Numa altura em que os diferentes clubes se movimentam no mercado, procurando assegurar os elementos necessários para que os objectivos traçados para a época 2009/2010 sejam alcançados, decidimos fazer uma síntese sobre o que já é conhecido em relação aos adversários do Eléctrico no campeonato da Proliga. Saliente-se no entanto, o facto de por vezes muitas das informações colocadas a circular não corresponderem à realidade ou então à velha máxima "o que hoje é verdade amanhã é mentira", situação que não raras vezes acontece no mundo desportivo e não só.
De acordo com o SCN, o plantel do Maia Basket estará quase fechado, faltando somente dois atletas. Em relação ao plantel da temporada passada, foram divulgadas as saídas de Paulo Ferreira (Vitória S.C.), Pedro Amorim (retirou-se) e Rui Monteiro (Angra Basket), enquanto no que diz respeito a caras novas, o Maia Basket reforçou o seu jogo interior com Diogo Teixeira (Barreirense) e Paulo Diamantino (F.C. Porto), tendo ainda assegurado os serviços do base Daniel Correia (Terceira Basket).
Em relação ao Basquete de Barcelos, clube que tal como o Eléctrico se prepara para realizar a sua segunda temporada na Proliga, estão confirmadas as saídas de Francisco Machado (Vitória S.C.) e Daniel Caluíco (A. Académica de Coimbra). No que diz respeito a entradas no plantel, o extremo/poste Pedro Silva (Vitória S.C.) é dado como reforço da equipa barcelense, apesar de não ter sido confirmado oficialmente no sítio do clube.
No Desportivo da Póvoa, emblema que se sagrou campeão da CNB1 na temporada 2008/2009, a grande novidade é a saída do treinador João Oliveira (Inter Clube de Luanda - Angola), entrando para o seu lugar Carlos Cabral, técnico que conquistou na temporada passada o título de campeão da Proliga ao serviço do Illiabum. Já no que se refere a atletas, não existem notícias concretas, apenas alguma especulação em relação a determinados nomes.
Viajando até à ilha Terceira, local que com as suas três equipas em prova promete ser autenticamente a capital da Proliga na edição 2009/2010, as principais novidades estão relacionadas com o Lusitânia. Depois de um ano de paragem, a equipa insular tem agora a necessidade de formar um plantel de raiz, tendo já assegurado os serviços do treinador Luís Brasil e dos atletas Daniel Monteiro (F.C.Porto), Frederico Tavares (Queluz), Mohamed Camará (Queluz), Josimar Cardoso (Queluz) e Rui Sousa (Terceira Basket), falando-se insistentemente no ingresso de Augusto Sobrinho (F.C. Porto), tendo este confirmado publicamente a abordagem do clube açoriano mas desmentido que se tivesse à data da entrevista comprometido com o mesmo.
No Angra Basket a aposta parece ser na continuidade, com os principais atletas nacionais da época passada a continuarem ao serviço do clube, existindo no entanto algumas dúvidas em relação a Libânio Massinga. No que diz respeito a reforços, a único nome confirmado para já é o de Rui Monteiro (Maia Basket), para além dos juniores Diogo Soares e Pedro Freitas.
No que diz respeito ao Terceira Basket, equipa que garantiu o direito desportivo de participação na competição ao conquistar o campeonato da CNB1 - Zona Sul, foram divulgadas as saídas de Daniel Correia (Maia Basket) e Rui Sousa (Lusitânia), falando-se no regresso ao clube do base Rui Matias (ASA - Angola), carecendo esta informação de confirmação oficial.
No que diz respeito a Seixal e Galitos, as únicas informações confirmadas são as saídas dos seus técnicos, Manuel Coisinha e Carlos Caetano, respectivamente, aguardando-se com alguma expectativa novidades sobre estes dois clubes em relação aos atletas que vão constituir os seus plantéis, assim como sobre quem serão os seus novos técnicos.
Sangalhos, Academia do Lumiar e Basquete de Penafiel, são os restantes clubes que vão ser adversários do Eléctrico no campeonato da Proliga, não existindo até ao momento grandes informações sobre os mesmos, apesar de circularem alguns rumores sobre possíveis contratações, tanto de atletas como de treinadores.
Como facilmente se percebe, ainda está muita coisa por definir nos plantéis das diferentes equipas que vão disputar a Proliga, como por exemplo em termos de possíveis entradas de atletas estrangeiros, sendo necessário aguardar mais um pouco para termos noção sobre o potencial dos diferentes emblemas em prova.
Nota: Este artigo não pretende de forma alguma especular sobre os diferentes clubes mencionados, sendo apenas uma compilação de diferentes informações divulgadas pelos clubes ou por órgãos de comunicação social, visando informar os adeptos da modalidade sobre o mercado de transferências na Proliga.