segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Resultados do Eléctrico na Proliga

1ª jornada:
Física 83 - 69 Eléctrico

2ª jornada:
Eléctrico 60 - 54 Sangalhos

3ª jornada:
Póvoa 65 - 76 Eléctrico

4ª jornada:
Galitos 65 - 62 Eléctrico

5ª jornada:
Eléctrico 59 - 64 Maia Basket

Actualmente o Eléctrico encontra-se no 8º lugar do Campeonato da Proliga, com um saldo negativo de 3 derrotas e 2 vitórias.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tão perto da vitória!!

Eléctrico está na final após bater Algés na meia-final

O Eléctrico FC foi a primeira equipa a apurar-se para a final do Troféu António Pratas, ao derrotar na primeira meia-final o Algés, por 67-62. O sucesso da defesa zona, bem como a aposta ganha de tentar jogar sempre rápido, permitiram ao conjunto alentejano uma vitória que parecia mais distante no final da 1ª parte. A falta de eficácia no lançamento, bem como o facto de ser uma equipa totalmente renovada, tornaram evidente o momento da época em que estamos.

O primeiro período foi equilibrado, apesar de ter sido o Algés a ganhar vantagem nos primeiros minutos (6-0), fruto de transições ofensivas rápidas. Esta foi aliás a melhor solução ofensiva explorada pelos dois conjuntos para superar a fraca eficácia de lançamento. O Eléctrico beneficiou do bom trabalho na tabela ofensiva, para a meio do período colocar-se pela primeira vez na frente do marcador (9-8). Daí até final as duas equipas mantiveram-se sempre muito próximas no marcador, tendo terminado na frente o Algés pela diferença mínima (15-14).

Para o segundo quarto o técnico Andrey Melnychuk apostou de inicio nas alternâncias defensivas, que tão bom resultado deram. Um parcial de 6-0 colocava os alentejanos na frente do marcador (20-15), diante uma equipa algesina que revelava alguns problemas em atacar a defesa zona 2x3 da equipa adversária. Só aumento da intensidade defensiva por parte da equipa lisboeta lhe permitiu a reviravolta no marcador (30-22), com o contra-ataque a revelar-se a melhor arma para contrariar a defesa zona do conjunto de Ponte de Sor.

O mau momento dos alentejanos, a acumularem imensos turnovers, só foi cortado pela conquista de um ressalto ofensivo por parte de Mário Jorge que fixou o resultado ao intervalo em 30-24 favorável ao Algés.

No recomeço do encontro, o Eléctrico apostou em definitivo na defesa zona 2x3, e com resultados positivos, já que diminui a produção atacante do Algés. Mas se a equipa lisboeta revelava dificuldades em acertar os tiros no interior da zona de curta e média distância, o Eléctrico não fazia muito melhor do lado oposto. Só de penetrações os alentejanos conseguiam fazer pontos, sem que no entanto se conseguissem aproximar no marcador (38-44).

No decisivo quarto, e em pouco menos de 3 minutos, o Eléctrico voltava a colocar-se na frente (47-46), aproveitando algum desnorte da equipa adversária para concluir alguns contra-ataques. A seca de pontos da equipa de Algés mantinha-se (2 pontos e 5 minutos) e só um triplo de António Pires interrompia a o aumento da diferença pontual (49-54). Já sem Aylton, desqualificado com 5 faltas, Andry aposta numa equipa mais baixa e regressa à defesa individual.

Nesta fase do jogo João Lanzinha assumiu papel decisivo com os seus lançamentos longos, o último dos quais a 2.30 minutos do final, que colocava o Eléctrico na frente com uma vantagem de 12 pontos (65-53).

Respondeu o Algés com 9 pontos consecutivos, sendo que os 6 primeiros foram de dois triplos convertidos (65-62). Jogava-se o último minuto e a equipa de Ponte de Sor não conseguia fazer pontos e via a vantagem pontual esfumar-se.

O jogo começava então a decidir-se da linha de lance-livre com Mário Jorge a falhar os dois a que teve direito a 33 segundos do final. Fidel Mendonça ainda tentou um triplo, mas foi Tiago Brito a selar o triunfo ao não falhar do lance-livre (67-62).


Defesa leva Illiabum à final

O Illiabum conquistou o direito a disputar a final do Troféu António Pratas (este domingo, diante do Eléctrico) depois de ter vencido na meia-final da competição, em Ponte de Sor, o Guifões por 67-50. A excelência da defesa ilhavense durante o último período do jogo, em que apenas permitiu 4 pontos, garantiu-lhe a vitória, mas por números que não revelam as dificuldades sentidas, bem como o que tão de positivo fez durante o jogo a equipa do Guifões.

No segundo jogo da tarde, Illiabum e Guifões mostram desde o inicio uma grande intensidade defensiva, própria de quem quer disputar uma final da competição. Os primeiros minutos foram de ligeiro ascendente do Guifões, como consequência da sua elevada intensidade defensiva e da agressividade colocada em termos ofensivos, onde as penetrações em drible provocavam faltas ou assistências para cestos fáceis. Apesar de no último minuto o Illiabum ter passado para a frente do marcador (17-15), as duas equipas terminaram o 1º período empatadas a 17 pontos.

No inicio do segundo quarto, o jogo manteve as mesmas características, com o conjunto de Ílhavo sempre a tentar explorar as vantagens interiores, nem sempre da melhor forma, e o Guifões a bater-se bem, quase sempre a cumprir com as ajudas e rotações defensivas. Mas foi já perto do final da primeira parte que os comandados de Alexandre Pires conseguiram afastar-se no marcador, desde o momento em que o tiro exterior começou a funcionar dando outra dimensão ao seu ataque (35-29).

No recomeço do encontro a equipa nortenha, fiel ao seu estilo, continuava a demonstrar grande paciência ofensiva, a manter sempre o principio de penetrar dentro e assistir fora. Desgastava a equipa adversária para além criar problemas nos ajustes defensivos. Do outro lado, a equipa ilhavense, numa demonstração de maturidade, segurava a liderança do jogo o que do ponto de vista emocional é sempre um factor importante. Como resultado do seu controlo perante a pressão da proximidade do resultado, no final do 3º período liderava por quatro pontos (50-46).

No decisivo quarto o aumento da intensidade defensiva por parte do conjunto de Ílhavo, que passou a resolver os problemas das penetrações em drible na relação do 1x1, condicionou o ataque da equipa de Guifões. Só passados quase oito minutos conseguiu fazer pontos, e numa fase em que o Illiabum já defendia zona 2x3. O base João Figueiredo começou a abrir o livro, em termos ofensivos, não só na forma como colocava a equipa a jogar, mas também com os pontos que contribuía no ataque, quer através de lançamentos longos, ou a explorar as situações de bloqueio directo. (63-47). O encontro estava decidido pelo que só faltava deixar o tempo acabar.

Destaque para a grande segunda parte de João Figueiredo (17 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências), não só a fazer pontos (13) mas na forma como comandou a equipa dentro de campo. E para a utilidade do norte-americano Richard Kadiri (8 pontos, 10 ressaltos, 3 roubos de bola e desarmes de lançamento) preponderante no trabalho “sujo” da equipa.

O poste Odair Conceição (17 pontos e 10 ressaltos) foi o mais produtivo do conjunto de Guifões, embora não tenha conseguido manter na segunda parte a produtividade e eficácia que tinha revelado nos primeiros 20 minutos do jogo.


Illiabum vence António Pratas

Aveirenses derrotam Eléctrico na final

O Illiabum começou com o pé direito a nova temporada do campeonato da Proliga, ao bater com sofrimento, e após prolongamento (81-80), o Eléctrico, em Ponte de Sor, na primeira final da época – o Troféu António Pratas. Uma prova que mostrou existir equilíbrio entre as equipas da prova, algo que só vem beneficiar e valorizar o campeonato desta temporada.

O primeiro período desta final foi parco em pontos, com as duas equipas a acumularem turnovers e uma tremenda falta de eficácia nos lançamentos de campo. O Illiabum dominava as tabelas, mas as segundas posses de bola não eram capitalizadas em pontos, o que permitia à equipa alentejana, com o recurso a alternâncias defensivas equilibrar o encontro. O empate a 11 pontos no final do quarto reflectia na perfeição aquilo que se tinha passado dentro de campo.

O maior equilíbrio na luta das tabelas, bem como uma ligeira melhoria na eficácia do lançamento, permitiu ao conjunto de Ponte de Sor conseguir um ligeiro ascendente nos primeiros minutos do segundo quarto (20-15). Com um parcial de 9-0, a provar que também tinha capacidade para atacar pelo perímetro, o Illiabum retorna à liderança do jogo (24-20). Nos últimos minutos da primeira parte o equilíbrio entre as duas equipas voltou s surgir, bem como a superioridade das defesas relativamente aos ataques. O intervalo chegava com a equipa do Eléctrico na frente pela curta vantagem de um ponto (29-28).

O descanso fez nem ao conjunto de Ílhavo, já que no recomeço, e passados apenas 2 minutos de jogo, comandava por seis pontos de vantagem (36-30). O sucesso da zona 2x3 dos alentejanos passava a não ter tão evidente, até porque o Illiabum dava sinais de se ter conseguido ajustar em termos ofensivos (35-44). A meio do período foi a vez do técnico Alexandre Pires tentar a defesa zona, embora tenha sido o descontrolo emocional de alguns atletas do conjunto alentejano que permitiram ao Illiabum terminar na frente o 3º período (53-44).

O decisivo quarto a formação de Ílhavo aparentava ter o jogo controlado, com os experientes bases Daniel Felix e João Figueiredo (12 pontos, 4 assistências, 3 ressaltos e 3 roubos de bola) a gerirem a vantagem na casa das dezenas. Mas com 8 pontos consecutivos, dos quais seis foram de triplos, o Eléctrico aproximava-se no marcador (58-61).

O encontro voltava a ganhar emoção, Tiago Pinto com mais dois triplos consecutivos voltava a colocar o Eléctrico na frente (67-66), o que deixava tudo em aberto para os pouco mais de 3 minutos que restavam jogar. As alternâncias no comando do marcador bem como os empates passaram a ser uma constante, pelo que se entrou no último quarto com o marcador a registar um empate a 71 pontos.

Aylton, da linha de lance-livre, a 44 segundo do fim, falha os dois lances livres, o mesmo sucedeu com o lançamento triplo de Paulo Raminhos após o ressalto ofensivo conquistado. Richard Kadiri sofre falta a 5 segundos do fim, e não desperdiça os dois lances-livres a que teve direito (73-71).

Desconto de tempo pedido por Andry Melnychuk para preparar um último ataque para tentar empatar ou vencer ou jogo. Bola nas mãos de Tiago Pinto que na zona central arrisca, e com sucesso, jogar 1x1 e levar o jogo para o prolongamento.

Já sem o norte-americano Dain Swetalia (20 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências), desqualificado com 5 faltas, o Illiabum, em teoria, entrava no tempo extra na mó de baixo. Cada posse de bola passava a ser decisiva, com Moacir Mota (5 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências) a revelar-se determinante pelo papel desempenhado na tabela ofensiva, assim como a cumprir em termos ofensivos. O Illiabum chegava à vantagem de 4 pontos com pouco mais de um minuto para jogar, e foi com essa curta vantagem que geriu o jogo até final (81-80).

O norte-americano Richard Kadiri (19 pontos, 10 ressaltos, 5 desarmes de lançamento e 3 roubos de bola) voltou a ser o MVP do encontro, com 27.5 de valorização, tendo sido bem acompanhado na equipa do Illiabum por Daniel Felix autor de 15 pontos, 5 assistências, 4 ressaltos e 2 roubos de bola.

O base Tiago Pinto (23 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências), que este ano regressou a Ponte de Sor, surgiu finalmente ao seu melhor nível nos últimos 25 minutos do jogo (22 pontos), num encontro em que Aylton Medeiros (15 pontos e 9 ressaltos) se bateu valentemente com os dois norte-americanos do Illiabum.

in fpb.pt

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nos dias 15 e 16 de Outubro, QUEREMOS TODOS NO PAVILHÃO MUNICIPAL

No próximo fim-de-semana, nos dias 15 e 16 de Outubro, convidamos todos os adeptos do Eléctrico, Algés, Iliabum e Guifões a comparecer no Pavilhão Municipal de Ponte de Sor para a final do Torneio António Pratas/Proliga.

Pedimos a todos os adeptos da modalidade, para que divulguem e apoiem este acontecimento, e mais importante... QUE COMPAREÇAM NO PAVILHÃO MUNICIPAL DE PONTE DE SOR.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Final Four do Trofeu António Pratas/Proliga em Ponte de Sor

Terminou a Fase de Grupos do Troféu António Pratas 2011-12, competição que marca o arranque oficial da temporada para as equipas da Proliga. Os jogos das Meias-finais e Final serão disputados no próximo fim-de-semana, em Ponte de Sôr, com a presença da equipa da casa Eléctrico F.C., para além das equipas do Algés, Guifões Sport Clube e Illiabum Clube com vista a lutarem pela conquista do primeiro troféu da época.


Dia 15 Outubro 2011

Eléctrico vs Algés (16h30 horas)

Guifões vs Illiabum (18h30 horas)

Eléctrico apurado para a Final Four do Trofeu António Pratas/Proliga

Algés, Eléctrico e Illiabum na final-four

São já três as equipas que já garantiram a presença na final-four do Troféu António Pratas/Proliga. O que significa que, Algés, no Grupo Sul, Eléctrico FC, no Grupo Centro Sul e Illiabum, no Grupo Centro Norte, venceram os seus jogos nesta primeira fase da competição.

A equipa algesina sofreu para garantir a presença na fase seguinte da competição, uma vez que as duas vitórias conseguidas foram por margens muito curtas. Depois de ter vencido, fora de portas, na primeira jornada do grupo o Galitos FC por apenas quatro pontos (70-66), na jornada deste sábado, em Algés, teve de suar outra vez para levar de vencida a equipa açoriana do AngraBasket (82-80).

Quem também venceu os seus dois jogos da série foi o Eléctrico FC. O conjunto de Ponte de Sôr deslocou-se na primeira jornada a Óbidos para apadrinhar a estreia do Gaeirense na Proliga e venceu por dez pontos de diferença (92-82). O segundo jogo era em teoria bem mais complicado, mas perante o seu público os alentejanos venceram a equipa da Física de Torres Vedras, por 68-59.

Mais a norte, o Illiabum, que este ano regressa ao Campeonato da Proliga, passou com distinção na 1ª jornada, ao sair vitorioso da sempre difícil deslocação a Sangalhos (72-50). Já este sábado, e a jogar em casa, os ilhavenses derrotaram a Oliveirense (75-61), um dos clubes históricos da modalidade e que este ano garantiu a subida.

No Grupo do Norte só na terceira jornada se ficará a saber quem ocupará a última vaga na final-four. A única certeza é que quarta equipa a participar na final four da competição, irá ser o vencedor jogo que coloca frente a frente, este domingo, às 17 horas, Guifões e CD Póvoa. Isto por que os poveiros derrotaram, na Maia, a equipa da casa, por 63-51. Uma vez que os maiatos tinham perdido na jornada inaugural na deslocação que efectuaram a Guifões (61-65), ficam arredados da discussão pela passagem à fase seguinte da prova.



Guifões é o último semi-finalista Triunfo sobre o CD Póvoa vale final four

O Guifões foi a última equipa a garantir a presença na final four do Troféu António Pratas, ao terminar invicta no comando do Grupo Norte. Depois de ter derrotado este domingo, em casa, no jogo que decidia quem passaria à fase seguinte da prova o CD Póvoa, por 82-61. A equipa de Guifões junta-se assim ao Algés, ao Eléctrico FC e ao Illiabum, na discussão do primeiro troféu em disputa da presente temporada.

in www.fpb.pt

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Novo Eléctrico apresenta-se Sábado aos seus adeptos

No próximo Sábado às 16h30m:

Eléctrico vs Gálitos

A família "Eléctrico"



Aqui está uma foto de família, com os novos reforços (o velho conhecido) Tiago Pinto e Mário Jorge.

Destaque para a presença do saudoso Valentyn Melnychuk, e dos jovens Artem e Gonçalo Pascoal.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Entrevista no jornal "Ecos do Sor"

Andriy Melnichuck, treinador de basquete do EFC:
“Temos tudo para fazer um bom campeonato”

A equipa sénior de Basquete do Eléctrico começa hoje, terçafeira, dia 13, os treinos com vista à preparação da época que se adivinha. Andriy Melnychuck, treinador da equipa (à esquerda, na foto), não quer repetir os erros da época passada e afirma que os objectivos da equipa passam pela manutenção na Proliga e por conseguir um lugar no Palyoff. O clube, que nesta época se viu limitado na contratação de jogadores de fora, aposta forte na “prata da casa”. João Pedro Lanzinha (à direita, na foto) é um dos rostos da formação do clube pontessorense. “Não gosto muito de falar sobre o futuro antes de começar a competir”, diz-nos Andriy Melnichuck. “Mas penso que mesmo com dificuldades financeiras conseguimos criar uma equipa bastante competitiva”, acrescenta. Andriy não espera facilidades no Campeonato e, apesar da crise que o país atravessa assegura que os 12 adversários do Eléctrico estão bem preparados para a competição. “Os orçamentos são mais limitados para todos, é verdade. A crise está aí e o basquete não foge à regra. As equipas têm menos dinheiro mas os jogadores, por seu lado, também não têm onde jogar”, frisa. Em relação ao Eléctrico, Andriy diz que para formar um bom plantel, o dinheiro não é o mais importante. “Penso que se a direcção do clube nos ajudar na organização dos treinos e se a equipa responder, podemos fazer um bom campeonato. Temos três jogadores com grande experiência que já passaram pela Liga. Este ano, temos a obrigação de jogar com oito jogadores ‘da casa’. Muitos deles também já passaram pela Proliga e ganharam experiência. No final da época passada, a direcção explicou-me que teríamos de apostar mais nos jogadores da casa. Acordámos que o plantel para este ano teria apenas quatro jogadores de fora” revela o treinador.

Tiago Pinto está de volta
Em relação às entradas e às saídas do plantel, Andriy explica que houve mexidas no “cinco principal” da época passada. “Saíram o Jorge Afonso, que jogou por cá duas épocas e foi o nosso melhor marcador durante esse período. Porém, teve de sair por motivos pessoais. Saíram também, o nosso poste, Dinis Neves e o base, Edson Ferreira, que optou por regressar a Angola”. Já em relação às”caras novas” do plantel, o treinador do Eléctrico destaca o regresso de Tiago Pinto e a aquisição do experiente Mário Jorge. “O Tiago foi um dos melhores jogadores de sempre do basquete do Eléctrico e ficámos muito felizes com este regresso. Com a entrada deste jogador penso que a falta de Jorge Afonso fica colmatada. O Tiago vai ajudar a equipa na organização de jogo e na concretização, tenho a certeza disso. Conseguimos também contratar um jogador que passou por muitas equipas da Liga Portuguesa nas últimas sete épocas, trata-se de Mário Jorge, na última época capitão da equipa do Barreirense”, afirma Andriy Melnichuck que espera não voltar a cometer os erros do passado. “Penso que Benedito Açúcar foi uma aposta falhada. Convidei-o para a equipa e no final da época chegou a ficar fora dos jogos. Reconheço que errei. Mas do plantel deste ano, julgo que todas as aquisições têm provas dadas”, admite.

“Podemos fazer melhor que no ano anterior”
João Pedro Lanzinha, 22 anos, é um dos atletas que Andriy tem à disposição. Formado no clube, joga basquete desde os oito anos de idade e chegou a representar a Selecção Nacional. “Vai ser uma prova mais difícil este ano, mas julgo que podemos fazer uma melhor época que a anterior. Ambicionamos mais que no ano passado. Saíram bons jogadores, é verdade, mas também entraram bons valores”, disse ao nosso jornal. O atleta terminou a este ano a licenciatura em Engenharia Informática, na Universidade da Beira Interior, Covilhã, e espera continuar o Mestrado “em Lisboa ou na Covilhã, ainda não sei onde fico”. Para o jovem extremo, a vida de estudante não complica as contas enquanto jogador de basquete. “Sempre estudei e joguei ao mesmo tempo. É uma tarefa exigente porque tenho de conciliar bem as duas coisas, o que, até à data, tenho conseguido”. À pergunta até onde pode ir esta equipa do Eléctrico, João Pedro admite: “penso que podemos fazer uma boa época e ambicionar mais que no ano passado”. Os treinos da equipa de Basquete do Eléctrico começam hoje, dia 13 de Setembro, e a primeira deslocação para o Campeonato da Proliga acontece a 27 de Outubro. O Eléctrico defronta a equipa de Física de Torres Vedras. “Vai ser um jogo difícil”, acrescenta. “A equipa adversária tem um plantel muito forte e é um candidato à subida de divisão”, antevê Andriy Melnychuck. O Eléctrico joga a primeira partida oficial da época no Torneio António Pratas, obrigatório para todas as equipas que disputam o Campeonato da Proliga, que começa a 7 de Outubro.

Eléctrico prepara regresso aos treinos

E finalmente a nova época vai começar.
Os treinos da equipa sénior de basquetebol do Eléctrico vão começar hoje, 13 de Setembro.

As entradas de Tiago Pinto (ex. Académica) e Mário Jorge (ex. Barreirense)são talvez as maiores novidades.

Nas saídas, o maior destaque vai para Jorge Afonso, que por motivos pessoais abandonou o clube, onde exerceu as funções de capitão de equipa. Outras saídas, a do base Edson Ferreira, a do extremo Benedito Suca e a do poste Denis Neves.

Nos próximos dias poderão existir algumas novidades relativamente à constituição final do plantel que vai atacar a próxima edição da Proliga.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tópico para discutir a época do nosso Eléctrico

Como forma a tornar o nosso blog mais eficaz e dinâmico, este tópico é criado para que os nossos adeptos possam espressar as suas opiniões através de comentários, para que seja possível tirar conclusões da época que acabou.

Esperamos que alinhem, e usem os vossos comentários para expressar opiniões coerentes sobre o que foi a época deste ano, pontos positivos/negativos, entre outros.

Alma Eléctrico

Terceira Basket é o campeão da Proliga

E está encontrado o campeão da Proliga da época 2010/2011.

E o Terceira Basket é o grande vencedor, ao derrotar os grandes favoritos e vencedores da fase regular Barcelos. O campeão foi encontrado (como se diz na gíria) na negra, ou seja, na última partida do playoff.

Como estas duas equipas foram as finalistas da Proliga, ambas as formações garantiram o bilhete de subida para a Liga Portuguesa de Basquetebol.

No caminho inverso, vem o Barreirense e a Iliabum.

sábado, 7 de maio de 2011

Temporada chega ao fim

Na quarta-feira passada o Eléctrico delocou-se ao norte do país para voltar a defrontar o Barcelos, naquele que seria o jogo do tudo ou nada. Pois bem, o Eléctico deu boa réplica indo para o intervalo a vencer a partida. No entanto um forte começo do Barcelos no 3º período deitou tudo a perder, com a mais que previsível subida de rendimento dos homens de Barcelos.
O jogo terminou com a vitória do Barcelos que assim continua a discutir o título da Proliga, enquanto que o Eléctrico acaba por começar as férias mais cedo.
Esta é uma época que exige muita reflexão pois foi marcada por muitos altos e baixos.
Para o ano estaremos mais fortes certamente.

Resultado Final:
Barcelos 59 - 50 Eléctrico

domingo, 1 de maio de 2011

Alma Alentejana muito forte para os homens de Barcelos

O Eléctrico venceu neste dia 1 de Maio, no dia do trabalhador a equipa de Barcelos. E que grande trabalho foi conquistar esta vitória!!!
Foi uma primeira parte dominada pelo Eléctrico que chegou ao intervalo com uma vantagem de 9 pontos sobre os homens do Norte. Ao intervalo o resultado encontrava-se nos 39 pontos para o Eléctrico e 30 para o Barcelos.
Na segunda parte, assistiu-se à recuperação dos homens do Norte, metendo mais pressão nos jogadores do Eléctrico, e os 9 pontos de vantagem transformaram-se em 3 no fim do 3º periodo.
A meio do 4º periodo a equipa do Barcelos ainda passou para a frente do marcador, mas uma fantástica reacção do Eléctrico com dois triplos seguidos de Lanzinha, devolveu novamente a liderança da partida.
Nos ultimos segundos da partida, Aylton dispôs de 2 lances livres que acabou por desperdiçar. No ataque seguinte falta sobre Calos Fechas que marcou os dois lances livres. No ataque seguinte, o EFC podia setenciar a partida mas falhou dois lançamentos, mas no ataque do Barcelos, um roubo de bola de Edson Ferreira deu a vitória do EFC, pois impediu o lançamento dos homens do Barcelos.
Do Eléctrico destaque para Edson Ferreira, João Lanzinha e Aylton Medeiros.
Do Barcelos, destaque para mais uma fantástica exibição de Pedro Silva que o coroou como MVP da partida.

Resultado Final:
Eléctrico 64 - 63 Barcelos

Na próxima quarta-feira dia 4 de Maio, o Eléctrico desloca-se até Barcelos para o ultimo jogo desta série do playoff, em que esperamos que a vitória sorria aos nossos Alentejanos.

sábado, 30 de abril de 2011

Eléctrico vence Barcelos

Naquele que possivelmente poderia ser considerado o jogo da época, o Eléctrico venceu a formação nortenha num jogo muito equilibrado e que brindou os adeptos do basquetebol com mais 5 minutos de tempo extra. De facto foi uma tarde muito animada, na presença da claque de jovens adeptos do Eléctrico que com tambores, vuvuzelas e outros acessórios brindaram a equipa adversária, com um barulho desconcertante que várias vezes "assustou" a equipa do norte.
Foi um jogo equilibrado desde o primeiro minuto de jogo em que a nossa equipa estave na liderança do marcador.
O jogo só foi decidido após 5 minutos de tempo extra, já que no final do tempo regulamentar o resultado era uma igualdade.
No Eléctrico podemos destacar a exibição de Jorge Afonso com 21 pontos, irrepreensível da linha de 3 pontos com 4 triplos marcados em 6 tentados; de João Lanzinha com 14 pontos e a atitude e raça de Paulo Raminhos. Destaque para os 9 em 9 lances livres marcados de Tiago Brito que na altura de aperto nunca tremeu da linha de lance livre.
No Barcelos, o inevitável Pedro Silva foi uma autêntica dor de cabeça com 28 pontos.

Resultado Final:
Eléctrico 83 - 79 Barcelos (após prolongamento)

Amanhã as 16 horas, novo jogo igualmente importante e que só a vitória interessa.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Amanhã as 17h, TODOS NO PAVILHÃO MUNICIPAL para apoiar o Eléctrico

Amanhã às 17h, o Eléctrico vai realizar o terceiro jogo dos playoffs contra a equipa do Barcelos. Caso o Eléctrico perca o jogo, acaba assim mais uma época da Proliga. No caso de ganhar, haverá um novo jogo no Domingo às 16h, como todos esperamos que aconteça.

Por isso, contamos com o apoio de todos para que neste fim-de-semana o Eléctrico possa levar de vencida a formação de Barcelos.

Sábado 30 de Abril:
Eléctrico - Barcelos (17 horas)

Domingo 1 de Maio (16 horas)
Eléctrico - Barcelos (se necessário)

sábado, 23 de abril de 2011

Eléctrico perde contra Barcelos nos "playoff"

Durante os dias 22 e 23 de Abril o Eléctrico tinha dois jogos complicados contra a equipa do Barcelos, que se classificou em 1º lugar na fase regular do campeonato.
Ontem, o Eléctrico perdeu categoricamente contra a equipa do Barcelos, por uma diferença de 19 pontos. Foi um jogo fraco da equipa do Eléctrico, em que nenhum elemento chegou à casa das dezenas, no que diz respeito aos pontos marcados.
Assim, o resultado final acabou por ser pesado para o Eléctrico, tratando-se de um jogo de playoff.
Com apenas 9 pontos, Paulo Raminhos foi o melhor marcador da equipa do Eléctrico, sendo que Denis Neves com 14 pontos de MVP, acabou por ser o jogador mais valorizado do nosso conjunto.

Resultado Final:
Barcelos 79 - 60 Eléctrico

No jogo deste Sábado dia 23 de Abril, realizou-se o segundo jogo do playoff, novamente na casa do adversário. Desta vez, o Eléctrido fez um jogo bem melhor do que na noite anterior, complicando e de que maneira a vida à equipa do Barcelos. Desta vez o jogo cotou-se por um grande equilibrio, e o próprio resultado final espelha bem o que se passou no jogo. No entanto há a salientar a ausência do nosso melhor jogador interior, Aylton Medeiros. COm esta enorme baixa, a equipa do Eléctrico nunca desistiu de discutir o resultado do jogo até ao fim, perdendo somente por 1 ponto.
O base Tiago Brito com 16 pontos marcados e 20 pontos de valorização, acabou sendo o melhor jogador do Eléctrico.

Resultado Final:
Barcelos 69 - 68 Eléctrico

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Playoff: Barcelos é o adversário do Eléctrico

Em virtude do 8º lugar alcançado na fase regular da Proliga, o Eléctrico vai defrontar na primeira eliminatória a equipa do Barcelos, o vencedor da fase regular.
Neste próximo fim-de-semana não haverá jogos, estando os mesmos marcados para a próxima semana.

Calendário:
22/04/2011 Barcelos Hotel Terço - Eléctrico F.C.

23/04/2011 Barcelos Hotel Terço - Eléctrico F.C.

30/04/2011 Eléctrico F.C. - Barcelos Hotel Terço 17 Horas

01/05/2011 Eléctrico F.C. - Barcelos Hotel Terço 16 Horas (se necessário)

04/05/2011 Barcelos Hotel Terço - Eléctrico F.C. (se necessário)

Esperam-se assim jogos muito complicados para o Eléctrico, mas sabemos que os "nossos" jogadores nunca desistem.

Alma Eléctrico

Chega ao fim a fase regular

O Eléctrico terminou assim a fase regular da Proliga da pior forma, ou seja, com 3 derrotas seguidas. A equipa do Maia apesar de ter vencido o EFC, acabou mesmo por relegada para a CNB1.

Resultado Final:
Maia 58 - 56 EFC

segunda-feira, 28 de março de 2011

Eléctrico perde com Sangalhos

"No único jogo de domingo do campeonato da Proliga, o Aliança Sangalhos derrotou, em casa o Eléctrico FC, por 70-58.Com este triunfo a formação de Sangalhos reaproximou-se dos lugares do topo, ficando agora a uma vitória de distância de Angra e Física, segundo e terceiro classificado, respectivamente.


O bom início de jogo por parte da equipa de Sangalhos (23-13) marcou definitivamente o desfecho do encontro, já que daí até final os comandados de Francisco Gradeço tiveram sempre o controlo do jogo. O momento em que os alentejanos se aproximaram mais perigosamente no marcador aconteceu a 3 minutos do final da 1ª parte, reduzindo para seis pontos a diferença (25-31)."


Fonte: fpb.pt
Autor: Carlos Seixas

Os melhores jogadores do Eléctrico foram Aylton Medeiros (14 pontos) e Paulo Raminhos (14 pontos).

segunda-feira, 14 de março de 2011

Eléctrico jogou a final 8 da Taça de Portugal contra o Vitória de Guimarães

Na passada quinta-feira, o Eléctrico deslocou-se ao norte do país para defrontar o Vitória de Guimarães num jogo a contar para os quartos de final da prova. Nesta fase da prova constavam as 8 melhores equipas do país na competição, sendo que o Eléctrico era o único representante da Proliga, ou seja, uma divisão não profissional.
Desta forma esperavam-se muitas dificuldades e foi isso mesmo que aconteceu. O Eléctrico foi cilindrado no 1º período por 29-12. Até ao final da partida assistiu-se a um domínio da equipa nortenha, mas temos de enaltecer o facto do Eléctrico nunca ter baixado os braços. No Eléctrico, Aylton Medeiros cotou-se como o melhor elemento do conjunto com uma valorização de 13 MVP. Todos os jogadores do Eléctrico foram utilizados, o que permitiu acumular experiência para o que ainda falta disputar do campeonato e playoffs.

Resultado Final:
Eléctrico 62 - 95 Vitória de Guimarães


O vencedor da competição acabou por ser o CAB Madeira numa final inédita contra o Penafiel, que no ano passado defrontou a nossa equipa várias vezes.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Taça de Portugal

Já se realizou o sorteio desta prova nacional, na qual o Eléctrico participa.
O sorteio ditou os seguintes confrontos:

Quartos de Final:
Jogo A - CAB MAdeira x Casino Figueira Ginásio
Jogo B - Eléctrico FC x Vitória
Jogo C - Porto Ferpinta x Académica Coimbra
Jogo D - Ovarense Dolce Vita x CB Penafiel

Meia Final:
Jogo E -Vencedor Jogo A x Vencedor Jogo B
Jogo F -Vencedor Jogo C x Vencedor Jogo D

Final:
Jogo G -Vencedor Jogo E x Vencedor Jogo F

Por sinal, o Eléctrico defronta uma equipa da Liga Portuguesa de Basquetebol (LPB), o que vai dificultar ainda mais a tarefa dos nossos jogadores. No entanto, o Eléctrico estará presente neste fim-de-semana desportivo para lutar pelo troféu, não olhando para os nomes dos adversários.

Eléctrico vence Algés

No passado fim-de-semana, após uma interrupção de duas semanas o Eléctrico regressou à competição e derrotou o Algés.
O Eléctrico começou da melhor forma o jogo, terminando o 1º quarto na liderança da partida. No segundo quarto voltou a assistir-se ao domínio do Eléctrico, se bem que o Algés sempre ia causando algum perigo através do seu jogador estrangeiro. Ao intervalo o Eléctrico ganhava por 36 - 24.
No regresso dos balneários, assistiu-se a uma equipa do Algés mais motivada e com vontade de discutir o resultado até ao final da partida. Essa reacção impulsionou o Algés a uma segunda parte de bom nível, em que chegou inclusivé a ameaçar a liderança do Eléctrico na partida, quando conseguiu estar a dois pontos do empate. No final, uma reação positiva do Eléctrico, ajudado pelos dois lançamentos de três pontos concretizados por Tiago Brito e Jorge Afonso, cifrou o resultado final em 7 pontos de diferença.
No Eléctrico a destacar pela negativa a lesão de João Pinto, que jogou somente 30 segundos. Pela positiva é possível destacar as exibições de Aylton Medeiros, João Lanzinha, Tiago Brito e Jorge Afonso.
No Algés o perigo surgiu principalmente por intermédio do americano Sylvester Spicer, Sérgio Correia e do inconformado Ricardo Robalo.

Resultado Final:
Eléctrico 70 - 63 Algés

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

EFC no Facebook!



Como não podia deixar de ser o "nosso" efc secção de basket também já tem facebook!!! irá servir como complemento ao blog com informações
mais curtas!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eléctrico regressa às vitórias nos Açores

No passado Sábado, a nossa equipa defrontou a equipa do Terceira Basket, que tinha levado de vencida na primeira volta do campeonato. Desta vez, e com dois americanos de grande qualidade na equipa, o jogo foi mais complicado e acabou por ditar a derrota do Eléctrico.
O Eléctrico começou muito bem a partida, tendo ganho o período inicial por 7 pontos, ou seja 27-20. Como era de prever, após o reatamento da partida a equipa do Terceira recuperou no marcador, no entanto, não impediu que o Eléctrico fosse para o intervalo na liderança da partida por 41-38.
Após o inicio do 3º período, voltou a assistir-se a um jogo equilibrado e muito disputado, no entanto, a equipa Açoriana acabou por vencer o terceiro quarto por 3 pontos de diferença. O ultimo quarto do jogo, acabou por ser fatal para a nossa equipa que acabou por ceder nos últimos minutos.
Na equipa do Eléctrico é possível destacar as exibições de Jorge Afonso com 22 pontos, de João Lanzinha e Aylton Medeiros ambos com 14 pontos, e de Paulo Raminhos com 8 pontos.
Na equipa dos insulares, a dupla norte-americana e Álvaro Pontes dominaram nos aspectos fundamentais do jogo, em pontos e ressaltos.

Resultado Final:
Terceira Basket 80 - 70 Eléctrico

Jogo de Domingo contra o Angra Basket:
Deste jogo muito se podia falar, pois assistiu-se a uma boa partida de basquetebol. Estávamos presentes a uma equipa que tinha vencido em Ponte de Sor por duas ocasiões esta época, e portanto era expectável que a equipa do Eléctrico sentisse muitas dificuldades. No entanto, foi mesmo isso que se verificou. O Angra começou muito bem a partida e toda a primeira parte, chegando inclusive ao intervalo com uma vantagem de 15 pontos sobre o Eléctrico. O resultado ao intervalo era 44-29.
Após o reatamento da partida, a nossa equipa surgiu em campo com outra atitude completamente diferente, disposta a lutar pelo resultado até ao fim. E foi mesmo até ao fim a luta dos nossos homens, tendo conseguido empatar a partida e levando a mesma a prolongamento. No fim dos 40 minutos, registava-se um empate a 74-74.
No tempo extra de 5 minutos, o Eléctrico provou ser mais forte, e levou de vencida a formação insular, ganhando o jogo por 5 pontos de diferença.
Na equipa do Eléctrico é possível destacar as exibições de Denis Neves com 23 pontos, João Lanzinha e Tiago Brito com 18 pontos, e de Jorge Afonso com 13 pontos.
Na formação insular, o norte-americano Terrence Mack foi uma autêntica dor de cabeça com 23 pontos (MVP da partida com 33,5 pontos de valorização), Alexander Kratsov com 15 pontos, Kevin Jolley e Flávio Gomes com 12 pontos cada.

Resultado Final:
Angra Basket 81 - 86 Eléctrico.

No próximo fim-de-semana, o Eléctrico tem folga.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Eléctrico com dificil deslocação ao Açores

Este fim-de-semana desportivo fica marcado com a deslocação da nossa equipa aos Açores, para defrontar o Terceira Basket e o Angra Basket.
Vão ser dois jogos muito complicados para o Eléctrico, e esperam-se muitas dificuldades.

Na primeira volta o Eléctrico somou uma vitória sobre o Terceira Basket, muito desfalcado e sem nenhum atleta americano. Desta vez, tudo será diferente, e vai ser preciso muito coração para levar de vencida esta formação dos Açores.

No Domingo, o Eléctrico defronta por sua vez a equipa do Angra. Importa destacar que esta é uma das melhores equipas em competição, e que já venceu esta época o Eléctrico por duas ocasiões, ambas em Ponte de Sor.
São esperadas muitas dificuldades para este fim-de-semana desportivo.

Sábado:
Terceira basket vs Elétrico F.C (16 horas)

Domingo:
Angra Basket vs Eléctrico F.C (16 horas)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Eléctrico SURPREENDE Maia

Se estiverem a ler o título da noticia, não pensem que estão a ler mal, pois foi mesmo isto que aconteceu. O Eléctrico deixou-se perder com uma equipa relativamente mais fraca e que até então somava apenas 2 vitórias.
Do jogo pouco tem para se dizer, excepto que a equipa da Maia mereceu inteiramente a vitória, pois esteve na liderança da partida durante grande parte do encontro. A realçar que a equipa nortenha jogou somente com 7 jogadores, sendo que 5 fizeram mais de 40 minutos. Aliás, 3 desses jogadores completaram 45 minutos de jogo.
No final dos 40 minutos, registava-se um empate no marcador, o que fez com que o jogo tivesse de ir a prolongamento, onde a equipa do Maia levou de vencida a formação do Eléctrico.
No Eléctrico é possível destacar as exibições de Tiago Brito, Jorge Afonso e de Aylton Medeiros.
De realçar que o Eléctrico continua sem vencer em 2011.

Resultado Final:
Eléctrico 75 - 80 Maia

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Eléctrico perde no primeiro jogo do ano

Começou da pior forma o novo ano para o Eléctrico. Perdeu de forma clara com o Sangalhos neste regresso à competição. Foi um jogo amplamente dominado pela equipa do Sangalhos e não há muito a dizer.
Do Eléctrico há a destacar João Lanzinha e Francisco Pinto, dois jovens da casa que fizeram um bom jogo, a tentar contrariar o poderio da equipa da Bairrada.

Resultado Final:
Eléctrico 60 - 76 Sangalhos