quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

SUB-14: Final 4 atribulada!


No fim de semana passado realizou-se a final4 do escalão Sub14 masculinos em Reguengos de Monsaraz, clube vencedor da fase regular e que por isso ganhou o direito a receber esta final. Os jogos de Sábado foram realizados no pavilhão da escola EB de Reguengos, devido ao piso do pavilhão do clube anfitrião se encontrar escorregadio da humidade. Tiveram assim lugar o ASC/BMRM vs Salesianos e o CB Beja vs EFC.

No primeiro jogo do dia a equipa de casa fez valer o seu favoritismo, frente a uma equipa do Salesianos que lutava bravamente e que conseguiu equilibrar em vários momentos, mas o Reguengos sempre controlou o jogo, gerindo bem o tempo e o resultado. Encontrou-se o primeiro finalista sendo o resultado final de 45 - 34.

Seguia-se o nosso jogo, para o qual contávamos com 8 atletas disponíveis, a apenas 35 horas do evento, o mínimo exigido para cumprir o regulamento e assim não começar o jogo derrotados à partida. A vitória neste jogo daria acesso à final do dia seguinte e a garantia da presença no torneio nacional, objectivo assumido da nossa equipa. Dos 4 atletas lesionados, foi possível recuperar dois para este decisivo encontro e assim entrarmos em campo com 10 atletas.
O jogo começou melhor para nós e apesar de alguns cestos fáceis falhados, fomos concretizando, tendo o CB Beja marcado apenas após alguns minutos decorridos, mas assim que o fez entrou no jogo e encurtou a vantagem da nossa equipa para 6 pontos no final do 1º período. No 2º período o CB Beja foi superior, muito por culpa de um jogador que ainda não havia jogado contra a nossa equipa. Marcava (quase) tudo o que havia para marcar, tanto em penetrações para o cesto como em lançamentos de média e longa distância, aproveitando neste caso a maior proximidade da linha de 3 pontos neste pavilhão. Demorámos um pouco a reagir e a ajustar defensivamente e apesar dos nossos esforços, nunca conseguimos contrariar de forma eficaz a sua ação, sendo o resultado ao intervalo de 38-31 favorável ao CB Beja. O início da segunda parte trouxe um jogo mais equilibrado, mas cada vez que nos aproximávamos um pouco, surgia novamente o jogador quebra-cabeças do CB Beja a resolver, responsável por 16 dos 18 pontos da sua equipa neste período e pelo ascendente do CB Beja, que via a sua vantagem no final do 3º período subir para 11 pontos. Faltavam 10 minutos para conseguir virar o resultado desfavorável e lutámos com as forças que ainda restavam, aumentando a pressão defensiva e conseguindo reduzir a ação ofensiva do adversário, no entanto, no ataque nem sempre conseguíamos finalizar e a vantagem teimava em não reduzir significativamente. Sensivelmente a meio do último período o João Caldeira teve de sair do jogo, ressentindo-se fisicamente da paragem de quase um mês antes desta final e pouco depois o João Leitão lesionou-se tendo de sair em ombros. Em pouco tempo perdemos os nossos dois melhores marcadores, num jogo em que precisávamos mesmo de marcar. Mas ninguém desistiu e até ao fim o empenho de todos foi inquestionável, mas ao vencer por apenas um ponto o último período, o nosso grande objetivo caía por terra. Parciais: 11-17; 27-14; 18-14; 15-16. Resultado Final 71-61.

Alinharam e marcaram neste jogo:
CB Beja - A. Guerreiro 7; A. Castilho 8; P. Lança 40; J. Fernandes 5; R. Cabral; A. Grilo 8; P. Rocha 1; G. Proença 2
EFC - Francisco; João Esculcas 8; Pedro; Eduardo 10; João frade 4; João Leitão 19; Thiago; João Caldeira 14; João Vale 6; João Vital

No Domingo e já no pavilhão do ASC/BMRM, devido às ausência por motivos pessoais e principalmente por motivos de saúde de 6 atletas, alinhámos com apenas 6 atletas no jogo contra o Salesianos, ficando desde logo decidida a classificação dos 3º e 4º lugares. Apesar disso a entrega foi total o que valorizou o jogo e apenas no último período se decidiu a contenda de forma definitiva.

O jogo iniciou-se de forma equilibrada sem vantagem evidente de qualquer das equipes, mas na segunda metade do período inicial, o Salesianos distanciou-se marcando em contra-ataque e em segundas tentativas, tendo a nossa equipa falhado alguns cestos fáceis, que a serem concretizados colocariam mais equilíbrio no marcador e não a diferença de 10 pontos verificada. No segundo período acertámos melhor as marcações e o equilíbrio foi dominante verificando-se um empate neste parcial e um resultado ao intervalo de 30-20 favorável ao Salesianos. Voltámos do balneário dispostos a mudar o rumo dos acontecimentos e com vontade encurtámos a distância para 8 pontos no final do 3º período. A jogar de forma mais descontraída mas mantendo a concentração, no derradeiro período conseguimos um parcial de 4-0 encurtando a distância para somente 4 pontos com 5 minutos por jogar e com o resultado em 34-30. Estava tudo em aberto, mas infelizmente no seguimento o Eduardo escorregou e magoou-se na queda tendo de sair, deixando a equipa sem o seu importante contributo no transporte da bola. Esta situação foi quase de imediato aproveitada pela equipa adversária, que com a sua pressão a campo inteiro conseguiu roubar a bola e lograr cestos fáceis a um ritmo até aí inexistente e em apenas cerca de 4 minutos conseguiu um parcial de 17-4 a seu favor, incluindo um triplo a finalizar o jogo, colocando uma diferença no marcador enganadora para o que se passou em campo. Parciais: 16-6; 14-14; 4-6; 17-8. O resultado final foi de 51-34, embora o resultado oficial seja 20-0.
Alinharam e marcaram neste jogo:
Salesianos - Coincas; Costa 16; Prates 5; Martinho 4; Faustino 6; Santos 10; Silva 8; Pina 2
EFC - João Esculcas 12; Pedro; Eduardo 6; João frade; Thiago 4; João Vale 12

A Final

O jogo entre os finalistas decorreu de seguida. O BC Beja voltou a optar por inscrever 8 jogadores, tentando assim conseguir uma vantagem pontual na primeira parte, o que veio a conseguir mas de forma pouco mais do que tangencial. Se no primeiro período no qual alinhou o Xavier, jogador mais influente do Reguengos, a vantagem conseguida para esta equipa não foi significativa, no segundo período, quando talvez se esperasse que o CB Beja conseguisse um avanço importante pela mesma razão, tal não veio a acontecer. O jogador Pedro Lança apesar de ter sempre um papel importante, não foi tão determinante como é habitual, não só graças ao espírito coletivo do Reguengos na entreajuda defensiva, mas também pela completa ausência de tiro exterior, ao contrário do que mostrou no dia anterior onde marcou vários triplos. Deste modo tudo se decidiria na segunda parte e o equilíbrio persistia, apesar da ligeira vantagem do CB Beja. No início do 3º período rapidamente o Reguengos empatou e manteve-se a tónica do equilíbrio, sem ascendente claro de nenhuma das equipas. No 4º período, coincidência ou não, apenas quando necessitou substituir um dos seus atletas, o Reguengos começou a ver o BC Beja fugir, fundamentalmente pelos desequilíbrios defensivos gerados em termos de estatura. Nos últimos minutos do encontro o CB Beja deixou definitivamente o Reguengos para trás, algo precipitado no ataque, já incapaz de travar as penetrações em drible de Pedro Lança, que finalizava sempre perto do cesto. Justo vencedor e campeão Regional o CB Beja com o resultado final de 58-71.
 
Nota final:
- Como nota, gostaríamos de louvar o esforço e dedicação desta jovem equipa do Eléctrico que em muito dignificou o nome do clube, da cidade e sobretudo da região. Uma palavra de apreço também para os atletas lesionados, que por razões de ordem física não puderam contribuir com o seu esforço. A todos eles um "muito obrigado" e o desejo de umas rápidas melhoras. 

0 comentários: