femininos chegou ao fim, restando somente 12, 6 na Zona Norte e 6 na Zona Sul, das 40 equipas que iniciaram a prova. Antes de entrarmos na 2ª Fase da competição, decidimos ir dar uma olhadela ao que as equipas presentes na 2ª Fase – Sul fizeram até ao momento.


Santarém B.C.

O Santarém B.C. é uma das 2 equipas ainda em prova da A.B. Santarém, depois de ter garantido de forma inequívoca o 1ª lugar da Série Centro Sul, tendo sido também a equipa com o melhor ataque e melhor defesa da série em questão. Começou a sua época vencendo a I Fase Regular do Campeonato da A.B. Santarém, em igualdade pontual com CN Abrantes/Opt.Ondalux e Eléctrico F.C.. Na II Fase Regular da referida competição, averbou 2 derrotas por números expressivos frente ao Eléctrico F.C., terminando assim no 2º lugar do Grupo A. Numa Fase Final que se viria a revelar atípica, em que o equilíbrio e as surpresas fizeram questão de marcar presença, o Santarém B.C. acabaria por arrecadar o título de Campeão da A.B. Santarém, mesmo perdendo novamente frente ao Eléctrico F.C., em igualdade pontual com o CN Abrantes/Opt. Ondalux mas beneficiando da vitória obtida no jogo entre as duas equipas. Para além do título alcançado, realce também para o facto de o Santarém B.C. ter sido a equipa que menos pontos sofreu na Fase Final. Em termos individuais, utilizando como referência as atletas presentes na 3ª Edição da Festa do Basquetebol em Portimão, critério adoptado na análise a todas as equipas, destaque para Mariana Pereira, Joana Belo e Ana António.

I Fase Regular do Campeonato da A.B. Santarém

- 1º Classificado
- 6 Vitórias
- 1 Derrota (CN Abrantes – 61-59)
- 481 Pontos Marcados
- 331 Pontos Sofridos

II Fase Regular do Campeonato da A.B. Santarém – Grupo A

- 2º Classificado
- 4 Vitórias
- 2 Derrotas (Eléctrico – 88-42; 41-76)
- 290 Pontos Marcados
- 315 Pontos Sofridos

Fase Final do Campeonato da A.B. Santarém

- 1º Classificado
- 2 Vitórias
- 1 Derrota (Eléctrico – 54-57)
- 191 Pontos Marcados
- 143 Pontos Sofridos (melhor defesa)

I Fase Torneio Nacional – Série Centro Sul

- 1º Classificado
- 10 Vitórias
- 0 Derrotas
- 743 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 390 Pontos Sofridos (melhor defesa)


Eléctrico F.C.

O Eléctrico F.C. chega a esta 2ª Fase do Torneio Nacional depois de brilhantemente ter conseguido vencer a Série Sul A, uma das mais fortes da prova, integrando entre outros os Campeões da A.B. Lisboa e Vice-Campeões da A.B. Setúbal e A.B. Santarém. Mas o Eléctrico F.C. começou a sua temporada com o “pé esquerdo”, perdendo logo na jornada inaugural da I Fase do Campeonato da A.B. Santarém, frente ao Santarém B.C., resultado que serviu para estimular a equipa, partindo esta para uma série de 12 vitórias consecutivas. Tendo terminando a I Fase no 3º lugar, em igualdade pontual com o 1º classificado, foi o melhor ataque e a melhor defesa, e vencendo a II Fase – Grupo A com grande tranquilidade, foi mais uma vez o melhor ataque e a melhor defesa, o Eléctrico apresentou-se na Fase Final do Campeonato da A.B. Santarém como um dos favoritos. Infelizmente os resultados não foram os melhores. Com algumas lesões a afectarem a equipa, o Eléctrico acabaria por vencer somente um encontro, averbando duas derrotas, frente a Vitória Mindense e C.N. Abrantes/Opt. Ondalux, terminando assim o Campeonato da A.B. Santarém no 4º lugar, posição considerada quase unanimemente como surpreendente. Em termos individuais, utilizando o critério referido anteriormente, destaque para Camila de Souza e Ana Soares, mas a grande arma desta equipa é sem dúvida o colectivo, onde o espírito de “um por todos e todos por um” fala bem alto. Força Eléctrico!

I Fase Regular do Campeonato da A.B. Santarém

- 3º Classificado
- 6 Vitórias
- 1 Derrota (Santarém B.C. – 69-50)
- 487 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 287 Pontos Sofridos (melhor defesa)

II Fase Regular do Campeonato da A.B. Santarém – Grupo A

- 1º Classificado
- 6 Vitórias
- 0 Derrotas
- 493 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 223 Pontos Sofridos (melhor defesa)

Fase Final do Campeonato da A.B. Santarém

- 4º Classificado
- 1 Vitória
- 2 Derrotas (Mindense – 65-66; CN Abrantes – 67-55)
- 177 Pontos Marcados
- 187 Pontos Sofridos

I Fase Torneio Nacional – Série Sul A

- 1º Classificado
- 8 Vitórias
- 2 Derrotas (CN Abrantes – 51-43; Física – 46-37)
- 538 Pontos Marcados
- 454 Pontos Sofridos


SIMECQ

O SIMECQ é desde o início apontado como um dos principais favoritos à conquista do Torneio Nacional. Na 1ª Fase do Campeonato da A.B. Lisboa, o SIMECQ venceu todos os encontros disputados, tendo sido o melhor ataque e a melhor defesa. Na 2ª Fase da prova surgiu a 1ª e única derrota no Campeonato da A.B. Lisboa, precisamente frente ao A.C. Moscavide, mas mesmo assim a equipa da Cruz Quebrada garantiu o 1º lugar na Série B2, tendo mais uma vez sido o melhor ataque. Na Fase Final o SIMECQ, à semelhança da 1ª Fase da prova, venceu todos os encontros disputados, sendo o melhor ataque e conquistando o Campeonato da A.B. Lisboa. O favoritismo do conjunto da Cruz Quebrada no Torneio Nacional acabaria por ser posto à prova logo na I Fase da competição. Frente ao Eléctrico, o SIMECQ acabaria por averbar duas derrotas, em encontros que ficaram marcados por um grande equilíbrio e em que a vitória poderia ter sorrido a qualquer uma das equipas. Na última jornada, já com o apuramento garantido, o SIMECQ sofreu novo revés na deslocação a Torres Vedras, perdendo frente ao Física. O 2º lugar (melhor ataque) na Série Sul A garantiu a presença na II Fase do Torneio Nacional, sendo certo que será uma das equipas mais fortes em prova. Realce para a altura das suas atletas que actuam perto do cesto e também para o forte apoio vindo das bancadas nos encontros desta equipa, com a sua presença a ser notada tanto nos encontros em casa como fora de portas. Em termos individuais, o SIMECQ conta no seu plantel com Beatriz Leitão, Catarina Cardoso e Maria Kostourkova, atletas que se encontram ao serviço da Selecção da A.B. Lisboa na Festa do Basquetebol em Portimão.

1ª Fase do Campeonato da A.B. Lisboa – Série B1

- 1º Classificado
- 4 Vitórias
- 0 Derrotas
- 300 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 129 Pontos Sofridos (melhor defesa)
.
2ª Fase do Campeonato da A.B. Lisboa - Série B2
.
- 1º Classificado
- 5 Vitórias
- 1 Derrota (A.C. Moscavide - 68-50)
- 377 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 262 Pontos Sofridos
.
Fase Final do Campeonato da A.B. Lisboa
.
- 1º Classificado
- 3 Vitórias
- 0 Derrotas
- 177 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 134 Pontos Sofridos

I Fase Torneio Nacional – Série Sul A

- 2º Classificado
- 7 Vitórias
- 3 Derrotas (Eléctrico – 86-83; 58-60; Física – 47-43)
- 655 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 464 Pontos Sofridos


A.C. Moscavide

O A.C. Moscavide é o Vice-Campeão da A.B. Lisboa. Inserido na Série A1, juntamente com Algés e Carnide, o A.C. Moscavide apesar de ter tido o melhor ataque e a melhor defesa acabaria por terminar a 1ª Fase da prova no 2º lugar, depois das duas derrotas averbadas frente ao Algés, equipa que acabaria por vencer a Série. Na 2ª Fase da prova, o A.C. Moscavide terminou novamente no 2º lugar na Série B2, tendo sido a melhor defesa e somado 5 vitórias e 1 derrota, frente ao SIMECQ. Na Fase Final, as moscavidenses acabariam por conseguir vencer duas partidas, tendo sido uma vez mais a equipa que menos pontos sofreu nesta fase, cedendo somente frente ao SIMECQ e terminando assim no 2º lugar, deixando atrás de si equipas como Algés e E.S.A.. Garantido o apuramento para o Torneio Nacional, o A.C. Moscavide ficou inserido na Série Sul B, uma série que contou também ela com equipas de grande qualidade e em que a emoção foi o prato forte. A luta pela passagem à II Fase da competição foi titânica, com três equipas a lutaram até à última jornada pelas duas vagas de acesso, mas o A.C. Moscavide acabou por conseguir terminar em 1º lugar, fruto de oito vitórias e duas derrotas, frente a S.L. Benfica e GDESSA Barreiro, tendo sido ainda o melhor ataque e melhor defesa da série. Uma equipa certamente a ter em conta nas contas do apuramento para a Fase Final deste Torneio Nacional. Em termos individuais, o destaque vai para Andreia Gomes, atleta presente na Festa do Basquetebol em Portimão ao serviço da Selecção da A.B. Lisboa.

1ª Fase do Campeonato da A.B. Lisboa – Série A1

- 2º Classificado
- 2 Vitórias
- 2 Derrotas (Algés – 56-43; 43-50)
- 224 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 154 Pontos Sofridos (melhor defesa)
.
2ª Fase do Campeonato da A.B. Lisboa - Série B2
.
- 2ª Classificado
- 5 Vitórias
- 1 Derrota (SIMECQ - 69-30)
- 306 Pontos Marcados
- 255 Pontos Sofridos (melhor defesa)
.
Fase Final do Campeonato da A.B. Lisboa
.
- 2º Classificado
- 2 Vitórias
- 1 Derrota (SIMECQ - 46-55)
- 125 Pontos Marcados
- 117 Pontos Sofridos (melhor defesa)

I Fase Torneio Nacional – Série Sul B

- 1º Classificado
- 8 Vitórias
- 2 Derrotas (S.L. Benfica – 44-37; GDESSA – 49-52)
- 587 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 356 Pontos Sofridos (melhor defesa)


GDESSA Barreiro

O GDESSA Barreiro foi uma das equipas que lutou bravamente pelo apuramento na Série Sul B até final, juntamente com A.C. Moscavide e S.L. Benfica, tendo as três equipas terminado em igualdade pontual mas com o S.L. Benfica a ter desvantagem no confronto directo com os seus dois adversários. O GDESSA Barreiro, clube que é uma das referências do Basquetebol Feminino Nacional, começou a época com um 2º lugar na Fase Regular do Campeonato da A.B. Setúbal, depois de ter averbado onze vitórias e uma derrota, frente ao Montijo Basket que acabaria por vencer a Fase Regular. Destaque nesta fase para o ataque da equipa do GDESSA Barreiro, com uma média de 87 pontos por jogo. Na Fase Final, o GDESSA Barreiro não facilitou, repetindo o feito de ser o melhor ataque e vencendo os três encontros que disputou, frente a C.D Pinhalnovense, Clube Lisnave e Montijo Basket, assegurando assim o título de Campeão da A.B. Setúbal. No Torneio Nacional, tal como referido anteriormente, o GDESSA Barreiro precisou de sofrer para conseguir o apuramento. Depois de na 1ª volta ter perdido em casa frente a A.C Moscavide e S.L. Benfica foi necessário uma grande 2ª volta para garantir o 2º lugar e consequente apuramento, com a vitória na Luz na penúltima jornada por uma diferença pontual superior à que havia perdido no Barreiro a ser a cereja no topo do bolo. Em termos individuais, o destaque vai para o quinteto que integra a Selecção da A.B. Setúbal presente na Festa do Basquetebol, constituído por Emília Dabó, Raquel Soares, Alexandra Gustavo, Sara Perico e Leonor Serralheiro.

Fase Regular do Campeonato da A.B. Setúbal

- 2º Classificado
- 11 Vitórias
- 1 Derrota (Montijo Basket – 62-51)
- 1044 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 250 Pontos Sofridos

Fase Final do Campeonato da A.B. Setúbal

- 1º Classificado
- 3 Vitórias
- 0 Derrotas
- 212 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 129 Pontos Sofridos

I Fase Torneio Nacional – Série Sul B

- 2º Classificado
- 8 Vitórias
- 2 Derrotas (A.C. Moscavide – 44-62; S.L. Benfica – 36-49)
- 548 Pontos Marcados
- 410 Pontos Sofridos


Juventude B.C.

O Juventude B.C. de Vila Real de Santo António será à partida a equipa menos conhecida de todas as que integram a II Fase – Zona Sul. No entanto, a sua qualidade não deve minimamente ser posta em causa, não só pelos resultados obtidos até ao momento mas também porque a Fase Final da prova vai realizar-se numa das freguesias de Vila Real de Santo António, mais concretamente no novíssimo Pavilhão Desportivo de Vila Nova de Cacela, o que certamente será um estimulo para as atletas algarvias. O Juventude B.C. começou a época a vencer o Torneio de Abertura da A.B. Algarve, vencendo o Grupo 2 sem problemas, com uma média de 83 pontos marcados e 24 sofridos. Na Final, o adversário foi o S.C. Farense que não conseguiu contrariar o poderio do Juventude B.C., perdendo por 27 pontos de diferença. No Campeonato da A.B. Algarve as vitórias foram uma constante, tendo vencido os 8 jogos da 1ª Fase – Grupo A. Nesta fase as algarvias foram mais uma vez o melhor ataque e a melhor defesa, à semelhança do que havia acontecido no Torneio de Abertura. Na Final – 4 o Juventude B.C. confirmou o favoritismo, vencendo S.C. Farense e A.C.D. Ferragudo e conquistando assim o título de Campeão da A.B. Algarve. A primeira derrota da época acabaria por chegar com o Torneio Nacional, mais concretamente na 2ª jornada, frente ao S.C. Farense por 4 pontos de diferença. Foi a única derrota da época, com o Juventude B.C. a terminar a I Fase Série Sul C no 1º lugar, depois de 5 vitórias e 1 derrota, tendo sido o melhor ataque e a melhor defesa.

Torneio de Abertura da A.B. Algarve – Grupo 2

- 1º Classificado
- 3 Vitórias
- 0 Derrotas
- 249 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 72 Pontos Sofridos (melhor defesa)

Torneio de Abertura da A.B. Algarve – Final

S.C. Farense 29 – 56 Juventude B.C.

1ª Fase do Campeonato da A.B. Algarve – Grupo A

- 1º Classificado
- 8 Vitórias
- 0 Derrotas
- 526 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 221 Pontos Sofridos (melhor defesa)

Final-4 do Campeonato da A.B. Algarve

Meia-Final: Juventude B.C 58 – 33 S.C. Farense
Final: Juventude B.C. 65 – 27 A.C.D. Ferragudo

I Fase Torneio Nacional – Série Sul C

- 1º Classificado
- 5 Vitórias
- 1 Derrota (S.C. Farense – 47-43)
- 381 Pontos Marcados (melhor ataque)
- 226 Pontos Sofridos (melhor defesa)


Agora que já ficou a saber um pouco mais das equipas presentes na II Fase do Torneio Nacional – Zona Sul, contamos com a sua presença nos diferentes encontros a apoiar estas jovens praticantes e apaixonadas por esta fantástica modalidade. A primeira jornada encontra-se agendada para o fim-de-semana de 18 e 19 de Abril, com o Eléctrico a receber o Campeão da A.B. Setúbal, o GDESSA Barreiro. Força Eléctrico!
.
.
Nota: Por lapso não foi inicialmente efectuada a análise da 2ª Fase do Campeonato da A.B. Lisboa em Sub-14 Femininos, facto pelo qual pedimos desde já desculpa aos nossos leitores e às equipas em causa, SIMECQ e A.C. Moscavide. Por esse motivo este artigo foi editado, procedendo-se às devidas correcções.

4 comentários:

Anónimo disse...

o 4º classificado de santarém ganha duas vezes ao campeão de lisboa!!!! O mundo está mesmo virado ao contrário!!!!

Anónimo disse...

Atenção que o Mioscavide ganhou ao SIMECQ por 18 pontos na qualificação para a Final Four.
Não foi o Electrico o 1º a derrotar o SIMECQ.

Anónimo disse...

Obrigado pela correcção.

Por lapso não foi feita a análise da 2ª Fase do Campeonato da A.B. Lisboa.

Logo que possível será actualizada essa informação.

Peço desde já desculpa pelo lapso.

c7s.

Anónimo disse...

Já está corrigido.

c7s