segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL

Feliz Natal!

A Secção de Basquetebol do Eléctrico Futebol Clube deseja a todos os seus adeptos, simpatizantes e amantes desta fantástica modalidade um Feliz Natal!



Eléctrico confirma as espectativas, e vai ter um excelente Natal!

 
Este fim de semana, a equipa do Eléctrico deslocou-se aos Açores para defrontar as duas equipas que disputam a Proliga igualmente como os nossos alentejanos.
 
De facto, efectivamente foram dois jogos muito proveitosos para os nossos jogadores, que em consequência de duas belas exibições trouxe aos seus adeptos não uma, mas duas belas "prendinhas de Natal".
 
No jogo de Sábado, o Eléctrico defrontou o adversário teoricamente mais forte, mas o a vantagem dos nossos "alentejanos" foi confirmada através da conquista das tabelas, factor que confirmou o avolumar do resultado para a casa das duas dezenas. Mais fortes essencialmente a partir do segundo período, o Eléctrico chegou ao intervalo a vencer por 31 - 48.
 
No reatar da partida a vantagem conquistada ao intervalo foi amplamente avolumada, o que levou a vantagem da nossa equipa a chegar à casa das três dezenas.
 
Como seria de esperar com o resultado no marcador, o treinador Andriy Melnychuk resolveu dar minutos a todos os seus atletas, factor que permitiu uma ligeira recuperação no marcador por parte da equipa açoriana.
 
Resultado final:
Angra Basket 58 - 80 Eléctrico
 
Destaques da partida:
- tal como na jornada anterior, optamos novamente por destacar todo o colectivo, dando enfoque especial a Aylton Medeiros que com 27 pontos e 10 ressaltos foi o MVP do encontro com uma valorização de 43 pontos.
 
Para consultar a estatística, aceda a:
 
 
 
Eléctrico vence Terceira Basket
 
No segundo jogo da jornada dupla, o Eléctrico conquistou novamente mais uma vitória. Em mais um jogo bem conseguido dos nossos jogadores, dominado do principio ao fim, esta jovem equipa açoriana.
 
O Eléctrico chegou ao intervalo a ganhar por 25 - 31, mas após o reatar da partida voltou a disparar no marcador e a confirmar o seu favoritismo. Com uma segunda parte totalmente dominada a vantagem chegou à casa das duas dezenas.
 
A vitória neste encontro, justifica-se essencialmente com a vantagem na luta das tabelas em que o Eléctrico "trucidou" a jovem equipa açoriana por esclarecedores 41 - 18.
 
Resultado final:
Terceira Basket 52 - 78 Eléctrico
 
Destaques da partida:
- Tiago Pinto com 35 pontos e 6 lançamentos concretizados de três pontos em 10 lançamentos tentados, foi o MVP da partida;
- Pedro Afonso com 8 pontos e 13 ressaltos.
 
Para consultar a estatística do jogo, aceda a:
 
 
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

SUB-14: Final 4 atribulada!


No fim de semana passado realizou-se a final4 do escalão Sub14 masculinos em Reguengos de Monsaraz, clube vencedor da fase regular e que por isso ganhou o direito a receber esta final. Os jogos de Sábado foram realizados no pavilhão da escola EB de Reguengos, devido ao piso do pavilhão do clube anfitrião se encontrar escorregadio da humidade. Tiveram assim lugar o ASC/BMRM vs Salesianos e o CB Beja vs EFC.

No primeiro jogo do dia a equipa de casa fez valer o seu favoritismo, frente a uma equipa do Salesianos que lutava bravamente e que conseguiu equilibrar em vários momentos, mas o Reguengos sempre controlou o jogo, gerindo bem o tempo e o resultado. Encontrou-se o primeiro finalista sendo o resultado final de 45 - 34.

Seguia-se o nosso jogo, para o qual contávamos com 8 atletas disponíveis, a apenas 35 horas do evento, o mínimo exigido para cumprir o regulamento e assim não começar o jogo derrotados à partida. A vitória neste jogo daria acesso à final do dia seguinte e a garantia da presença no torneio nacional, objectivo assumido da nossa equipa. Dos 4 atletas lesionados, foi possível recuperar dois para este decisivo encontro e assim entrarmos em campo com 10 atletas.
O jogo começou melhor para nós e apesar de alguns cestos fáceis falhados, fomos concretizando, tendo o CB Beja marcado apenas após alguns minutos decorridos, mas assim que o fez entrou no jogo e encurtou a vantagem da nossa equipa para 6 pontos no final do 1º período. No 2º período o CB Beja foi superior, muito por culpa de um jogador que ainda não havia jogado contra a nossa equipa. Marcava (quase) tudo o que havia para marcar, tanto em penetrações para o cesto como em lançamentos de média e longa distância, aproveitando neste caso a maior proximidade da linha de 3 pontos neste pavilhão. Demorámos um pouco a reagir e a ajustar defensivamente e apesar dos nossos esforços, nunca conseguimos contrariar de forma eficaz a sua ação, sendo o resultado ao intervalo de 38-31 favorável ao CB Beja. O início da segunda parte trouxe um jogo mais equilibrado, mas cada vez que nos aproximávamos um pouco, surgia novamente o jogador quebra-cabeças do CB Beja a resolver, responsável por 16 dos 18 pontos da sua equipa neste período e pelo ascendente do CB Beja, que via a sua vantagem no final do 3º período subir para 11 pontos. Faltavam 10 minutos para conseguir virar o resultado desfavorável e lutámos com as forças que ainda restavam, aumentando a pressão defensiva e conseguindo reduzir a ação ofensiva do adversário, no entanto, no ataque nem sempre conseguíamos finalizar e a vantagem teimava em não reduzir significativamente. Sensivelmente a meio do último período o João Caldeira teve de sair do jogo, ressentindo-se fisicamente da paragem de quase um mês antes desta final e pouco depois o João Leitão lesionou-se tendo de sair em ombros. Em pouco tempo perdemos os nossos dois melhores marcadores, num jogo em que precisávamos mesmo de marcar. Mas ninguém desistiu e até ao fim o empenho de todos foi inquestionável, mas ao vencer por apenas um ponto o último período, o nosso grande objetivo caía por terra. Parciais: 11-17; 27-14; 18-14; 15-16. Resultado Final 71-61.

Alinharam e marcaram neste jogo:
CB Beja - A. Guerreiro 7; A. Castilho 8; P. Lança 40; J. Fernandes 5; R. Cabral; A. Grilo 8; P. Rocha 1; G. Proença 2
EFC - Francisco; João Esculcas 8; Pedro; Eduardo 10; João frade 4; João Leitão 19; Thiago; João Caldeira 14; João Vale 6; João Vital

No Domingo e já no pavilhão do ASC/BMRM, devido às ausência por motivos pessoais e principalmente por motivos de saúde de 6 atletas, alinhámos com apenas 6 atletas no jogo contra o Salesianos, ficando desde logo decidida a classificação dos 3º e 4º lugares. Apesar disso a entrega foi total o que valorizou o jogo e apenas no último período se decidiu a contenda de forma definitiva.

O jogo iniciou-se de forma equilibrada sem vantagem evidente de qualquer das equipes, mas na segunda metade do período inicial, o Salesianos distanciou-se marcando em contra-ataque e em segundas tentativas, tendo a nossa equipa falhado alguns cestos fáceis, que a serem concretizados colocariam mais equilíbrio no marcador e não a diferença de 10 pontos verificada. No segundo período acertámos melhor as marcações e o equilíbrio foi dominante verificando-se um empate neste parcial e um resultado ao intervalo de 30-20 favorável ao Salesianos. Voltámos do balneário dispostos a mudar o rumo dos acontecimentos e com vontade encurtámos a distância para 8 pontos no final do 3º período. A jogar de forma mais descontraída mas mantendo a concentração, no derradeiro período conseguimos um parcial de 4-0 encurtando a distância para somente 4 pontos com 5 minutos por jogar e com o resultado em 34-30. Estava tudo em aberto, mas infelizmente no seguimento o Eduardo escorregou e magoou-se na queda tendo de sair, deixando a equipa sem o seu importante contributo no transporte da bola. Esta situação foi quase de imediato aproveitada pela equipa adversária, que com a sua pressão a campo inteiro conseguiu roubar a bola e lograr cestos fáceis a um ritmo até aí inexistente e em apenas cerca de 4 minutos conseguiu um parcial de 17-4 a seu favor, incluindo um triplo a finalizar o jogo, colocando uma diferença no marcador enganadora para o que se passou em campo. Parciais: 16-6; 14-14; 4-6; 17-8. O resultado final foi de 51-34, embora o resultado oficial seja 20-0.
Alinharam e marcaram neste jogo:
Salesianos - Coincas; Costa 16; Prates 5; Martinho 4; Faustino 6; Santos 10; Silva 8; Pina 2
EFC - João Esculcas 12; Pedro; Eduardo 6; João frade; Thiago 4; João Vale 12

A Final

O jogo entre os finalistas decorreu de seguida. O BC Beja voltou a optar por inscrever 8 jogadores, tentando assim conseguir uma vantagem pontual na primeira parte, o que veio a conseguir mas de forma pouco mais do que tangencial. Se no primeiro período no qual alinhou o Xavier, jogador mais influente do Reguengos, a vantagem conseguida para esta equipa não foi significativa, no segundo período, quando talvez se esperasse que o CB Beja conseguisse um avanço importante pela mesma razão, tal não veio a acontecer. O jogador Pedro Lança apesar de ter sempre um papel importante, não foi tão determinante como é habitual, não só graças ao espírito coletivo do Reguengos na entreajuda defensiva, mas também pela completa ausência de tiro exterior, ao contrário do que mostrou no dia anterior onde marcou vários triplos. Deste modo tudo se decidiria na segunda parte e o equilíbrio persistia, apesar da ligeira vantagem do CB Beja. No início do 3º período rapidamente o Reguengos empatou e manteve-se a tónica do equilíbrio, sem ascendente claro de nenhuma das equipas. No 4º período, coincidência ou não, apenas quando necessitou substituir um dos seus atletas, o Reguengos começou a ver o BC Beja fugir, fundamentalmente pelos desequilíbrios defensivos gerados em termos de estatura. Nos últimos minutos do encontro o CB Beja deixou definitivamente o Reguengos para trás, algo precipitado no ataque, já incapaz de travar as penetrações em drible de Pedro Lança, que finalizava sempre perto do cesto. Justo vencedor e campeão Regional o CB Beja com o resultado final de 58-71.
 
Nota final:
- Como nota, gostaríamos de louvar o esforço e dedicação desta jovem equipa do Eléctrico que em muito dignificou o nome do clube, da cidade e sobretudo da região. Uma palavra de apreço também para os atletas lesionados, que por razões de ordem física não puderam contribuir com o seu esforço. A todos eles um "muito obrigado" e o desejo de umas rápidas melhoras. 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Filipe Delgado deixa Eléctrico





O extremo Filipe Delgado de 21 anos, abandonou o Eléctrico a fim de relançar a sua carreira no Unidos de Tortosendo/UBI. O jogador pretende obter mais minutos de utilização a fim de ganhar mais experiência, que o permita tornar-se um melhor jogador.
 
É de facto uma notícia que nos deixa triste, mas que compreendemos e desejamos as maiores felicidades. 
 
As portas continuarão sempre abertas a um eventual regresso.
 

 
Boa sorte Filipe!!!
 
 
 
 
 
 

Eléctrico "electrizante" derrota Desp. Leça


Leça 42 vs 74 Eléctrico

No passado dia 15 de Dezembro, o Eléctrico viajou até Matosinhos para defrontar a equipa de Leça da Palmeira.
 
No confronto iriam encontrar-se duas equipas com uma história na actual competição completamente opostas. Se de um lado estava a equipa do Eléctrico, um dos presumíveis candidatos ao título da Proliga, no lado oposto encontrava-se a equipa do Leça a ocupar os últimos lugares da competição.
 
O primeiro quarto do jogo foi pautado pelo equilíbrio constante no resultado, mas que efectivamente terminou com a liderança do Eléctrico por três pontos.
 
O segundo e terceiro quarto foram amplamente dominados pelo Eléctrico que conquistou aí as maiores vantagens para consolidar a vantagem na partida. A vantagem do Eléctrico justifica-se sobretudo por uma maior eficácia nos lançamentos interiores e na conquista dos ressaltos. No final do terceiro quarto a vantagem era de 36 pontos de diferença!
 
Assim, tendo em conta que se ia jogar o ultimo quarto da partida e certamente a vitória já estava mais que assegurada, o treinador da nossa equipa optou por rodar a equipa dando importantes minutos a todos os jogadores da equipa, excepto a Francisco Pinto, que apesar de constar na ficha de jogo, encontra-se ainda a recuperar de lesão.
 
Destaques da equipa do Eléctrico:
- tendo em conta o resultado desnivelado do jogo, decidimos destacar o colectivo como os principais responsáveis por esta magnífica vitória . No entanto, o atleta Mário Neves foi considerado o MVP da partida.
 
Destaques da equipa do Leça:
- Daniel Ramos com 16 pontos.
 
Para consultar a estatística da partida, aceda a:
 
Na próxima jornada, o Eléctrico desloca-se até ao Açores, onde irá disputar duas partidas contra as equipas do Angra Basket e Terceira Basket.
 
Alma Eléctrico
 
 
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vitória importante na deslocação ao Norte


Guifões 66 vs 78 Eléctrico

No passado dia 8 de Dezembro o Eléctrico deslocou-se à cidade do Porto para defrontar a equipa do Guifões em mais uma ronda do Campeonato Nacional da Proliga.
 
Era esperado um jogo muito complicado para a equipa do Eléctrico, quando o adversário que ia defrontar era uma das equipas que mais se reforçou para esta nova época.
 
O jogo começou de forma muito positiva para o Eléctrico que aproveitou para se afastar no marcador, fruto de um parcial de 14-1. O primeiro quarto foi amplamente dominado pela equipa do Eléctrico, que assim venceu o primeiro parcial por 11 pontos de vantagem.
 
No segundo quarto, a equipa do Guifões entrou forte, impondo uma forte intensidade defensiva que provocou um elevado número de perdas de bola. No entanto, o Eléctrico recuperava na defesa impedindo a equipa adversária de recuperar no marcador. O resultado ao intervalo espelhava uma confortável vantagem de 13 pontos.

Resultado ao intervalo:
Guifões 22 vs 35 Eléctrico

No regresso dos balneários, a equipa nortenha impôs uma forte defesa, que culminou novamente com algumas perdas de bola dos nossos jogadores. Perto do fim do terceiro quarto, a equipa nortenha optou por defender zona, o que permitiu que o Eléctrico concretizasse alguns lançamentos de três pontos.

No ultimo quarto, continuava a defesa pressão campo inteiro dos jogadores do Guifões, mas o Eléctrico no fim, mostrou-se sempre mais eficaz na concretização dos lançamentos e sobretudo na captura dos ressaltos.

Destaques da equipa do Eléctrico:
- Aylton Medeiros, com 21 pontos e 8 ressaltos e 29,5 pontos de MVP;
- Tiago Pinto, com 21 pontos;
- Mário Neves com 8 pontos e 17 ressaltos.

Destaques na equipa do Guifões:
- João Moreira, com 25 pontos;
- José Almeida com 7 pontos e 9 ressaltos.

Para consultar a estatística do jogo, aceda a:
http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=7350326723&p=fpb.203040&k_id_jogo=141425&co2=B1&bl2=LAYOUT-1

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Má 2º parte dita resultado final


Eléctrico 73 vs 86 Oliveirense
 
No passado dia 24 de Novembro o Eléctrico defrontou a equipa da Oliveirense para mais uma ronda do Campeonato Nacional da Proliga.
 
Era esperado um jogo muito complicado para a equipa do Eléctrico, quando o adversário que ia defrontar era o principal candidato ao título. E pois bem, assim foi, apesar de uma primeira parte equilibrada, a equipa que viajou desde Oliveira de Azeméis acabou a primeira parte na liderança da partida, com uma vantagem curta de 3 pontos.
 
Resultado ao intervalo:
Eléctrico 39 vs 42 Oliveirense
 
No regresso dos balneários esperava-se que o Eléctrico regressasse com mais força, mas a Oliveirense com uma defesa a pressionar campo inteiro obrigou a equipa o EFC a cometer vários erros não forçados. Assim, como consequência o resultado avolumou-se a favor da Oliveirense chegando assim ao fim do terceiro periodo com uma vantagem de 10 pontos.

No quarto final, a equipa visitante limitou-se a controlar o resultado, conseguindo avolumar ainda mais o resultado.

Resultado Final:
Eléctrico 73 vs 86 Oliveirense

Destaques na equipa do Eléctrico:
- Tiago Pinto com 24 pontos e 7 assistências,  Mário Neves com 14 pontos e 12 ressaltos, Aylton Medeiros com 10 pontos e 9 ressaltos.

Destaques na Oliveirense:
- André Pereira (MVP) 20 pontos, Nuno Cortez com 14 pontos e 10 ressaltos, Renato Azevedo com 21 pontos.

Para consultar a estatística do jogo:
http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=7912768813&p=fpb.203040&k_id_jogo=141413&co2=B1&bl2=LAYOUT-1

 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Jogada de NBA dá vitória ao Eléctrico

 
Na tarde de Sábado do dia 17 de Novembro disputou-se no Pavilhão Municipal de Ponte de Sor mais um encontro da Proliga. Desta vez, o adversário era um dos grandes candidatos ao título, a equipa do Maia Basket.
 
Com alguns jogadores na sua equipa que no passado já passaram pelas fileiras do F.C. Porto, entre eles o veterano Nuno Marçal e os irmãos Diamantino, o Maia Basket apresentava-se como a equipa favorita à vitória final.
 
De facto, o jogo não foi um grande espectáculo, fruto das muitas perdas de bola de ambas as equipas, podendo elogiar-se a boa percentagem de ambas as equipas nos lançamentos de dois pontos.
 
A primeira parte da partida foi muito equilibrada, sempre com o Eléctrico na liderança da partida, sendo seguido de muito perto pela equipa do Maia Basket. Com uma primeira parte muito"apagada" da grande estrela da equipa adversária, cito Nuno Marçal, o Eléctrico foi mantendo a sua curta vantagem até ao intervalo.
 
Resultado ao Intervalo:
Eléctrico 35 vs 33 Maia Basket
 
Na segunda parte a equipa do Norte do país regressou mais agressiva, disposta a vencer o jogo, mas uma grande atitude defensiva dos jogadores do Eléctrico não permitia falhas, fruto de uma defesa muito bem orquestrada.
 
No ultimo quarto, como era expectável, o jogo complicou-se para o Eléctrico fruto das várias jogadas concluídas por Paulo Diamantino. Nesse momento do jogo, o Eléctrico perdeu a liderança da partida pela primeira vez em virtude de uma fase menos eficaz nos lançamentos exteriores e interiores. A parte final da partida foi a mais emocionante, quando ambas as equipas concretizavam todos os seus lançamentos.
 
A 2 segundos do fim, o Maia Basket concretizou um lançamento de 2 pontos que colocava o resultado com uma vantagem tengencial do Maia Basket por apenas 1 ponto (58-59). No instante a seguir o treinador do Eléctrico pediu um deconto de tempo para preparar o ultimo ataque da sua equipa.
 
No reatar da partida, viu-se esta obra prima (ver aos 1.40m do vídeo):
 
... uma fotocópia autêntica desta jogada concluída por João Lanzinha. Absolutamente genial esta ultima jogada.
 
Resultado final da partida:
Eléctrico 60 vs 59 Maia Basket
 
Destaques da partida:
- Mário Jorge, 8 pontos e 13 ressaltos e o título de MVP da partida; Aylton Medeiros 19 pontos e Pedro Afonso com 11 pontos e 12 ressaltos
 
- Agradecimento ao muito público que esteve presente nas bancadas do Pavilhão Municipal de Ponte de Sor, e o desejo de que voltem a estar presentes nos próximos jogos.
 
Destaques do Maia Basket:
- Paulo Diamantino, 14 pontos; Ricardo Pinto com 12 pontos e João Diamantino com 12 pontos.
 
No próximo dia 24 de Novembro, o Eléctrico defronta a equipa da Oliveirense em mais um jogo que se espera muito difícil, equilibrado e acima de tudo emocionante.
Contamos com a presença de todos.
 
Para consultar a estatística do jogo:
 
 
ALMA ELÉCTRICO
 
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Vitória convincente na Figueira da Foz


Ginásio 71 vs 90 Eléctrico F.C

No passado dia 10 de Novembro, a equipa do Eléctrico viajou até à Figueira da Foz para defrontar a equipa do Casino Ginásio na 4º Jornada do Campeonato Nacional da Proliga.

Este foi um jogo amplamente dominado pelo Eléctrico que ao intervalo já vencia por 36 - 43.

Até final do jogo foi só controlar o jogo, e continuar eficaz nos lançamentos exteriores em que marcaram 9 triplos em 16 tentativas. Este maior acerto na linha de três pontos permitiu o avolumar do resultado, e contribuir favoravelmente para criar mais confiança em toda a equipa.

O resultado final terminou favorável para o Eléctrico por uma grande diferença, que espelha bem aquilo que se passou nos 40 minutos de jogo.

Destaques do Eléctrico:
- Mário Neves, 19 pontos e 10 ressaltos (MVP);
- Tiago Pinto, 22 pontos e 7 ressaltos;
- Aylton Medeiros, 15 pontos;

- Nota positiva para o facto de todos os jogadores do Eléctrico terem dado o seu contributo.

Destaques do Ginásio:
- Joaquim Soares, 19 pontos e 7 ressaltos;
- Alexandre Nuno, 19 pontos;

Se quiser consultar a estatística do jogo, consulte:
http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=5141798851&p=fpb.203040&k_id_jogo=141402&co2=B1&bl2=LAYOUT-1

Na próxima jornada, o Eléctrico irá defrontar a poderosa equipa do Maia.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Francisco Pinto com a mão fracturada




O base/extremo Francisco Pinto fracturou a mão no encontro contra a equipa do Benfica B.
O jogador não poderá dar assim o seu contributo nos próximos jogos do Eléctrico.
 
A secção de Basquetebol do Eléctrico,  deseja umas rápidas melhoras.

Eléctrico avança na Taça de Portugal


Eléctrico 66 - 56 Sangalhos

No passado dia 6 de Novembro, o Eléctrico recebeu e venceu a equipa do Sangalhos em mais uma eliminatória da Taça de Portugal.

Contrariamente ao que aconteceu no jogo da Fase Regular do Campeonato da Proliga, o Eléctrico assumiu desde cedo a liderança do marcador, fruto de uma extrema eficácia no lançamento e de uma defesa muito forte que limitou as estratégias ofensivas da equipa da "bairrada".

A vantagem do Eléctrico chegou a ser de 26 pontos, o que permitiu um relaxamento generalizado em todos os elementos da equipa. Com o jogo decidido, ambas as equipas começaram a rodar os seus jogadores, para que todos pudessem dar o seu contributo.

Já no decorrer do último quarto, a arbitragem começou a assumir o protagonismo do jogo, até então calmo e muito correcto, com um dos árbitros a sancionar o Eléctrico com 3 faltas técnicas. A equipa do Sangalhos aproveitou para reduzir a diferença beneficiando dos erros "não forçados" do Eléctrico, acabando por chegar aos 10 pontos de desvantagem.

Destaques:
- Bom jogo de Tiago Pinto no jogo exterior, e principalmente de Pedro Afonso, que sem recorrer a estatística arrisca-mos a considerá-lo o "melhor jogador em campo".

- A presença de Artem Melnychuk e de Fábio Silva, dois júniores sub-18 que prometem vir a dar muitas alegrias aos adeptos.


No próximo Sábado dia 10 de Novembro, pelas 16 horas, o Eléctrico viaja até à Figueira da Foz para defrontar a equipa do Ginásio Casino Figueira. Esperamos ansiosamente por mais uma boa vitória e uma excelente exibição.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Jovens do Benfica B pregam valente susto ao Eléctrico

Benfica B 84 - 91 Eléctrico

No dia 1 de Novembro, disputou-se a 3º Jornada do Campeonato Nacional da Proliga. A equipa do EFC deslocou-se até ao Pavilhão Império Bonança em Lisboa, para defrontar os jovens do Benfica "B".
 
De facto, assistiu-se a um jogo equilibrado do princípio ao fim, em que a jovem formação do Benfica "B" impôs muitas dificuldades à maior experiência dos jogadores do EFC.
 
O jogo começou com a jovem formação do Benfica "B" a jogar com maior agressividade, a impor um ritmo muito forte no jogo. Como era expectável, a equipa do EFC passou para a frente do marcador no final do 1º periodo, em virtude da maior experiência dos seus jogadores. O resultado terminou com uma vantagem curta de três pontos (14 - 17).
 
No início do segundo quarto, parecia que o EFC iria descolar no marcador, mas para surpresa geral o Benfica "B" passou para a frente do marcador, mostrando uma grande vantagem na luta pelas tabelas, tendo 4 jogadores com uma estatura superior aos dois metros. A jovem equipa do Benfica "B", mostrava maior versatilidade e maior agressividade na hora de atacar o cesto, impondo várias dificuldades ao EFC quando os mesmos detinham a posse de bola. O resultado ao intervalo mostrava uma curta mas preciosa vantagem de um ponto para o Benfica "B".
 
Resultado ao Intervalo:
 
Benfica "B" 35 - 34 Eléctrico
 
Depois do regresso dos balneários, o EFC voltou a entrar displicente no jogo, permitindo que a vantagem do Benfica se avolumasse. Notava-se uma clara dificuldade na luta das tabelas, com o jogador Cândido Sá a revelar-se uma enorme dor de cabeça. O jogador Pedro Belo também mostrava cartas no jogo exterior e no lançamento de média distância. A vantagem dos jovens benfiquistas chegou aos 10 pontos, mas foi minimizada com a conversão de dois lançamentos de triplo do EFC. O resultado terminou com a vantagem do Benfica "B" por quatro pontos (58 - 54).
 
O ultimo quarto do jogo, mostrou ser o mais interessante e emocionante, quando de uma desvantagem de 12 pontos, o EFC conseguiu empatar a partida a cinco segundos do final. A contar com a "colaboração" do nosso conterrâneo André Miguens que desperdiçou dois lances livres nos segundos finais, Tiago Pinto deixou o jogo com dois pontos de diferença com a conversão de mais dois lances livres perto do final. Como o EFC precisava de parar o tempo de jogo, cometia faltas sobre os jogadores do Benfica, levando novamente o "nosso" André Miguens à linha de lance livre, onde converteu um e falhou outro lance livre. Quando já nada fazia prever, João Lanzinha sofreu uma falta para lá da linha de triplo, que o levou para a linha de lance livre, onde converteu três lances livres e posteriormente deixava o jogo empatado 79 -79 ao fim dos 40 minutos.
 
No prolongamento, a experiência prevaleceu sobre a juventude e irreverência dos jovens benfiquistas, permitindo o distanciar no marcador do EFC.
 
Resultado Final:
Benfica "B" 84 - 91 Eléctrico
 
Destaques:
- No lado do EFC, o base Tiago Pinto (27 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências) foi o mais esclarecido, bem apoiado por Aylton Medeiros (17 pontos) e João Lanzinha (17 pontos);
 
- No lado dos benfiquistas, o poste Cândido Sá (20 pontos e 16 ressaltos), Pedro Belo (14 pontos e 9 ressaltos), Ricardo Rosa (19 pontos);
 
- Este jogo foi transmitido em directo pela Benfica TV, que contribui positivamente para a divulgação da modalidade, por isso deste modo, deixamos uma palavra de apreço para o clube da Luz;
 
- Uma palavra de apoio a André Miguens, e o desejo de que melhores jogos venham.
 
Para consultar a estatística do jogo:

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Primeira Parte dita desfecho final!


No passado dia 20 de Outubro jogou-se a 2º jornada do Campeonato da Proliga 12/13. Depois da vitória no fim-de-semana passado contra uma equipa que é considerada dos mais fortes candidatos ao título, os níveis de confiança eram claramente elevados.

O adversário do EFC era o Sangalhos, equipa que vinha de uma derrota pesada na jornada passada, e que procurava em Ponte de Sor um resultado positivo para as suas aspirações. De facto, a equipa do Sangalhos começou melhor o jogo, afastando-se no marcador, em parte devido à excelente prestação de Nuno Bizarro no jogo exterior, que não facilitava tendo uma elevada percentagem nos lançamentos exteriores. Para complicar, Paulo Raminhos lesionou-se, não podendo dar mais o seu contributo até ao final do jogo. No final da primeira parte, o resultado apontava para uma desvantagem de 12 pontos (33-45), que tendo em conta o adversário que tinham pela frente, uma equipa muito experiente e eficaz, era de prever enormes dificuldades.

No terceiro período, o EFC esboçou uma reação que prometia um desfecho positivo, mas a equipa que viajou de Aveiro controlou o jogo, terminando o 3º período na liderança por 50-60. No quarto período, assistiu-se ao melhor EFC do jogo, provando a todos que pretendia levar de vencida a formação de Sangalhos.

De facto aproximou-me mesmo da liderança, chegando inclusive a estar a 3 pontos do empate na partida. Com o aproximar do desfecho final, começaram a surgir as faltas para parar o jogo. A equipa do Sangalhos começou a mostrar-se pouco eficaz na linha do lance livre, e o EFC apostava no lançamento exterior. A 10 segundos do fim, o resultado ditava a vitória para o Sangalhos, e o ultimo ataque pertencia aos homens da casa, que com muito azar à mistura falharam dois triplos nos segundos finais do encontro. Em desespero, foi cometida mais uma falta, que levou um jogador da equipa adversária à linha de lance livre que colocou o resultado final em 71-76. De facto não foi um jogo muito positivo para o EFC, mas esperam-se melhores resultados nos próximos encontros.

A destacar, a exibição de Tiago Pinto com 26 pontos, Aylton Medeiros com 14 pontos e 13 ressaltos e de Pedro Afonso com 12 pontos e 10 ressaltos. Na equipa adversária destacam-se Nuno Bizarro com 20 pontos, Emanuel Silva com 15 pontos e 8 ressaltos e Jorge Seabra com 11 pontos e 9 assistências. Para consultar a estatística:

Para consultar a estatística:
http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=5679247807&p=fpb.203040&k_id_jogo=141387&co2=B1&bl2=LAYOUT-1

Voltamos ao ACTIVO!


Após um longo ano de pausa em que faltaram sobretudo colaboradores, decidimos voltar a publicar no blog do EFC.

Podem contar com informações sobre:

- Campeonato da Proliga e Séniores Masculinos;

- Escalões de Formação;

- Debates de Ideias;

- Trocas de Sugestões;

- Convocatórias Inter-Selecções;


Continuem a seguir o nosso blog, porque sem vós, este trabalho não tem qualquer sentido.

ALMA ELÉCTRICO